Um novo estudo realizado pelo Centro de Pesquisadores e Contadores de Histórias da Universidade da Califórnia, Los Angeles, revela que os adolescentes estão se afastando de conteúdos sexuais nos filmes e séries.
Chamado de ‘Teens & Screens‘, o relatório envolveu cerca de 1.500 participantes com idades entre 10 e 24 anos, apontando uma grande preferência por histórias que focam em amizades e não consideram cenas mais quentes como algo realmente necessário.
Os dados mostram que 63,5% dos jovens entrevistados desejam que as narrativas na tela explorem laços de amizade, enquanto 62,4% acreditam que o sexo não é necessário para construir tramas envolventes.
Os números cresceram em comparação ao último ano, quando 51,5% mostraram interesse em obras que fogem de tramas românticas, enquanto 47,5% afirmaram que não se sentiam atraídos por produções nas quais as relações sexuais são um ponto central do enredo.
De acordo com Alisha J. Hines, diretora de pesquisa do centro, os jovens não têm mais o mesmo interesse por clichês do romance.
“Nossos resultados reforçam uma tendência que observamos anteriormente: os jovens estão cansados dos clichês românticos ultrapassados. Eles anseiam por narrativas que reflitam a diversidade de relacionamentos reais”, declarou Alisha.
A pesquisa também revelou que o gênero de fantasia é o favorito entre a maior parte dos jovens, com 36,2% dos entrevistados declarando preferência por tramas ambientadas em universos fantásticos.
Por outro lado, 13,9% preferem tramas que abordem questões da vida real, enquanto 7,2% têm preferência por histórias que falem sobre celebridades.