O filme coreano ‘A Grande Inundação‘ se tornou um fenômeno na Netflix e tem gerado debates acalorados entre críticos e espectadores. O longa, que mistura thriller de desastre e ficção científica, recebeu 47% de aprovação no Rotten Tomatoes e atualmente figura em primeiro lugar entre os filmes mais assistidos do streaming.
A trama mostra o que poderia ser o último dia da vida na Terra, aonde uma luta em um apartamento inundado se transforma na única esperança de sobrevivência da humanidade.

Na análise do critico Phil Hoad, do The Guardian, o filme tem pontos positivos, mas tropeça em sua própria ambição. Hoad descreve a obra como “uma proposição que poderia calibrar respostas emocionais neste drama de loops narrativos”, mas critica a execução: segundo ele, o filme soa como uma espécie de “apologia à imagem de desastre recortada e colada, mais um produto de entretenimento do que uma história coesa”.
Ainda assim, Hoad reconhece que os primeiros minutos — com a mãe e seu filho presos pela água crescente — são eficazes e geram tensão, antes que a narrativa se complique demais.
Já Dennis Harvey, da Variety, foi direto em sua crítica: para ele, ‘A Grande Inundação‘ é “uma ambiciosa colcha de muitas ideias que acabam parecendo subdesenvolvidas e apressadas” dentro do formato de longa-metragem. Essa avaliação reflete um problema central apontado em várias resenhas — a tentativa de combinar disaster movie e ficção científica profunda acaba diluindo o impacto de ambos os gêneros.
Outro comentário que circulou entre os críticos — como o do canal Rachel Wagner (Rachel’s Reviews) — resume parte da frustração de quem esperava um filme de desastre mais tradicional: “Eu gostaria que tivesse permanecido um filme de desastre, porque os primeiros 20 minutos são incríveis, mas a virada para sci-fi me perdeu”.
A crítica de Pierce Conran, no ScreenAnarchy, vai ainda mais longe ao chamar a mudança de tom de “ambiciosa, mas insensata”, classificando o filme como um projeto que parece “perder o foco”. E Jonathon Wilson, do Ready Steady Cut, acrescenta: “A Grande Inundação começa como um filme de desastre muito convincente, mas quase se torna um desastre cinematográfico por causa de sua própria ambição confusa”.
No site Rotten Tomatoes, que agrega opiniões de críticos de vários veículos, ‘A Grande Inundação‘ teve uma recepção do público ainda mais baixa — cerca de 39% no Popcornmeter. Isso sugere que, embora alguns críticos encontrem qualidades no filme, muitos espectadores também saem frustrados ou confusos após assistir.
Mesmo dividindo o público, o filme se tornou um sucesso de audiência.
Confira a nossa crítica:
Kim Byung-woo (‘Zona Desmilitarizada’) é responsável pela direção.
Kim Da-mi (‘Nosso Eterno Verão’) e Park Hae-soo (‘Round 6’) estrelam a produção.



