Tentaram adaptar ‘Sandman‘ algumas vezes, antes da obra chegar na Netflix como série, passando assim nas mãos de diversos produtores que tentaram fazer uma adaptação ao seu modo. Uma dessas tentativas foi tão bizarra que nem mesmo Neil Gaiman conseguiu suportar tamanha heresia.
Gaiman revelou que um dos roteiros teria uma aranha mecânica gigante, e Sonho, Lúcifer e o Coríntio como trigêmeos em uma aposta maluca. Em entrevista a Rolling Stone, via Jovem Nerd, o autor conta como era a história.
“Lúcifer, Morpheus e o Coríntio eram trigêmeos idênticos. A trama era uma corrida para ver quem conseguia pegar o rubi, o elmo e a algibeira de areia antes da meia-noite no último dia de 1999, na virada do milênio. Quem conseguisse, seria o vencedor”, falou Gaiman.
A ideia surgiu ainda nos anos 1990, sob encomenda do produtor Jon Peters, responsável por ‘Batman‘ (1989), de acordo com o escritor.
Outro fato curioso, é que Sandman teria uma aranha mecânica gigante. O aracnídeo também era uma das ideias do produtor para ‘Superman Lives‘, projeto de Tim Burton que tinha Nicolas Cage como o Homem de Aço.
“Eles me telefonaram para saber o que eu tinha achado do roteiro. Eu disse que não tinha lido tudo, mas havia lido o suficiente. Quando me perguntaram se estava bom, eu disse: ‘Não. Não mesmo.’ Eles insistiram: ‘Vamos lá. Deve ter algo aí que você gostou!’ E eu disse: ‘Não há nada que eu goste. Nada. É o pior roteiro que já me enviaram. Não é só o pior roteiro de Sandman. É o pior roteiro que já li na vida”, confessa Neil Gaiman, por ter ficado irritado.
Relembre o trailer da série na Netflix:
‘Sonho de Mil Gatos‘ é dirigido por Hisko Hulsing, que é conhecido por seu trabalho na elogiada série ‘Undone‘.
‘Calíope‘ ficou a cargo de Louise Hooper, que dirigiu o episódio final da adaptação, intitulado ‘Corações Perdidos‘, e também já trabalhou em ‘The Witcher‘.
Ambos os episódios apresentam o protagonista da série, Tom Sturridge, como Morpheus.
O elenco de vozes convidadas para ‘Sonho de Mil Gatos‘ inclui Sandra Oh como A Profeta, Rosie Day como a Gatinha Malhada, David Gyasi como o Gato Cinzento, Joe Lycett como o Gato Preto e Neil Gaiman como o Corvo.
“Nós nos esforçamos para tornar a versão animada de ‘A Dream of a Thousand Cats‘ tão hipnotizante e hipnótica quanto possível, utilizando a magia de pinturas a óleo reais sobre tela”, diz Hulsing em um comunicado à imprensa. “Combinamos as pinturas com animação 2D desenhada de forma clássica, baseada em animação 3D realista de gatos telepáticos para criar um mundo de viagem que parece ao mesmo tempo realista e sonhador. Untold Studios em Londres criou a animação 3D de tirar o fôlego dos gatos. A maravilhosa animação 2D, pinturas a óleo e estilização foram feitas no Submarine Studios em Amsterdã.”
Já ‘Calíope‘ conta a história de uma musa, vivida por Melissanthi Mahut, que tem uma complicada história com Morpheus.
Além de Mahut, o elenco traz Arthur Darvill como Richard Madoc, Nina Wadia como Mãe do Destino, Souad Faress como Anciã do Destino, Dinita Gohil como Donzela do Destino, Kevin Harvey como Larry, Amita Suman como Nora e Derek Jacobi como Erasmus Fry.
‘Sandman‘ é a criação mais popular de Neil Gaiman e é centrada no ser mítico Sonho, parte de um grupo conhecido como Os Perpétuos ou Os Sem Fim. Como seu nome indica, o protagonista dos quadrinhos reina sobre o mundo dos sonhos. A trama tem início quando ele escapa de seu cativeiro, que durou 70 anos, e encontra seu reino dilapidado nos dias atuais.
O elenco ainda conta com Vivienne Acheapong (Lucienne), Boyd Holbrook (Coríntio), Charles Dance (Roderick Burgess), Asim Chaudhry (Abel), Sanjeev Bhaskar (Cain), Kirby Howell-Baptiste (Morte), Mason Alexander Park (Desejo), Donna Preston (Desespero), Jenna Coleman (Johanna Constantine), Niamh Walsh (Ethel Cripps) e Joely Richardson (Ethel).
Allan Heinberg (‘Mulher-Maravilha’) é o showrunner da série.
O selo de histórias em quadrinhos Vertigo da DC publicou originalmente a série entre 1989 e 1996, com várias séries adicionais chegando em 2009 e entre 2013 e 2015.