sábado, dezembro 27, 2025

Espectadores mexicanos exigem ESTORNO do ingresso após assistirem a ‘Emilia Pérez’; Entenda!

DestaqueEspectadores mexicanos exigem ESTORNO do ingresso após assistirem a 'Emilia Pérez'; Entenda!

‘Emilia Pérez’ continua ser exibido nos cinemas mundiais – e continua a causar bastante controvérsia.

O longa-metragem, que disputa a estatueta de Melhor Filme Internacional contra o brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, chegou às salas mexicanas há sete dias. Não levou muito tempo para que inúmeros espectadores exigissem o estorno do valor do ingresso para assistir ao filme, em meio a representações caricatas e estereotipadas do povo e da cultura latinas – e por causa da insatisfação generalizada em relação à obra.

Segundo o jornal La Nación, o público que assistiu à produção por meio da rede Cinépolis pôde preencher um formulário pedindo o dinheiro gasto com os ingressos. Isso se deve à política da rede, que permite o estorno caso o longa possua o “selo de garantia” dos responsáveis – o que, a princípio, garantiria respaldo da rede.

Dessa forma, os espectadores podem pedir o valor de ingresso, ainda que não possam exigir o pagamento de despesas extras como transporte até o local e alimentação.



As informações indicam que o reembolso só é válido caso o consumidor o solicite num período de trinta minutos depois do início do filme.

Vale lembrar que as polêmicas envolvendo o longa não se restringem apenas ao descontentamento do povo mexicano.

Recentemente, a atriz indicada ao Oscar Karla Sofía Gascón, que interpreta a personagem titular, se envolveu em uma nova controvérsia.

Postagens antigas da artista no Twitter/X ressurgiram nas redes sociais e repercutiram negativamente entre os internautas. Gascón foi criticada por suas falas islamofóbicas, declarações falsas sobre George Floyd e até mesmo críticas à premiação em que concorre como Melhor Atriz.

Após os tweets viralizarem, ela enviou um pedido de desculpas através da Variety:

“Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram mágoa. Como alguém em uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles a quem causei dor. Durante toda a minha vida, lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre a escuridão.”

Menos de um mês após a trágica morte de Floyd, a atriz postou: “Deixe-me ver se entendi, um cara tenta passar uma nota falsa depois de consumir metanfetamina, um policial idiota chega e vai longe demais ao prendê-lo, transformando o cara em um herói mártir. Eu realmente acredito que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um viciado em drogas e um traficante.”

Alguns meses depois, ainda em 2020, a artista atacou a comunidade islâmica: “Desculpe, é só impressão minha ou há cada vez mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias abaixadas até os calcanhares. Talvez no ano que vem, em vez de inglês, tenhamos que ensinar árabe. […] Até que sejam proibidas religiões que vão contra os valores europeus e violam os direitos humanos, como o islamismo, sob a proteção da liberdade de culto, não acabaremos com parte do enorme problema que enfrentamos. A fé manipula aqueles que se apegam à fé.”

“Em Emília Perez, ambientado no México, acompanhamos a história de Rita (interpretada por Zoe Saldana), uma advogada excepcional cujo talento é subutilizado em uma firma de baixa qualidade. Em vez de buscar a justiça, a firma encobre crimes. Um dia, surge uma proposta irrecusável para Rita: ajudar Juan Del Monte, o temido chefe do cartel, a se aposentar de seu negócio e desaparecer para sempre”.

O filme é dirigido por Jacques Audiard, conhecido porO Profeta, com roteiro também de Jacques Audiard (‘Paris, 13º Distrito’).

author avatar
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS