O ator Eric Dane, conhecido por seus papéis em ‘Grey’s Anatomy‘ e ‘Euphoria‘, compartilhou publicamente seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) em uma comovente entrevista concedida a Diane Sawyer, exibida no Good Morning America.
Aos 52 anos, o ator revelou que a doença já comprometeu totalmente um dos seus braços e que o outro também está enfraquecendo rapidamente.
“Meu lado esquerdo ainda funciona, meu lado direito parou completamente. Sinto que, talvez em alguns meses, também não terei mais minha mão esquerda. É algo muito sério.”
Dane recebeu o diagnóstico em abril, após nove meses de exames e consultas médicas. Os primeiros sintomas apareceram cerca de um ano e meio antes, quando percebeu uma fraqueza incomum em sua mão direita.
Inicialmente, ele atribuiu a sensação ao uso excessivo do celular, mas, com a progressão da fraqueza, procurou ajuda médica — passando por diversos especialistas até receber o veredito de um neurologista.
“Nunca vou esquecer dessas três letras”, desabafou, referindo-se à sigla ELA. “Elas me acompanham desde o momento em que eu acordo. Não é um sonho.”
A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, que ataca os neurônios motores responsáveis por movimentos voluntários. Com o tempo, a condição leva à paralisia total, afetando inclusive a fala e a respiração. Atualmente, não há cura conhecida.
Em um dos momentos mais tocantes da entrevista, Dane falou sobre o papel fundamental de sua esposa, Rebecca Gayheart, com quem tem duas filhas. Mesmo após separação, o casal se reaproximou.
“Conseguimos nos tornar melhores amigos e melhores pais. Ela é, provavelmente, minha maior defensora e meu apoio mais firme. Eu me apoio muito nela.”
O ator relatou também um episódio recente e angustiante durante um passeio de snorkel com uma de suas filhas. Ele perdeu as forças no mar e precisou ser resgatado por ela.
“Ela me arrastou de volta para o barco. Eu chorei. Mas garanti que ela voltasse para curtir com a amiga. Eu estava de coração partido.”
Apesar da gravidade da condição, Eric Dane continua ativo profissionalmente. Ele retorna para a terceira temporada de ‘Euphoria‘ e também estrela a série ‘Countdown‘, da Amazon Prime Video, com estreia marcada para 25 de junho.
Em entrevista à Variety, ele reforçou sua vontade de continuar atuando:
“Estou pronto e disposto para fazer praticamente qualquer coisa. Mas tenho limitações que compreendo, e sei que isso vai me impedir de assumir certos papéis.”
Mesmo diante do prognóstico, Dane não perde a esperança.
“No meu coração, eu não sinto que esse seja o fim. Estou lutando o máximo que posso. Há muita coisa fora do meu controle.”
Visivelmente emocionado, ele também falou sobre a dor de repetir um ciclo familiar: seu pai morreu por suicídio quando ele tinha apenas 7 anos.
“Estou com raiva. Porque meu pai foi tirado de mim quando eu era muito jovem, e agora há uma grande chance de que eu seja tirado das minhas filhas quando elas também ainda são muito jovens.”
Com coragem e honestidade, Eric Dane tem transformado sua jornada com a ELA em uma poderosa mensagem de resiliência e amor — especialmente por sua família.
Sobre a nova temporada de ‘Euphoria’
Eric Dane compartilhou recentemente sua empolgação em reprisar o papel de Cal Jacobs na terceira temporada da série, além de abordar o futuro de seu complexo personagem.
Durante uma entrevista à Variety, o ator detalhou sua jornada como Cal Jacobs, explicando por que aceitou o desafio: “É sempre baseado no material, e eu pensei que a escrita tinha um ritmo sem esforço, o show tinha uma personalidade. Mas também, é filmado em Los Angeles, logisticamente, era algo que eu não podia dizer não”.
Sobre o impacto de trabalhar em ‘Euphoria’, Dane destacou: “Sempre tive um profundo respeito pelo ofício de atuar, mas nunca me considerei um artista. Eu nunca poderia admitir isso, até que comecei a fazer ‘Euphoria’. Foi quando me dei a permissão para me sentir como se fosse um artista”.
Em relação ao futuro de Cal Jacobs, o ator mantém o mistério: “Ouça, eu não sei de nada. Eu não vi um roteiro. Recebemos páginas talvez um ou dois dias antes, mas tudo é mantido no DL [down low, em segredo]. Eu tenho tanta confiança em Sam Levinson que eu realmente não preciso saber o que está acontecendo. No dia, ele pode me dizer o que fazer e para onde ir, e eu estou bem com isso”.
Sobre uma possível 4ª temporada e o futuro da série, Dane mostrou-se totalmente comprometido: “Vou montar esse show até que as rodas caiam. Eu não sei qual é o destino do show. Eu sei que é preciso um esforço heróico para montá-lo. Se todos os elementos estiverem lá para continuar, eu trabalharia nisso enquanto eles me tivessem”.
A nova temporada de ‘Euphoria’, com oito episódios, tem previsão de estreia para 2026.

O próximo ciclo contará com o retorno de Zendaya, Hunter Schafer, Eric Dane, Jacob Elordi, Sydney Sweeney, Alexa Demie e Maude Apatow, além da participação especial de Colman Domingo.
Os novatos Toby Wallace, Rosalía, Marshawn Lynch, Kadeem Hardison, Darrell Britt-Gibson, Priscilla Delgado, James Landry Hébert e Anna Van Patten também foram confirmados na produção.
Criada por Sam Levinson, a série é baseada na produção israelense homônima lançada em 2012.
A trama é envolta em drogas, sexo, busca por identidade, traumas, redes sociais, amor e relacionamentos. Todas essas temáticas serão relatadas pela ótica de Rue (Zendaya), uma garota de 17 anos viciada em drogas e mentirosa.
