Maria Bethânia, que tem 57 anos de carreira e 76 de idade, e coleciona muitos filmes, discos e shows, é uma lendária cantora, ainda assim, a impressão que o público tem é de conhecer muito pouco de sua vida.
Carlos Jardim, jornalista e roteirista, partiu deste ponto de vista para dirigir e roteirizar ‘Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu‘, que chega aos cinemas no dia 1º de setembro.
Veja o trailer:
Quem desvenda essa personalidade é a própria cantora: só Bethânia fala sobre Bethânia no longa, num depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace.
Entre as falas, imagens raras garimpadas nos arquivos da TV Globo e da TV Bahia, afiliada da Globo, como ensaios do show antológico que Bethânia e Chico Buarque fizeram em 1975, e do espetáculo que a cantora e o irmão Caetano Veloso realizaram em 1978. Há ainda registros de ‘A Hora da Estrela‘, de 1984, baseado na obra de Clarice Lispector.
Ao longo de 100 minutos, Bethânia fala sobre assuntos importantes na sua trajetória, como a paixão pelo palco, a força de sua presença em cena, fé e religiosidade, a ligação de amor com a mãe e o pai, Seu Zezinho, e o irmão Caetano Veloso.
A cantora discorre ainda sobre a importância da literatura em seus trabalhos e sobre três escritores que admira e fazem parte de seu repertório: Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Mia Couto, e aparece declamando textos dos três.