Após mais de quatro anos de ausência, ‘Chaves’ voltou a ser exibido no SBT.
Para quem não lembrava, os programas criados por Roberto Bolaños foram removidos de emissoras e streamings do mundo inteiro em agosto de 2020 por conta de disputas judiciais pelos direitos de transmissão entre o Grupo Chespirito e a Televisa.
Porém, o retorno da série causou polêmica por usar Inteligência Artificial para aumentar a qualidade visual dos episódios, mas os fãs encontraram vários defeitos.
Confira a comparação e as reações:
Muitos seguidores aqui no X nos questionam sobre as reproduções do conteúdo alterado por Inteligência Artificial exibido pelo SBT. Aqui temos, então, um comparativo simples de um episódio icônico.
Na imagem de cima, você confere a versão do clipe “Boa Noite Vizinhança” da saga… pic.twitter.com/Y2DuglAV3M
— Fórum Chaves (@ForumChaves) January 3, 2025
Em teoria, é uma piora técnica na imagem. Não deveria passar no controle de qualidade. Aqui mais uma tentativa tosca e desnecessária de estabilizar o Seu Madruga no centro da imagem.
Virou um terremoto pic.twitter.com/AenA3LDdTd— Rafael Fernandes (@rafa00fernandes) October 13, 2024
A galera em negação falando que tá otimo porque é tudo pela-saco de AI tá literalmente este meme pic.twitter.com/mLyLbmrN9P
— Rafael Fernandes (@rafa00fernandes) October 13, 2024
eu achava que os episódios de Chaves remasterizados por IA foram feitos pela Televisa, já que eles fizeram isso com 2 episódios de Chapolin, mas descobri que foi o próprio SBT que fez isso
eles pegaram as fitas originais do acervo e tacaram esse filtro IA que ficou horrível pic.twitter.com/SD2YAX5kBg
— marcelo (@choquinho69) October 13, 2024
SBT, o O upscale ficou ótimo, porem podiam tirar esse filtro IA que ficou pessimo.
No chapolin ficou até aceitável, no Chaves foi triste.
Teve uma hora que por causa do IA no Chapolin a imagem tombou como se a câmera tivesse deitado, e isso não tem no original. pic.twitter.com/BJnCFL3oI8
— Cleberson (@ClebersonP) October 12, 2024
Estou agora me inteirando sobre o assunto do uso de IA nos episódios de Chaves e Chapolin que foram exibidos ontem.
A tecnologia ainda precisa de muito aperfeiçoamento, porém há uma sanha enorme de forçarem o uso dela em troca de um ganho mínimo repleto de efeitos colaterais. pic.twitter.com/0yAHoCuLEa
— Rafael Fernandes (@rafa00fernandes) October 13, 2024
A Florinda lá no fundo está toda estragada por conta da IA…#ChapolinNoSBT #ChavesNoSBT pic.twitter.com/zHqtT7QUgV
— Ventilas Cego Mula (Sunny) (@cego_sr) October 12, 2024
Foram masterizar as imagens do chaves usando i.a e não é 100% das cenas que tem bugs visuais, mas tanka o chaves sigma kkkkk, igualzinho as edit que fazem por aí pic.twitter.com/j9vthGRXRh
— ferthekidd (@_ferthekidd) October 13, 2024
O icônico seriado conquistou a vice-liderança disparado com 5.0 em seu retorno, deixando a Record com 3.0 no confronto. O episódio de “Acapulco” alcançou 5.7 de pico.
Em janeiro deste ano, nosso colaborador Pedro Sobreiro conversou com Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños e presidente do Grupo Chespirito, e ele havia confirmado que negociava diariamente para trazer a série de volta para a TV o quanto antes.
“Para mim, meu trabalho mais importante é seguir na luta para que a série original volte a ser exibida no mundo. Estou negociando todos os dias, porque há trâmites muito complexos no meio, mas saibam que minha prioridade é trazer a exibição de volta para todos. Minha missão é manter vivo o legado de meu pai e exibir as séries é fundamental”, explicou.
E agora, pouco mais de quatro anos depois daquele fatídico dia para os fãs, o SBT conseguiu exibir novamente Chapolin Colorado e Chaves na sua grade, algo que se tornou tão comum nos últimos 40 anos, e emocionou os apaixonados por esse universo tão rico em carisma e cultura.
E a escolha para começar a nova fase de exibições não poderia ser melhor. Celebrados pelos fãs e considerados de forma unânime como os melhores episódios da série, a saga de Acapulco consegue trazer o que há de melhor na produção, seja na parte cômica ou na parte dramática. Não tinha maneira melhor de começar que não fosse com esse clássico da TV latino-americana.
Os episódios de Acapulco têm aquele jeitão de ‘Especial de Férias’, já que mostra toda a vila indo curtir um hotel de luxo em Acapulco. O mais interessante disso tudo é que essa saga surgiu como uma estratégia de publicidade. Ele é todo gravado nas instalações do Hotel Continental, que segundo diversos fóruns internacionais, pertencia ao dono da Televisa. Então, a estratégia era usar a turma do Chaves, um dos programas de maior popularidade da programação, para promover o hotel cinco estrelas.
E cá entre nós, a estratégia deu certo, visto que até hoje milhares de fãs se hospedam lá exclusivamente para reviverem as cenas e lembranças da farra que Chaves, Quico, Chiquinha e afins promoveram por lá. É uma saga leve, divertida e que termina com um gancho emocional fortíssimo, que é a canção ‘Boa Noite, Vizinhança’.
E o resultado foi espetacular. Além de ter chegado aos Trending Topics do X (antigo Twitter), Chaves e Chapolin levaram o SBT à vice-liderança de audiência da faixa da hora do almoço deste sábado (12), aumentando o Ibope da emissora em mais de 40%, um número muito expressivo para uma faixa de horário muito complicada em termos de audiência e programação.
Mais do que uma vitória para a emissora, essa volta triunfal do Chaves é uma vitória para a cultura brasileira. Por mais que seja uma série mexicana, as situações cotidianas retratadas de forma cômica na série são universais. E parecem dialogar de forma intrínseca com o dia a dia brasileiro. Com praticamente 40 anos de exibição no país, Chaves passou a integrar a Cultura Pop brasileira, inserindo bordões, piadas e brincadeiras que são reconhecidas por qualquer um que tenha assistido a pelo menos um episódio da série.
Foram quatro longos anos de distância entre Chaves e seus fãs, um povo que pôde desafogar suas saudades e comemorar esse reencontro de forma tão alegre e significativa. Basta agora saber como será a nova fase de exibição de Chaves no SBT para que a série possa chegar a uma geração de crianças nascidas na pandemia, que nunca tiveram a oportunidade de gargalharem com a série.