Novidades preocupantes agitam a produção do longa do DCU focado no Cara-de-Barro. Segundo o ComicBook, o roteiro inicialmente escrito por Mike Flanagan está passando por uma reescrita nas mãos de Hossein Amini, roteirista indicado ao Oscar por ‘Asas do Amor’ (1998).
A reportagem indica que Amini está reformulando a trama do filme, embora os detalhes específicos das alterações ainda permaneçam sob sigilo.
Vale lembrar que os co-diretores da DC Studios, James Gunn e Peter Safran, justificaram a decisão de produzir um filme sobre o vilão do ‘Batman’ (em um DCU que ainda não conta com o herói) com base na “força de um roteiro excepcional”.
Descrito como um filme de terror corporal para maiores, com uma atmosfera que remete a ‘A Mosca’, de David Cronenberg, o roteiro de Flanagan havia recebido grandes elogios de Gunn, que o classificou como “horror puro e f—, tão real, verdadeiro, psicológico, grotesco e cheio de terror corporal”.
Safran complementou, descrevendo o longa como “um filme de terror corporal incrível que revela a origem envolvente de um vilão clássico do Batman”. Ele ainda ressaltou que a história do personagem é “igualmente ressonante” e, “em muitos aspectos, mais assustadora” do que as de outros vilões renomados como o Coringa e o Pinguim, que também ganharam filmes para o público adulto.
“Uma das coisas que Peter e eu comentamos quando recebemos o roteiro de Cara-de-Barro foi: ‘Se estivéssemos produzindo filmes da DC na época em que fizemos The Belko Experiment, e alguém nos trouxesse esse roteiro de terror chamado Cara-de-Barro, sobre esse cara… nós teríamos morrido de vontade de produzir esse filme'”, compartilhou Gunn, referindo-se ao suspense de 2016 que escreveu e co-produziu com Safran. “Porque Cara-de-Barro é simplesmente um excelente roteiro de terror corporal. E o fato de estar dentro do DCU é só um bônus”.
Apesar do entusiasmo inicial com o roteiro de Flanagan, a decisão de reescrevê-lo por Amini levanta questionamentos sobre o futuro da produção e se a visão original para o filme de terror corporal sobre o Cara-de-Barro será mantida em sua totalidade.

O longa e chega aos cinemas em 11 de setembro de 2026.
Lembrando que o vilão já apareceu em ‘Comando das Criaturas’.
Com roteiro de Mike Flanagan (‘Missa da Meia-Noite’) e direção de James Watkins (‘Não Fale o Mal’), o projeto promete trazer uma abordagem inovadora para um dos vilões mais icônicos do Batman.
James Gunn explicou recentemente a decisão de criar um filme baseado nesse personagem do Batman: “Eu não planejei fazer um filme do Cara de Barro. O Mike [Flanagan] chegou e apresentou essa ideia maravilhosa. Eu fiquei tipo: ‘Caramba, não acredito que você me fez querer fazer um filme do Cara de Barro’. Mas ele ainda tinha que escrever o roteiro, e quem sabe como isso ia funcionar. Ele foi lá e escreveu o roteiro. O primeiro rascunho ficou ótimo. O segundo ficou ainda melhor. E aí eu disse: ‘Vamos fazer isso.’ Encontramos um lugar para o projeto, porque se tem qualidade, podemos encontrar uma maneira de encaixar”.
Questionado sobre o fato do filme ser lançado um mês antes de ‘Batman – Parte II’, Gunn afirmou: “Bem, quero dizer, o Cara de Barro está no DCU, então não importa”.

