Beau DeMayo, o ex-showrunner da aclamada animação ‘X-Men ’97’, voltou a ser o centro das atenções nas redes sociais ao tecer duras críticas ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e, especificamente, à forma como os ‘X-Men’ estão sendo introduzidos na franquia live-action.
De acordo com o ComicBookMovie, DeMayo expressou um profundo ceticismo em relação ao “reboot” dos mutantes, que agora farão parte oficialmente do MCU.
Em uma longa publicação, DeMayo explicou sua posição, pedindo desculpas antecipadamente por possíveis irritações: “Aff… um seguidor me perguntou se eu tenho fé na ‘Saga Mutante’ da @MarvelStudios e eu acabei clicando e perdi a mensagem. Espero que essa pessoa veja isso, mas como recebo essa pergunta com frequência, decidi fazer uma postagem maior — que talvez irrite alguns de vocês. Peço desculpas desde já”.
Ele enfatizou a importância dos ‘X-Men’: “Primeiro de tudo: os X-Men são muito maiores do que qualquer pessoa criativa — inclusive eu. Eu adoraria ter escrito, dirigido ou conduzido os filmes live-action? Claro. Mas acredito de verdade que existem artistas incríveis por aí com visões e histórias fantásticas para contar com os X-Men”.
Sobre a questão central, DeMayo foi direto: “Agora, sobre a pergunta: eu tenho fé na Saga Mutante do MCU? Resposta curta: Ainda não. E vou explicar por quê, pra não parecer que estou apenas sendo um hater”.
DeMayo detalhou seu raciocínio, apontando o que ele vê como falhas na introdução dos mutantes no MCU: “Os X-Men exigem planejamento. Planejamento profundo, pra que tudo funcione e tenha impacto. Você também precisa ser cuidadoso na forma como apresenta essa história ao público. E, principalmente, precisa deixar o ego de lado, parar de tentar ‘colocar sua marca’ em tudo e se concentrar em encontrar os mutantes nos termos DELES, o que significa respeitar o cânone e o investimento emocional que os fãs têm com esses personagens”.
Ele então listou exemplos do que considera erros na abordagem da Marvel Studios:
- Ms. Marvel como Primeira Mutante: “Um retcon com trilha musical em Ms. Marvel dizendo que ela “agora é uma mutante”. Literalmente, a nossa primeira introdução aos X-Men no MCU não é nenhum dos mutantes consagrados em décadas de histórias, mas sim uma personagem adolescente com uma origem forçada, imposta por Kevin Feige pra “dar a cara do MCU” à franquia. E até hoje, esse teaser não teve nenhuma continuação”.
- Desconsideração por Personagens Clássicos: “Falando nisso: por décadas, os fãs esperam por justiça para mutantes adolescentes como Jubilee e Kitty Pryde no cinema. Kevin sabe disso, mas assim como a Fox empurrou a Vampira adolescente goela abaixo nos anos 2000, agora temos Kamala Khan sendo forçada da mesma forma, quando há muitos mutantes mais interessantes que poderiam ter sido usados. É um verdadeiro “foda-se” para os fãs. Já estive numa sala com essas pessoas, é puro ego. Sabe o que teria sido melhor? Se uma nova Jubilee aparecesse no fim de Ms. Marvel para recrutá-la. Qualquer coisa seria melhor do que aquele final esquecível”.
- Participação Aleatória do Professor Xavier: “Uma participação nostálgica e aleatória do Professor Xavier em Doutor Estranho 2, usando o tema da série animada. Kevin achou que seria “inovador e legal” mostrar o líder visionário e ativista dos X-Men sendo brutalmente assassinado… DE NOVO”.
- Cena Pós-Créditos de ‘As Marvels’: “Depois, temos Monica Rambeau se encontrando com o Fera daquele que é, provavelmente, o pior filme dos X-Men já feito. E detalhe: esses dois personagens nunca tiveram qualquer ligação, diferente de, por exemplo, Nick Fury e Tony Stark no fim de Homem de Ferro. As cenas pós-créditos da Fase 1 tinham um objetivo claro, formar os Vingadores. Mas essa? Monica e Fera servem pra quê? Nada. Só uma tentativa desesperada de nos fazer nos importar. Quer ver uma cena final melhor? Monica ou Carol acordando… e dando de cara com a Vampira da Anna Paquin. Aí sim! Isso seria digno de Fase 1 do MCU”.
- Reciclagem de Wolverine e Deadpool: “A tentativa de reciclar Wolverine e Deadpool do universo Fox, numa história feita para agradar fórum de Reddit, pra “se despedir” da antiga franquia… mais uma vez. E, novamente, vemos o MCU cometendo o mesmo erro da Fox: depender preguiçosamente do Wolverine como símbolo dos X-Men”.
- Adamantium em ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’: “Um enredo forçado sobre adamantium em Capitão América: Admirável Mundo Novo que até agora não levou a lugar nenhum — e ainda levanta questões de linha do tempo, já que, aparentemente, a Ms. Marvel virou mutante antes mesmo de Wolverine entrar no projeto Arma X”.
“E, por fim, os mesmos personagens da Fox que achávamos que tinham sido encerrados… estão sendo usados de novo, só pra gerar hype artificial e tentar desviar a atenção das falhas da Marvel e de Kevin Feige na última década”, concluiu.
Ugh, a follower asked me if I had faith in @MarvelStudios Mutant Saga and I clicked away and lost the message so hopefully they see this, but also I get asked this a lot so I wanted to make a larger post that may piss some of you off. I’m sorry in advance.
First, the X-Men are…
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 15, 2025
Em outro post, DeMayo não poupou críticas à liderança da Marvel Studios, questionando a competência e o respeito pelos X-Men
“Olha, não quero parecer um hater, mas quem olha pra isso e acha que é o cuidado, respeito e pensamento sério que os personagens dos X-Men merecem? Pelo amor de Deus, quem olha pra isso e diz que é uma liderança competente de um estúdio que não está nem um pouco alarmante?”, afirmou.
Ele entao criticou a forma como Kevin Feige está introduzindo os mutantes: “Kevin está introduzindo novos conceitos como adamantium e a mutante Ms. Marvel, enquanto simultaneamente recicla antigos personagens da Fox, tudo isso antes de nos dizerem que vão reiniciar tudo de qualquer maneira? Que porra é essa?”.
DeMayo estão fez algumas acusações contra Kevin Feige:
“Agora, vamos falar sobre como Kevin, Nate e a Marvel falam sobre a única coisa que saiu da Marvel e foi universalmente amada? Ah, certo, eles não falam. Na verdade, Kevin e seu “Parlamento” da Marvel nem mesmo compareceram à estreia de XMen97. Um dos membros da equipe estava no elevador com Lou no dia da estreia e mencionou isso, e Lou nem sabia do que ele estava falando”, desabafou.
Ele então afirma que Feige ficou ressentido com o sucesso de ‘X-Men ’97’: “Além disso, repare como todo mundo na Marvel fala como se Deadpool e Wolverine tivessem colocado os X-Men de volta nos debates modernos? Desculpe, mas isso foi XMen97, e até o Ryan Reynolds reconheceu isso. Infelizmente, Kevin Feige e seus bajuladores odiaram o fato de que o que eu criei com minha equipe estava recebendo todo o reconhecimento que teve”.
“E antes que você pense que estou sendo egotista, destaco isso para dizer que, sob minha liderança e visão, minha equipe e eu criamos um projeto que ressoou com o público central do MCU de uma forma que Kevin e seu Parlamento não conseguiram fazer em mais de uma década. Em vez de olhar para o que minha equipe e eu fizemos e aprender a replicar nosso foco no cânone e no trabalho profundo de personagens, eles me difamaram, ameaçaram a equipe para não falar nada, enquanto continuavam a abusar deles, e fizeram tudo para agir como se #XMen97 não tivesse sido um sucesso”, acrescentou.
“Lembre-se, fui informado por um dos principais executivos da Marvel no ano passado que Kevin ressentiu-se do meu trabalho e da série porque os FÃS, como você, estavam usando isso como um referendo de como o MCU de Kevin está falhando. Fui informado por vários artistas da série que queriam postar ou incluir comentários elogiando minha liderança e visão e tudo o que investi na série, mas a Marvel censurou ou repreendeu eles. Lembre-se, Jake Castorena foi literalmente impedido pela Marvel em uma entrevista com o IGN por “me dar crédito demais como showrunner.” E o IGN ainda foi junto com isso, jornalistas respeitáveis que são”, destaca.
“Tudo isso é ego, e os X-Men não têm espaço para ego. O legado deles e o investimento que muitos de nós fizemos nele é o que importa, não fazer sua própria marca. Ainda não vi nada de Kevin e da Marvel que mostre que eles respeitam o quanto os fãs investiram nesses personagens”, critica.
“Agora, isso vai mudar? Eu espero que sim. Como eu disse, não tenho fé… ainda”, ressalta. “Mas minha opinião pode ser mudada, não por PR, elenco de peso e nostalgia barata, mas por alguém de fato fazendo uma entrevista na Marvel sobre os X-Men, onde eu os ouço falar sobre história de verdade”.
Por fim, ele concluiu fazendo uma critica aos painéis da Marvel no Hall H.
“Para finalizar, digo o seguinte: Durante a Fase 1, os painéis da Marvel no Hall H e os comunicados de imprensa eram tão empolgantes porque falavam sobre os quadrinhos, os temas e as histórias. Eles falavam sobre os fãs e fazer o certo por eles e pelos quadrinhos.
Agora, os painéis do Hall H e as notícias são só Kevin ou algum dos seus bajuladores falando sobre o último astro de A-list que será pago com 8 dígitos para se fantasiar de herói da Marvel. Não falam sobre os verdadeiros heróis, personagens ou histórias, porque Kevin e sua turma estão apenas se aproveitando das estrelas, esperando que isso gere bilheteira.
É triste, e esses personagens merecem ser tratados como algo mais do que uma plataforma de PR para a fama e as carreiras de Kevin e seus amigos celebridades”.
Like, I don’t mean to be a hater, but who looks at this and says this is the care and respect and serious thinking that the X-Men characters deserve? Hell, who looks at this and says this is competent leadership from a studio that is in no way alarming?
Kevin is introducing new…
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 15, 2025
Demissão polêmica
É importante lembrar que Beau DeMayo foi demitido da Marvel Studios em março de 2024, pouco antes da estreia mundial de ‘X-Men ’97’. Segundo fontes, a decisão veio após uma investigação interna conduzida pelo estúdio. Um porta-voz da Marvel declarou na época:
“O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a gravidade das conclusões, cortamos os laços com ele imediatamente. Ele não tem mais nenhuma ligação com a Marvel”, afirmou.
Relatórios indicam que a demissão teria ocorrido após o envio de fotos inapropriadas a membros da equipe, além de acusações de conduta física e sexual inapropriada envolvendo colegas de trabalho.

‘Vingadores: Doomsday’ chega aos cinemas no dia 18 de dezembro de 2026, enquanto ‘Vingadores: Guerras Secretas’ tem estreia marcada para o dia 17 de dezembro de 2027.
Além de Robert Downey Jr. como Victor Von Doom/Doutor Destino, o elenco contará com Tom Hiddleston (Loki), Anthony Mackie (Capitão América), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Letitia Wright (Pantera Negra), Wyatt Russell (Agente Americano) Simu Liu (Shang-Chi), Florence Pugh (Yelena Belova), Danny Ramirez (Falcão), Winston Duke (M’Baku), Vanessa Kirby ( Mulher Invisível), Ebon Moss-Bachrach (Coisa), Joseph Quinn (Tocha Humana), Lewis Pullman (Bob), David Harbour (Guardião Vermelho), Hannah John-Kamen (Fantasma), Patrick Stewart (Professor Xavier), Alan Cumming (Noturno), Ian McKellen (Magneto), Rebecca Romijn (Mística), James Marsden (Ciclope), Kelsey Grammer (Fera), Channing Tatum (Gambit), Paul Rudd (Homem-Formiga), Chris Hemsworth (Thor) e Pedro Pascal (Sr. Fantástico).

