A atriz Alyson Stoner, conhecida por seu trabalho em ‘Camp Rock’, se posicionou recentemente a favor da presença de coordenadores de saúde mental nos sets de filmagem, especialmente quando envolvem crianças e adolescentes.
Segundo o Deadline, a ex-estrela do Disney Channel afirmou que espera ver esse tipo de profissional normalizado na indústria, da mesma forma que os coordenadores de intimidade passaram a ser adotados em produções audiovisuais nos últimos anos.
Stoner destacou que o acesso a recursos de saúde mental é fundamental “não apenas para crianças em Hollywood, mas também para crianças na internet”.
Atuando desde os oito anos, a atriz revelou que chegou a um ponto da carreira em que “não conseguia mais sentir emoções, muito menos interpretá-las”, o que a levou ao diagnóstico de alexitimia, uma condição que dificulta o reconhecimento e a identificação das próprias emoções.
Ela explicou que o distúrbio surgiu como “uma resposta ao trauma que causei a mim mesma durante testes de elenco, seguindo orientações de adultos e manuais de atuação que incentivavam esse tipo de comportamento”.
Stoner descreve a fama infantil como “uma linha direta da infância para o colapso”. Parte dessas vivências são relatadas em sua recém-lançada autobiografia, intitulada “Semi-Well-Adjusted Despite Literally Everything” (Mais ou Menos Estável Apesar de Literalmente Tudo).
“Meu objetivo não é apontar culpados, envergonhar ou responsabilizar indivíduos, e sim capacitar as pessoas por meio da informação”, afirmou. “Escolho acreditar que, ao sabermos mais e melhor, faremos escolhas melhores,especialmente quando se trata de crianças”.
