InícioDestaqueÉ do Brasil! 'Apocalipse nos Trópicos' é finalista ao Oscar de Melhor...

É do Brasil! ‘Apocalipse nos Trópicos’ é finalista ao Oscar de Melhor Documentário


O cinema brasileiro reafirma sua força na corrida pelo Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou recentemente a lista de semifinalistas e o documentário nacional Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, garantiu sua vaga, consolidando-se como um dos favoritos à indicação oficial.

O documentário superou uma concorrência acirrada: 201 documentários eram elegíveis este ano. A seleção foi feita pelos membros do Comitê de Documentários da Academia, que reduziram a lista aos 15 finalistas que seguem na disputa.

O Brasil divide espaço com produções internacionais de peso. Confira os selecionados:



  • ‘The Alabama Solution’
  • ‘Coexistence, My Ass!’
  • ‘Come See Me in the Good Light’
  • ‘Cover-Up’
  • ‘Cutting through Rocks’
  • ‘Folktales’
  • ‘Holding Liat’
  • ‘Mr. Nobody against Putin’
  • ‘Mistress Dispeller’
  • ‘My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow’
  • ‘The Perfect Neighbor’
  • ‘Seeds’
  • ‘2000 Meters to Andriivka’
  • ‘Yanuni’

Além do sucesso de Petra Costa, o longa ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, também avançou como um dos finalistas ao Oscar.

‘Apocalipse nos Trópicos’: Documentário de Petra Costa conquista 95% de aprovação no Rotten Tomatoes; Confira as críticas!

O documentário está disponível na Netflix.

O documentário tem roteiro de Petra Costa, Nels Bargenther, David Barker e Alessandra Orofino.

“Em Apocalipse nos Trópicos, a cineasta Petra Costa mergulha na interseção alarmante entre religião e política no Brasil. Este documentário revela como o movimento evangélico, com sua ideologia apocalíptica, desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência e levanta questões sobre a ameaça de uma teocracia nacional”, diz a sinopse.

‘Apocalipse nos Trópicos’: Petra Costa revela origem do documentário sobre a ascensão do cristianismo na política

apocalipse nos tropicos (1)
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS