Alberto Barbera, diretor artístico do Festival de Cinema de Veneza, discutiu recentemente a 81ª edição do icônico evento, abordando a ausência da Netflix e o retorno da sexualidade à cidade.
Em entrevista à Variety, Barbera explicou a ausência de produções da Netflix este ano:
“A Netflix está ausente porque não tinha nenhum produto para festivais. Eles estão passando por uma fase de transição depois que Scott Stuber, ex-chefe da Netflix Films, saiu no outono”.
Barbera continuou:
“Ele foi substituído no início deste ano por Dan Lin, que obviamente precisava de algum tempo. Mas provavelmente eles voltarão no próximo ano. Estou em contato constante com a Netflix, já sei quais filmes eles têm em desenvolvimento e quais estarão prontos para a próxima edição do festival. São grandes títulos, de grandes autores”.
Barbera também destacou o retorno da sexualidade em Veneza, descrevendo-o como “um verdadeiro retorno ao erotismo após anos de respeitabilidade e autocensura”.
“Bem, ‘Baby Girl’ (Da A24) fala por si, não é mesmo? É sobre um relacionamento sadomasoquista dentro de uma corporação americana, com a novidade de que, em comparação com outros filmes similares, o final realmente testemunha as diferenças entre agora e o passado”.
Ele ainda destaca: “Um filme com esse mesmo tema há 20 ou 30 anos teria um final muito diferente. Sem dar spoilers, direi que a protagonista feminina que se envolve em comportamento ilícito, por assim dizer, no passado teria sido punida”.
Barbera também citou a série de TV ‘Disclaimer’, dirigida por Alfonso Cuarón e estrelada por Cate Blanchett, cujo quarto episódio é descrito como extremo em termos de erotismo.
“Mas o trabalho mais erótico em Veneza – novamente, não quero dar muitos detalhes – é a série de TV dirigida por Alfonso Cuarón “Disclaimer” [estrelada por Cate Blanchett]. O quarto episódio da série é realmente muito extremo. Não posso dizer mais, obviamente”.
Além disso, ele destacou o filme ‘Love’, do cineasta norueguês Dag Johan Haugerud.
“Depois, há outro filme que aborda o tema da sexualidade e do comportamento sexual livre de maneira muito livre, franca e direta, e esse é o filme do cineasta norueguês Dag Johan Haugerud “Love”, seu trabalho seguinte a “Sex”, que estreou em Berlim este ano e completa uma trilogia sobre comportamentos sexuais muito modernos”.
Ele concluiu reafirmando a coragem demonstrada pelo filme ‘Queer’, de Daniel Craig.
“Sim, há “Queer”, obviamente, em que os dois grandes temas são o vício em drogas e o vício na atração física e sexual por homens do mesmo sexo. Neste filme, também estamos no reino da grande franqueza, da ausência de preconceitos, da capacidade de abordar essas questões de maneira direta e explícita. E o fato de Daniel Craig se envolver em algumas sequências eróticas muito explícitas é um sinal de grande coragem em uma era em que esses comportamentos ainda são rejeitados por uma parte significativa do público”.
Lembrando que o aguardado ‘Coringa: Delírio a Dois’ fará sua estreia oficial no Festival de Veneza 2024.
O evento acontecerá entre os dias 28 de agosto e 07 de setembro.