terça-feira, janeiro 13, 2026

[EXCLUSIVO] ‘Não Vamos Pagar Nada’: Edmilson Filho fala sobre o filme, Cine Holliúdy 3 e próximos projetos

GêneroFilmes de Comédia ‘Não Vamos Pagar Nada’: Edmilson Filho fala sobre o filme, Cine Holliúdy 3 e próximos projetos

Não Vamos Pagar Nada, comédia protagonizada por Samantha Schmütz (Vai que Cola) e Edmilson Filho (Cine Holliúdy), se tornou um dos primeiros grandes exemplos de produção nacional que precisou ser readaptada para o “novo normal”, trazido pela pandemia. Planejado para estrear nas telonas – os filmes de comédia são os que mais arrastam o público para as salas de cinema no Brasil -, a solução encontrada foi um lançamento direto no mercado de vídeo (streaming) em diversas plataformas digitais – incluindo no Telecine, um dos patrocinadores – no início do mês de outubro.

O filme é a adaptação da peça italiana Non Si Paga! Non Si Paga!, de 1974, escrita Dario Fo, ganhador do prêmio Nobel de Literatura. Na trama Schmütz vive Antônia, uma mulher desempregada e sem dinheiro, que chega ao seu limite. Indignada pelo aumento do preço dos alimentos no mercado, ela promove que o local seja saqueado, ao lado de outras donas de casa. Após o feito, ela precisa esconder o ato e os mantimentos do marido, papel de Edmilson Filho, que apesar das dificuldades jamais concordaria com a ação da mulher.



O CinePOP visitou o set de filmagens do longa e conversou com o coprotagonista Edmilson Filho nos bastidores. A entrevista foi realizada no dia 18 de março de 2019. Leia abaixo.

CinePOP: Fale um pouquinho sobre o filme e o seu personagem também.

Edmilson Filho: “Ah, já está valendo? Achei que ia dar uma claquetezinha… (Edmilson não iria perder uma piada, mostrando sua irreverência nata) o filme é uma adaptação de uma peça italiana criada pelo vencedor do prêmio Nobel de literatura Dario Fo, e o meu personagem se chama João. Ele é um cara todo certinho, trabalhador, mas que também sente as dificuldades do dia a dia. Até que um belo dia acontece um saque, umas mulheres malucas invadem um supermercado, e a mulher do João é uma dessas mulheres. Daí o filme trata de uma comédia de erros, aonde cada coisa vai aumentando e criando outra e outra… e o João está no meio desta grande mentira que a Antônia, sua esposa, personagem da Samantha Schmütz, cria. É uma comédia de erros fascinante, mas o grande tópico é a fome, é a falta de dinheiro, a crise financeira, as pessoas perdendo o emprego. Mas essa questão social toda levada com muita comédia.”

CinePOP: E a química entre vocês dois? Você estava me contando que este é o terceiro trabalho de vocês juntos. Tem planos para um quarto? E como foi construída esta química?

Edmilson Filho: “Pois é, eu e a Samantha, a gente já tem uma historinha, não é muito longa, mas… a gente fez o primeiro trabalho em 2015, uma série. Depois ela participou do nosso filme lá no Ceará, o Cine Holliúdy 2. E agora eu estou fazendo o João aqui, que é o marido da Antônia. A gente tem uma relação muito próxima, a gente tem muita coisa em comum, na verdade. Tanto na vida pessoal, não só na vida profissional, de sermos comediantes e atores, e prezar tanto pelo cinema. Eu sou casado com uma americana, ela também é casada com um americano, então a gente tem muita coisa em comum. Apesar de sermos de cidades e estados totalmente diferentes, mas uma coisa que une muito a gente é esse bom humor. O tempo da piada, o tempo em cena. Trabalhar com a Samantha é estar em casa. É bom demais.”

CinePOP: Como foi o seu envolvimento nessa adaptação? Como foi essa adaptação com vocês dois? Acredito que vocês também acrescentem muito no que está sendo feito.

Edmilson Filho: “Quando eu recebi o convite eu fui dar uma estudada, saber quem era o escritor, outras obras dele para entender esse universo. A peça já foi montada aqui no Brasil antes. Tentei ver alguns vídeos também com outros atores, para ver como era este universo. E a gente tem uma liberdade no set, de trazer coisas novas. Eu sou um ator que não seguro só no texto. O texto é uma ferramenta. Mas aí você tem várias nuances de olhares, de gestual, que pode acrescentar e fazer a comédia ficar mais rica. E a gente tem trocado isso, a gente bate uma bola, eu e a Samantha, principalmente porque a gente tem muitas cenas juntos. Então a gente tenta trazer algo a mais para a comédia ficar mais rica.”

CinePOP: Planos para o Cine Holliúdy 3?

Edmilson Filho: “Rapaz (risos).”

CinePOP: Qual vai ser a ideia?

Edmilson Filho: “A gente acabou de lançar o Cine Holliúdy 2, que sai agora no Nordeste e Brasília dia 21 (de março 2019). E se não me engano, 4 de abril (2019) vem Rio, São Paulo e o Norte. E temos sim (planos para o terceiro). Antes a gente vai fazer O Shaolin do Sertão 2, que a gente roda ano que vem. Tem o próximo filme que a gente faz agora em junho, que é o Bem-vindo a Quixeramobim, também com direção do Halder (Gomes). Depois O Shaolin do Sertão 2, e daí a gente está pensando em uma aventura pro Francisgleydisson muito em breve. Vocês vão ter uma surpresa. Acho que nada do que a gente está pensando foi feito no cinema nacional ainda. Mas isso CinePOP, você vai saber só depois…”

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS