Após ser proibido de ser lançado por uma disputa com a Warner Bros. Pictures, ‘The People’s Joker’ (O Coringa do Povo – tradução livre) fez uma estreia positiva no Rotten Tomatoes, conquistando uma nota quase perfeita.
O novo longa do palhaço do crime, que funciona como uma paródia de ‘Coringa’, de 2019, havia estreado com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, com base em dez críticas.
Após estrear nos Estados Unidos, a aprovação da crítica especializada caiu ligeiramente para 96%, baseado em 45 críticas.
No geral, os críticos elogiaram o longa, considerando-o criativo e o melhor fã-filme já feito.
Confira alguns trechos das avaliações:
“Quando se trata de projetos que chamam a atenção, este mais do que demonstra a engenhosidade e o poder organizacional de Drew”, disse Pedro Debruge da Variety.
“Dentro do caos confessional do filme vive o espírito de Vaginal Davis, Ryan Trecartin e outros cineastas queer mavericks que brincaram com gêneros para minar o conceito de gênero. É revigorante ver um artista abraçar essa causa”, disse Erik Piepenburg do New York Times.
“The People’s Joker é talvez o filme de fã definitivo, um belo testemunho de como podemos filtrar e moldar nossas próprias identidades e narrativas através das obras que passamos uma vida adorando”, disse Juan Barquin do IGN.
“The People’s Joker não é apenas uma brilhante sátira, é um testemunho notável de Drew. Embora o filme não esteja isento de suas dificuldades, é uma excelente obra que é diferente de tudo o que existe por aí”, disse Ross Bonaime da Collider.
“The People’s Joker é uma carta de amor sem reservas às propriedades do Batman, ao camp, aos comediantes stand-up e – mais importante – à comunidade trans. É audacioso, ambicioso e sem desculpas”, disse Joe Lipsett do Bloody-disgusting.
“Seu estilo distinto e construção de mundo coerente resultam em um filme que realmente não pode ser comparado a mais nada, apesar do fato de que grande parte dele é emprestado das obras dos Batman do passado — e é exatamente o que os fãs cansados de super-heróis precisam presenciar”, disse Dais Johnston do Inverse.
“O filme de super-herói de paródia de Vera Drew, The People’s Joker, é diferente de tudo no cansativo gênero e é uma abordagem única da clássica história da DC”, disse Sarah Little do Screen Rant.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
Na trama, depois de anos entorpecendo-se com ironia e um inalador chamado Smylex, uma aspirante a palhaça sem graça lida com identidade de gênero, primeiro amor e velhos inimigos, tudo isso enquanto funda um teatro de comédia ilegal em Gotham City. É uma história estranha da Origem do Coringa.
À época das controvérsias que levaram a Warner e a DC a proibirem o lançamento do filme, Vera Drew, diretora e protagonista do longa, disse:
“As pessoas não querem que você veja esse filme. Não vou entrar em detalhes, porque meu time iria me matar, mas as pessoas não querem que você veja esse filme e não consigo me lembrar da última vez que alguém disse isso para valer”.
O elenco também conta com Lynn Downey, Kane Distler, Nathan Faustyn, David Liebe Hart, Phil Braun, Maria Bamford, Christian Calloway, Trevor Drinkwater, Ruin Carroll e outros.