Antes da Walt Disney e da Marvel Studios aliarem forças para dar início ao multi-bilionário panteão do Universo Cinemático Marvel, inúmeros grandes estúdios tiveram a oportunidade de trazer a história do Homem de Ferro a vida, mas se recusaram a investir no projeto pelo fato das adaptações de quadrinhos não serem populares à época (via WGTC).
A Universal Pictures foi a primeira a tentar produzir um live-action do herói, em 1990, mas, quando Kevin Feige escalou Jon Favreau e Robert Downey Jr. para darem início ao MCU, a propriedade já estava nas mãos da 20th Century Fox e, então, da New Line Cinema (esta última subsidiária da Warner Bros.).
A New Line, inclusive, chegou mais perto que as outras companhias, tendo contratado Nick Cassavetes para a cadeira de direção e previsto um lançamento para 2006. Entretanto, foi dito que uma das razões pela qual o projeto foi descartado veio pelo ex-presidente da companhia Bob Shaye, que achou o conceito do longa sem lógica, visto que o herói titular seria muito pesado para voar.
Não demorou muito para que essa notícia caísse no conhecimento do público – e os fãs não perderam tempo antes de comentar sobre o assunto, alguns em choque com a decisão e outros não tão surpresos pelo fato da Warner não compreender o conceito dos quadrinhos.
Veja:
“Infelizmente, este é o tipo de pessoas que tomam decisões sobre boa parte dos seus filmes favoritos, das séries e dos videogames. Nós temos sorte de que a Marvel se tornou um entretenimento bastante consistente”.
“O chefe da New Line disse o quê? E depois de eles fazerem ‘O Senhor dos Anéis’?”.
“[Ele] está ciente de ônibus especiais e aviões?”.
“Acho que os executivos nunca viram um avião, né?”.
“‘Além disso, como o Freddy Krueger mata pessoas nos sonhos? Isso é impossível!'”.
Vale lembrar que ‘Homem de Ferro’ foi lançado em 2008 e se tornou um sucesso gigantesco tanto de crítica quanto de bilheteria, arrecadando mais de US$585 milhões mundialmente e conquistando duas indicações ao Oscar. Duas sequências diretas foram lançadas em 2010 e em 2013, ajudando a cimentar tanto o MCU quanto a carreira de Downey Jr.
Relembre o trailer:
Tony Stark é um industrial bilionário e inventor brilhante que realiza testes bélicos no exterior, mas é sequestrado por terroristas que o forçam a construir uma arma devastadora. Em vez disso, ele constrói uma armadura blindada e enfrenta seus sequestradores. Ao voltar para os EUA, Stark aprimora a armadura e a utiliza para combater o crime.
Além de Downey Jr., o filme também trouxe Terrence Howard, Jeff Bridges, Shaun Toub e Gwyneth Paltrow no elenco.