Com a estreia de ‘Alien: Romulus’ no fim de semana passado, os fãs de terror, suspense e ficção científica receberam um grande presente. Uma das franquias mais icônicas destes gêneros citados, ‘Alien’ parece ter sacudido a poeira e dado a volta por cima. Assim como o colega ‘Predador’ havia feito em 2022, no lançamento de ‘Prey’ direto no streaming. Esse era o futuro reservado para o novo ‘Alien’, mas a mudança de planos para o cinema fez muito bem a ele. O filme já é um sucesso de crítica e público.
‘Alien’, no entanto, não foi o único terror elogiado em 2024. Muito pelo contrário, já que recentemente foi lançado nos cinemas dos EUA (e algumas partes do mundo) o angustiante ‘Longlegs – Vínculo Mortal’, um digno herdeiro de longas como ‘Seven’ e ‘O Silêncio dos Inocentes’. O filme chega por aqui no fim deste mês.
É claro que não podemos esquecer outros exemplares elogiados do gênero no ano, como ‘Um Lugar Silencioso: Dia Um’, que igualmente caiu nas graças de todos e ainda está em cartaz nos cinemas. 2024 ainda teve ‘Imaculada’, ‘A Primeira Profecia’, ‘Entrevista com o Demônio’, ‘Abigail’, ‘Sob as Águas do Sena’ e ‘Maxxxine’ na lista dos filmes de terror queridos do ano.
Não pense você que acabou. Pois 2024 ainda reserva grandes promessas do gênero nos próximos meses e certamente algumas surpresas. Nessa nova matéria, iremos conhecer os filmes de terror mais badalados que chegam ainda este ano.
Confira abaixo:
Sorria 2
A nova categoria da nossa lista é: “sorrisos maliciosos”. E para inaugurar não poderia ser outro senão a continuação do sucesso ‘Sorria’, de 2022, que trazia a filha de Kevin Bacon, Sosie Bacon, como uma psiquiatra descobrindo uma terrível maldição passada através de sorrisos para lá de assustadores. No novo filme, a história dá uma guinada, seguindo outra protagonista. Agora iremos conhecer uma cantora pop sensação, papel de Naomi Scott. Ela vive Skye, a nova figura que irá encontrar a maldição do sorriso e dela precisará escapar. A estreia é no dia 17 de outubro.
Não Fale o Mal
Agora seguimos para o segundo filme da categoria “galãs malvados”, com James McAvoy. Ao contrário de Channing Tatum, McAvoy não é estranho a papeis de vilões, como em uma de suas melhores performances da carreira: ‘Fragmentado’. Aqui ele segue por esse caminho, mas interpreta um sujeito aparentemente agradável, casado e pai de família, que convida um casal que conheceu em uma viagem, formado por Mackenzie Davis e Scoot McNairy, para passar férias na casa de sua família. E bem, as coisas não são o que aparentam. O filme é o remake da produção dinamarquesa homônima de 2022. A estreia do remake é no dia 12 de setembro.
A Substância
Agora dentro da categoria temos a ciência medicinal como foco. Vencedor do prêmio de melhor roteiro no badalado festival de Cannes deste ano, esse promete ser um dos filmes mais interessantes da segunda metade de 2024. Uma crítica ferrenha ao fanatismo do culto do corpo e a busca incessante pela juventude eterna, ‘A Substância’ traz Demi Moore no papel que pode definir esta nova fase de sua carreira, na meia idade. Ela vive uma atriz decadente, considerada velha, algo que ela conhece como ninguém, tendo sido um símbolo sexual nos anos 90. Ela adere a uma nova droga experimental, que ativa seu DNA e a transforma em uma versão mais jovem dela (no caso a atriz Margaret Qualley). Mas é claro que o abuso desta substância trará consequências letais. O filme tem estreia prometida para o dia 19 de setembro.
Salem – A Hora do Vampiro
Anteriormente conhecido como ‘Os Vampiros de Salem’ (assim como no original), esse filme inaugura uma nova categoria na lista. Bem, essa é clara: as criaturas de dentes afiados conhecidas como vampiros. Esse segmento é dedicado a elas. O primeiro é este longa que ficou engavetado por muito tempo e por pouco não foi cancelado. Aqui temos a que seria a primeira adaptação do famoso conto de Stephen King para o cinema, já que a versão anterior era uma minissérie. Mas eis que a Warner muda de ideia e resolve lançar o filme direto na plataforma da HBO Max. Ou seja, não foi desta vez. Na trama, um escritor retorna à sua cidadezinha, só para perceber que ela está tomada por criaturas que só saem à noite e se alimentam de sangue. A data escolhida é outubro deste ano.
Nosferatu
Ainda na categoria dos filmes de vampiro este ano, temos uma obra bem mais renomada e badalada que o problemático item acima. Isso porque, apesar de termos mais uma refilmagem em mãos, aqui no comando temos um dos jovens cineastas de maior prestígio atualmente na indústria, Robert Eggers, o diretor de ‘A Bruxa’, ‘O Farol’ e ‘O Homem do Norte’. Seu novo trabalho é justamente a adaptação do livro Drácula, de Bram Stoker, em sua versão mais primitiva, ‘Nosferatu’. Quem vive o vampirão é o sempre medonho palhaço Pennywise em pessoa, Bill Skarsgard. E o elenco de peso conta ainda com Nicholas Hoult, Aaron Taylor-Johnson, Lily-Rose Depp, Emma Corrin e Willem Dafoe. A estreia é mais para o fim do ano, em dezembro.
Herege
De um sorriso amaldiçoado, passamos para o sorriso de um bom moço inglês, a última pessoa que pensaríamos poder nos fazer mal. Bem, é verdade que o astro britânico Hugh Grant começou a carreira como o bobo ingênuo de plantão, especialista em comédias românticas sempre no papel do bom moço atrapalhado. Bem, o que podemos dizer é que nessa nova fase, na meia idade, Grant tem aceitado papeis bem mais maliciosos e ousados. E o próximo da lista para o ator é o de um sádico psicopata. Ele é o dono de uma casa arquitetada para a tortura, que recebe em sua porta duas jovens missionárias, tentando convertê-lo à sua religião. Bem, como uma espécie de ‘Jogos Mortais’ misturado com ‘Escape Room’, as moças sem dúvida pensarão duas vezes antes de sua próxima visita. A estreia é no dia 21 de novembro.
AfrAId
Agora chegamos à categoria “ciência maligna”. Os próximos dois itens na lista trazem avanços na ciência humana criada para nos ajudar, mas que terminam se tornando um enorme problema na vida dos que as experimentam. O primeiro diz respeito à tecnologia. Já vimos a inteligência artificial como fonte de muitos filmes de terror recentemente, do remake de ‘Brinquedo Assassino’, passando por ‘M3GAN’, até os episódios de ‘Black Mirror’ e inclusive Megan Fox como uma boneca artificial no recente ‘Subservience’. Agora é a vez de Katherine Waterston e John Cho terem sua família aterrorizada por uma nova tecnologia no estilo Alexa. A estreia é prometida para o dia 29 de agosto, mas será que o título não receberá uma versão em português?
Não Solte!
Na última categoria, temos “mulheres desesperadas”. Duas grandes atrizes em papeis viscerais. A primeira é a vencedora do Oscar Halle Berry (que recentemente viu um filme seu em parceria com a Netflix ser jogado no lixo – a ficção e aventura ‘The Mothership’ – que depois de pronto jamais será lançado). Mas aqui falamos sobre ‘Não Solte!’, que traz Berry no papel de uma mãe de dois filhos pequenos, vivendo em uma cabana isolada. A recomendação é para que todos sempre saiam de casa amarrados em uma corda, só assim não serão feridos por algo que espreita na floresta. Mas o que será? Com um dos grandes mistérios do ano, o filme é prometido para o dia 10 de outubro.
Nightbitch
Finalizando a matéria, ainda na categoria “mulheres desesperadas”, quem aparece agora é a sumida Amy Adams, indicada a 6 Oscar. A estrela não lança um filme nos cinemas como protagonista em nada menos que oito anos, quando estrelou o thriller ‘Animais Noturnos’. Como coadjuvante, o último foi ‘Vice’, de 2018. Desde então, estrelou três filmes, todos lançados direto para streaming – dois da Netflix e um da Disney+ (esse sendo a sequência do sucesso ‘Encantada’, que passou sem ser notado, até mesmo pelos fãs do original). E isso já tem dois anos. Mas nos próximos anos, Adams tem nada menos que seis trabalhos engatilhados. O primeiro a chegar será o terror ‘Nightbitch’, que ainda não tem título em português e fala sobre uma mulher exausta na vida de mãe, tendo abandonado sua carreira, descobrindo seu lado selvagem à noite. Pense no filme ‘Tully’ com Charlize Theron, porém, bem mais intenso – quando uma fera sai de dentro da mulher. O filme irá estrear no festival de Toronto no início de setembro e tem estreia programada para dezembro nos EUA.