Há quinze anos, a Walt Disney Studios dava vida a uma de suas produções mais adoradas pelo público e pela crítica: ‘Enrolados’.
Na trama, o bandido mais procurado do reino, Flynn Rider, se esconde em uma torre e acaba prisioneiro de Rapunzel, residente de longa data do local. Dona de cabelos dourados e mágicos com 21 metros de comprimento, ela está trancada há anos e deseja desesperadamente a liberdade. A adolescente determinada faz um acordo com o rapaz, e, juntos, partem para uma aventura emocionante.
Inspirado no clássico conto de fadas ‘Rapunzel’ e em vários outros contos dos Irmãos Grimm, o longa foi comandado por Nathan Greno e Byron Howard e conquistou a crítica ao estrear com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes – além de ter sido indicado à categoria de Melhor Canção Original no Oscar e arrecadado US$592,5 milhões mundialmente.
Para celebrar seu vindouro 15º aniversário, preparamos uma breve lista elencando algumas curiosidades de bastidores para você conferir.
Veja abaixo:
- Na clássica sequência da canção “I See The Light”, mais de 45 mil lanternas foram renderizadas.
- O filme tornou-se a produção mais cara do cânone animado da Walt Disney Studios, com um altíssimo orçamento de US$260 milhões.
- Zachary Levi fez a audição para o papel de Flynn Rider utilizando um sotaque britânico, eventualmente sendo escalado para viver o personagem. Durante as gravações, a ideia de fazer com que o herói fosse britânico foi deixada de lado – e Levi gravou suas falas com seu sotaque estadunidense.
- Kristen Bell e Idina Menzel fizeram audições para o papel de Rapunzel, mas Mandy Moore foi escalada como a protagonista do filme. Três anos depois, Bell e Menzel co-estrelaram ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’ como Anna e Elsa, respectivamente.
- No filme, é possível encontrar outros personagens do panteão Disney em algumas cenas: no atração conhecida como Snuggly Duckling, por exemplo, podemos ver Pinóquio;, enquanto Pumba aparece na mesma sequência. Além disso, Louis, de ‘A Princesa e o Sapo’, dá as caras brevemente na cena da canção “I’ve Got a Dream”.
- Na animação anterior da Casa Mouse, ‘A Princesa e o Sapo’, apesar de ter ganhado popularidade entre a crítica e o público, foi um fracasso de bilheteria. Os executivos da Disney sentiram que o tema de princesa desencorajou os meninos a assistirem à produção. Tentando aumentar o público atingido, o título original do filme, ‘Rapunzel’, foi mudado para ‘Enrolados’, promovendo-o como uma aventura cômica e mostrando que Flynn Rider tinha um protagonismo tão grande quanto a heroína.
- Moore se reuniu com Levi apenas uma vez, para performarem o dueto no filme. Porém, a atriz nunca chegou a se encontrar com Donna Murphy, que deu voz à vilã Mãe Gothel.
- Alan Menken, conhecido por seu trabalho em obras como ‘A Pequena Sereia’, ‘Aladdin’ e ‘A Bela e a Fera’, disse que compôs a trilha sonora do filme com inspirações no rock clássico dos anos 1960.
- “You Are My Forever” foi uma das músicas deletadas que, originalmente, seria performada por Rapunzel, em diferentes momentos do filme. A princípio, a canção seria cantada por Mãe Gothel de forma maternal. Flynn, mais tarde, reprisaria a música de uma forma romântica. “You Are My Forever” acabou sendo substituída pelas canções “Mother Knows Best” e “I See the Light”.
- Antes de ‘Enrolados’, a Disney já havia pensado em fazer um filme animado inspirado em ‘Rapunzel’ em meados dos anos 1940.