quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioNotíciasFestival do Rio 2024'Emilia Pérez': Após polêmicas, Zoe Saldaña dedica vitória no BAFTA ao sobrinho...

    ‘Emilia Pérez’: Após polêmicas, Zoe Saldaña dedica vitória no BAFTA ao sobrinho trans

    A estrela Zoe Saldaña venceu o BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em ‘Emilia Pérez’ e, durante seu discurso, dedicou o prêmio ao seu sobrinho trans.

    Segundo a Variety, Saldaña não teve tempo de fazer a dedicatória durante a cerimônia, mas mencionou aos jornalistas na sala dos vencedores: “Há uma última coisa que não consegui dizer no palco”.

    “Estou dedicando todos esses prêmios e o filme Emilia Pérez ao meu sobrinho, Eli. Ele é a razão — eles são a razão — de eu ter aceitado fazer este filme em primeiro lugar”, disse ela. “Então, como a tia orgulhosa de uma vida trans, sempre estarei ao lado da minha comunidade trans”.

    Vale lembrar que o longa foi alvo de críticas por parte da GLAAD, organização responsável por monitorar as representações LGBT na mídia. A entidade publicou um artigo com a afirmação de que ‘Emilia Pérez’ “não é uma boa representação trans”, classificando o filme como uma “representação profundamente retrógrada de uma mulher trans” e descrevendo-o como “um retrocesso”.

    Vale lembrar que, devido às polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón, estrela do longa, ela não compareceu à cerimônia.

    Mesmo assim, Saldaña fez questão de agradecer a Gascón em seu discurso de aceitação: “Quero agradecer ao meu maravilhoso elenco, Karla, Selena, Adriana… Os filmes devem mudar corações e desafiar mentes. E espero que Emilia Pérez tenha feito algo assim, por favor, porque as vozes precisam ser ouvidas”.

    YouTube video

    “Em Emília Perez, ambientado no México, acompanhamos a história de Rita (interpretada por Zoe Saldana), uma advogada excepcional cujo talento é subutilizado em uma firma de baixa qualidade. Em vez de buscar a justiça, a firma encobre crimes. Um dia, surge uma proposta irrecusável para Rita: ajudar Juan Del Monte, o temido chefe do cartel, a se aposentar de seu negócio e desaparecer para sempre”.

    O filme é dirigido por Jacques Audiard, conhecido por ‘O Profeta’, com roteiro também de Jacques Audiard (‘Paris, 13º Distrito’).

    Últimas Notícias