O cinema brasileiro reafirma sua força na corrida pelo Oscar 2026. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou recentemente a lista de semifinalistas e o documentário nacional ‘Apocalipse nos Trópicos’, dirigido por Petra Costa, garantiu sua vaga, consolidando-se como um dos favoritos à indicação oficial.
O documentário superou uma concorrência acirrada: 201 documentários eram elegíveis este ano. A seleção foi feita pelos membros do Comitê de Documentários da Academia, que reduziram a lista aos 15 finalistas que seguem na disputa.
O Brasil divide espaço com produções internacionais de peso. Confira os selecionados:
- ‘The Alabama Solution’
- ‘Coexistence, My Ass!’
- ‘Come See Me in the Good Light’
- ‘Cover-Up’
- ‘Cutting through Rocks’
- ‘Folktales’
- ‘Holding Liat’
- ‘Mr. Nobody against Putin’
- ‘Mistress Dispeller’
- ‘My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow’
- ‘The Perfect Neighbor’
- ‘Seeds’
- ‘2000 Meters to Andriivka’
- ‘Yanuni’
Além do sucesso de Petra Costa, o longa ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, também avançou como um dos finalistas ao Oscar.
O documentário está disponível na Netflix.
O documentário tem roteiro de Petra Costa, Nels Bargenther, David Barker e Alessandra Orofino.
“Em Apocalipse nos Trópicos, a cineasta Petra Costa mergulha na interseção alarmante entre religião e política no Brasil. Este documentário revela como o movimento evangélico, com sua ideologia apocalíptica, desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência e levanta questões sobre a ameaça de uma teocracia nacional”, diz a sinopse.