terça-feira, setembro 10, 2024

Filme explora os bastidores da seita sexual que ganhou fama com Allison Mack, ex-atriz de ‘Smallville’; Confira!

Em 2018, os fãs da série ‘Smallville’ foram pegos de surpresa com a prisão de Allison Mack, que interpretava Chloe Sullivan, após seu envolvimento com a NXIVM, uma seita de escravas sexuais liderada por Keith Raniere, também condenador por vários crimes, incluindo tráfico humano e exploração sexual.

A história do grupo criminoso é contada no filme ‘Escapando da Seita NXIVM: A Luta de uma Mãe para Salvar a Filha‘, através do ponto de vista da atriz Catherine Oxenberg (‘Dinastia’), que viu sua filha, India, ser corrompida e sofrer lavagem cerebral ao participar dos cultos.

Disponível no catálogo da Paramount+, o filme recapitula os anos que Oxenberg investigou a seita por conta própria ao desconfiar dos estranhos comportamentos da filha, ao mesmo tempo em que tentava libertá-la daquela prisão psicológica.

Convencida por uma amiga a participar dos cultos pensando que eram reuniões de auto-ajuda, India se encantou com o grupo ao ver personalidades influentes e artistas frequentando o local, como Mack, interpretada por Sarah Fletcher.

A trama mostra como Mack manipulava suas vítimas com discursos inflamados contra as moralidades da sociedade, ganhando a confiança das mulheres mais jovens, alegando que a NXIVM a ajudou a se libertar das amarras da fama e do dinheiro, o que faz India se voltar contra a própria mãe, uma estrela de Hollywood.

Depois de conquistadas, muitas das vítimas eram vendidas como escravas sexuais, enquanto outras eram treinadas para “espalhar a palavra” da seita, que era maquiada como um grupo beneficente de cura mental e espiritual.

Dirigido pela jornalista Lisa Robinson, o longa funciona como uma alerta sobre o perigo de grupos mal intencionados que acabam ganhando a confiança de mentes problemáticas para enriquecer a partir de seu sofrimento.

A trama aborda diversas questões sociais, como as fragilidades humanas, a busca por identidade e como um indivíduo pode ser manipulado em momentos de fraqueza emocional.

Diferente de um documentário, ‘Escapando da Seita NXIVM: A Luta de uma Mãe para Salvar a Filha‘ se destaca por apostar em uma perspectiva mais íntima sobre o caso, explorando como a seita traumatizou tanto India quando sua mãe, sem deixar de lado como a coragem e o amor de Catherine foram essenciais para ajudá-la a combater os captores de sua filha.

Não deixe de assistir:

Confira o trailer:

Em 2021, Mack foi liberada da prisão dois anos depois de seu envolvimento com um culto que recrutava escravas sexuais.

As mulheres eram ludibriadas sob a falsa pretensão de que a instituição prezava pelo bem-estar e pelo desenvolvimento das pessoas. No entanto, ao se envolverem com a organização, elas eram submetidas a uma lavagem cerebral e à escravidão, sendo ainda marcadas em seus corpos com as iniciais de Raniere.

Ao tentar se desligar do culto, as participantes sofriam perseguição e ameaças de morte por parte dos líderes.

Em outubro de 2020, Raniere foi sentenciado a 120 anos de prisão por extorsão, conspiração de extorsão, tráfico sexual, tentativa de tráfico sexual, conspiração de tráfico sexual, conspiração de trabalho forçado e conspiração para fraude eletrônica.

Antes de ser presa, Mack compartilhou o seu arrependimento por ter sido uma das peças fundamentais da macabra seita.

Por meio de um comunicado oficial obtido pelo portal The Hollywood Reporter, ela ponderou que se arrepende por “todo mal causado às pessoas que foram recrutadas” por ela e diz que este foi o maior erro de toda a sua vida.

A atriz, que havia se declarado culpada por conspiração e extorsão em abril de 2019, refletiu sobre o seu papel na seita sexual, se dirigindo “àqueles que foram prejudicados por minhas ações”:

“Agora é de suma importância para mim que eu diga, do fundo do meu coração, que sinto muito. Eu me joguei nos ensinamentos de Keith Raniere com tudo o que tinha. Eu acreditava, de todo o coração, que sua orientação estava me levando a uma versão melhor e mais iluminada de mim mesma. Dediquei minha lealdade, meus recursos e, em última análise, minha vida a ele. Esse foi o maior erro e pesar da minha vida. Sinto muito por aqueles de vocês que trouxe para Nxivm. Lamento por ter exposto vocês aos esquemas nefastos e emocionalmente abusivos de um homem distorcido. Lamento ter encorajado você a usar seus recursos para participar de algo que foi em última análise, tão feio. Não assumo levianamente a responsabilidade que tenho na vida das pessoas que amo e sinto um grande peso de culpa por ter abusado de sua confiança, conduzindo-o por um caminho negativo”.

Sobre o caso

Em 2019, os promotores acusaram Mack de recrutar escravas sexuais para Raniere (60) e seu subgrupo, DOS, descrito como uma sociedade secreta exclusivamente feminina de “mestres” e “escravas”, em que as mulheres eram supostamente forçadas a ser sexualmente subservientes a Raniere.

A carta de arrependimento de Mack veio acompanhada de um documento emitido por seus advogados, em que eles solicitam que ela não cumpra pena prisão, justamente por ter admitido a sua culpa diante da sociedade:

“Isso é deixado claro pela alocução do argumento da Sra. Mack, sua decisão de cooperar completa e totalmente com o governo, e é mais enfatizado em sua carta a este Tribunal, bem como seus esforços para demonstrar seu remorso ao público em geral e mais especificamente a aqueles que ela prejudicou. Portanto, não há necessidade de impor uma sentença adicional de prisão à Sra. Mack para obter uma dissuasão específica”.

Vale lembrar que a HBO possui uma série documental intitulada ‘The Vow‘, que se aprofunda em todos os crimes cometidos pela seita sexual e acompanha a luta de um grupo de pessoas, entre ex-participantes da instituição, que visa destruir o culto de Raniere.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS