No corre-corre da cobertura, entre sessões, entrevistas e coletivas de imprensa durante o Festival de Berlim, alguns textos demoram mais do que outros para chegar ao site em forma de crítica definitiva. Afinal, escrever uma crítica é degustar novamente cada minuto apreendido diante da tela.
Famoso crítico de cinema francês do Cahiers du Cinéma, Serge Daney (1944-1992), dizia que para escrever a crítica de um filme é necessário vê-lo, pelo menos, duas ou três vezes. A referência pode estar equivocada, mas a frase existe e é repetida no meio. Se a gente não vê no cotidiano o mesmo filme, imagina durante um festival com 200 títulos para conhecer. Imaginou?
Por isso, trazemos abaixo o vídeo com as primeiras impressões de nove filmes já conferidos pela nossa cobertura direto de Berlim. Os títulos em questão são:
- Propriedade, de Daniel Bandeira
- Manodrome, de John Trengove
- Past Lives, de Celine Song
- Ingeborg Bachmann – Journey into the Desert, de Margarethe von Trotta
- Os Adultos, de Dustin Guy Defa
- Perpetrator, de Jennifer Reeder
- Tótem, de Lila Aviles
- Le Grand Chariot, de Philippe Garrel
- O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon