O que começou como brincadeira na internet acabou virando a melhor divulgação orgânica dos últimos tempos
Quem usou qualquer rede social em 2023, provavelmente se deparou algumas vezes com o termo “Barbenheimer”. A brincadeira surgiu quando a Universal Studios e a Warner Bros. agendaram as estreias de seus blockbusters das férias para a mesma data: 20 de julho. No entanto, o contraste entre as duas produções chamou atenção e logo rendeu uma disputa virtual entre os fãs para saber qual filme eles assistiriam: a aventura cor-de-rosa da Barbie ou o drama biográfico de Oppenheimer, o pai da bomba atômica? E assim teve início um movimento que foi apelidado de Barbenheimer, um termo nascido da junção dos títulos dessas duas superproduções.
Mais do que isso, o estilo de direção dos dois filmes é completamente diferente. A diretora de Barbie, Greta Gerwig, é famosa por suas histórias mais jovens, voltadas para o público feminino por sua visão sensível sobre temas polêmicos da vida da mulher na sociedade patriarcal, como Lady Bird e Adoráveis Mulheres. Já Christopher Nolan, responsável pela icônica trilogia Cavaleiro das Trevas, Amnésia e A Origem, se notabilizou por histórias mirabolantes, com tramas complexas e uma série de protagonistas masculinos instáveis em situações controversas. Em meio a esse debate, o público abraçou a brincadeira e percebeu que em vez de ser uma disputa, todos sairiam ganhando se assistissem os dois filmes no mesmo dia. E foi nessa sacada que os estúdios se animaram. Afinal, desde que a pandemia de Covid-19 foi oficialmente controlada, os cinemas do mundo ainda não conseguiram recuperar os números de bilheteria da época anterior ao vírus.
Assim, os memes deixaram de lado o confronto e começaram a promover os dois filmes com figurinhas de WhatsApp, vídeos no TikTok, piadas no Twitter, pôsteres não-oficiais e até camisetas juntando das formas mais criativas possíveis os cartazes e personagens dos dois filmes. Com essa união dos fandoms fazendo tanto barulho, o ‘Barbenheimer’ chegou aos figurões de Hollywood, incluindo o astro Tom Cruise, que está em cartaz com o excelente Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1. Em suas redes sociais, ele divulgou fotos suas com o diretor Christopher McQuarrie segurando ingressos comprados para as sessões de Barbie, Oppenheimer e Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Durante a turnê de divulgação, ele fez questão de elogiar ambas as produções e confirmou que assistiria os dois filmes logo na estreia.
Em contrapartida, Greta Gerwig e Margot Robbie, que interpreta a Barbie, repetiram o gesto de Cruise e tiraram fotos com seus ingressos em frente aos pôsteres e Oppenheimer, Missão: Impossível e Indiana Jones. Diante dessa excelente repercussão, mobilizando os principais nomes envolvidos nos projetos, as pré-estreias oficiais dos filmes foram dominadas por perguntas da imprensa internacional sobre o movimento.
No tapete vermelho de Oppenheimer, o diretor do filme, Christopher Nolan, aproveitou a oportunidade para negar os boatos de que estava insatisfeito com a competição entre os filmes pela bilheteria. Em entrevista ao portal IGN, Nolan definiu o “Barbenheimer” como “simplesmente maravilhoso”. Para ele, é uma oportunidade de ver novamente as salas de cinema cheias.
“O verão americano, num mercado saudável, sempre é lotado, e fazemos isso há um longo tempo. Eu acho que para todos nós, que nos importamos com o cinema, esperávamos um os cinemas lotados novamente. E agora essa oportunidade está aqui”, comentou o diretor.
Ao mesmo portal, o protagonista do drama histórico, o reservado Cillian Murphy, quebrou o silêncio e se disse animado para ver Barbie.
“Mal posso esperar para ver ‘Barbie’! É ótimo para o cinema e para o público que tenhamos dois filmes incríveis de diretores incríveis sendo lançados no mesmo dia. Dá para passar o dia inteiro no cinema. Quer coisa melhor que essa?”, indagou o ator.
Já no lançamento de Barbie, a atriz Issa Rae, que interpreta a Barbie Presidente, brincou com o The Hollywood Reporter sobre qual ordem o público deveria escolher para assistir os dois filmes no mesmo dia.
“Obviamente, você deve assistir Oppenheimer primeiro e depois adocicar seu dia com ‘Barbie’”, brincou a atriz, explicando que o trabalho de Nolan é muito intenso ao retratar essa história tão dramática.
Em Oppenheimer, Christopher Nolan reúne um elenco estelar, com nomes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Florence Pugh e Emily Blunt para contar a história de J. Robert Oppenheimer, o físico revolucionário que foi contratado pelo governo dos EUA para trabalhar na construção da Bomba Atômica na Segunda Guerra Mundial, mesmo que ele tivesse suspeitas de ligação com o partido comunista. Já em Barbie, Greta Gerwig conta a saga de Barbie e Ken que se perdem no mundo real e precisam encontrar um meio de voltar para a Barbieland. Estrelado pelos incrivelmente talentosos Margot Robbie e Ryan Gosling, o filme é uma comédia que promete fazer o público refletir sobre o papel da sociais no mundo atual que vivemos.
No Brasil, o ‘Barbenheimer’ promete salas abarrotadas nos principais cinemas. As sessões de pré-estreias lotaram na pré-venda e algumas redes de cinema vão promover sessões duplas com Barbie e Oppenheimer até o fim de semana, mostrando que, às vezes, uma brincadeira inocente de internet pode tomar proporções enormes e criar eventos divertidos, unindo os diferentes tipos de fãs. Em tempos tão polarizados, é um grande renovador de esperanças ver o mundo on-line brincando com grupos de fãs tão distantes de forma saudável e divertida, sem ofender ninguém e incentivando o acesso à Sétima Arte.
Agora, basta ver os efeitos desse fenômeno nas bilheterias e, dependendo do resultado, pode ser que os próximos anos tragam mais blockbusters estreando no mesmo dia.
E você? Vai assistir os dois filmes de uma vez só?
Barbie e Oppenheimer estreiam nesta quinta-feira (20) nos principais cinemas.