Após a trágica morte de Chadwick Boseman, vítima de um câncer, aos 43 anos, a franquia ‘Pantera Negra‘ segue suspensa até a Marvel decidir o que fará sem o ator.
Em entrevista à Net-a-Porter, Letitia Wright – que interpretou a irmã mais nova de T’Challa, Shuri – revelou que voltar sem Boseman seria estranho.
“Ainda estamos de luto por Chad, então não é algo que eu queira pensar. A ideia de fazer isso sem ele é meio estranha. Estamos apenas sofrendo no momento, então estamos tentando encontrar a luz no meio disso”, revelou.
Segundo o Globo, a Marvel e a Disney estariam estudando a possibilidade de trazer de volta Boseman através de CGI (Computer-Generated Imagery), para encerar sua história.
A Disney já usou o mesmo recurso para trazer de volta a atriz Carrie Fisher, como a Leia em ‘Star Wars: Ascensao Skywalker‘, após sua morte em dezembro de 2016.
A ideia é usar imagens já gravadas pelo ator e combiná-las com dublês de corpo e efeitos digitais, para encerrar seu arco dramático.
Recentemente, o jornalista Daniel Ritchman (CNBC) divulgou em seu perfil do Twitter que T’Challa, o personagem de Boseman, não será substituído por outro ator.
Ele completa o anúncio, dizendo que Shuri (Leitita Wright) é quem vai assumir o manto como protetora de Wakanda.
Apesar de não haver nada confirmado, Ritchman tem um histórico positivo ao divulgar informações sobre os bastidores da Marvel Studios.
Na publicação, ele diz:
“Eles [os pordutores da Mrvel] não vão reformular o papel. [O Pantera Negra] vai ser a Shuri.”
E uma fã concorda: “Shuri parece legal.”
Confira:
Yeah there’s no way they’re going to recast the role. It’s gonna be Shuri https://t.co/f8lRAujJu7
— Daniel Richtman #BlackLivesMatter (@DanielRPK) September 10, 2020
Vale lembrar que a personagem eventualmente se torna a soberana de Wakanda nos quadrinhos originais.
Entretanto, a ideia não está agradando uma certa parcela do público, mais especificamente àqueles que reproduzem o discurso sexista de que “uma mulher não poderia viver o herói” e que Pantera Negra deveria ser interpretado por um homem.
Em seu Instagram oficial, o perfil @fasmarvelbrasil postou uma imagem de Shuri como a super-heroína – e logo atraiu comentários machistas.
Confira:
Escritores, acadêmicos e ativistas deram uma entrevista à Reuters sobre o impacto cultural do filme e o desempenho de Boseman, e revelaram acreditar que a Marvel e a Disney deveriam honrar o legado do ator com um enredo que une uma nova Pantera Negra do elenco existente.
“Eles realmente deveriam considerar seguir o enredo da história em quadrinhos e levar Letitia Wright (que interpreta Shuri, a irmã gênio da tecnologia do personagem de Boseman) nesse papel central”, disse Jamil Smith, um escritor sênior da Rolling Stone.
“Nós a vimos em ação. Nós a vimos no meio dessas lutas. Por que não pensaríamos que ela teria coragem e força para se tornar a próxima Pantera Negra? ”
Essa estratégia pode ajudar a aliviar os fãs que teriam dificuldade em ver um ator masculino diferente continuar no papel.
“Talvez a resposta, para aqueles de nós que ainda não estão prontos para ver alguém nesse uniforme, seja passar as rédeas um pouco mais cedo do que eles esperavam e permitir que Shuri assuma o manto talvez para um ‘Pantera Negra 2”, disse April Reign, criador do #OscarsSoWhite e vice-presidente de estratégia de conteúdo do Ensemble, um estúdio de conteúdo.
Outras abordagens poderiam celebrar o legado de Boseman.
“Será que (seu personagem) volta como o pequeno Pantera Negra?” disse Nicol Turner Lee, um membro sênior da Brookings Institution. “A Disney honra a imaginação dos meninos e meninas que o admiravam?”
Em outubro do ano passado, Ryan Coogler assinou o contrato para retornar como roteirista e diretor de Pantera Negra 2, depois de sua entrada excepcional no MCU com o filme que arrecadou mais de 1,3 bilhão de dólares no mundo inteiro.
O filme também tornou-se o primeiro do gênero super-heroico a ser indicado para a categoria de Melhor Filme no Oscar.