O diretor Gabriel Mascaro decidiu tirar o elogiado ‘Boi Neon‘ da disputa pela indicação do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
A decisão se deu após o Ministro da Cultura no governo Michel Temer, Marcelo Calero, criticar a manifestação de artistas brasileiros no Festival de Cannes contra o impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff – Confira!
Leia o manifesto na página oficial do filme:
Conheça os vencedores do Festival de Veneza!
Protagonizado por Juliano Cazarré e dirigido por Gabriel Mascaro, o filme também foi exibido no TIFF (Toronto International Film Festival), ou simplesmente Festival de Toronto, concorrendo na nova competição do festival: Platform!
‘Boi Neon‘ se passa nos bastidores das Vaquejadas, aonde Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de solta-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, Negão, Galega e sua filha Cacá. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semi-árido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos.