A franquia japonesa ‘Super Sentai’, que marcou época por cinco décadas e serviu de inspiração direta para a criação de ‘Power Rangers’, chegou oficialmente ao fim.
De acordo com o Anime Mojo e confirmado pela Toei, a exibição da série será encerrada. O tradicional horário de ‘Super Sentai’ será assumido por uma nova série tokusatsu live-action: ‘Super Space Sheriff Gavan Infinity’.
Com isso, ‘Super Sentai’ encerra sua jornada nas telinhas após 50 anos de exibição.
Rumores sobre o fim da produção já circulavam há algum tempo, indicando que a decisão se deveu a baixos lucros. A receita insuficiente gerada pela exibição, vendas de produtos derivados, eventos e adaptações cinematográficas não estava sendo capaz de cobrir os altos custos de produção da série.
A última série da franquia é ‘No. 1 Sentai Gozyuger’, que está atualmente em exibição pela emissora TV Asahi e terá seu desfecho previsto para o próximo ano. Ao todo, a franquia somará 49 séries produzidas.
Walter Emanuel Jones, o Ranger Preto original, defende escalação em ‘Power Rangers’: “Foi uma honra”
O encerramento de ‘Super Sentai’ levanta questões sobre o futuro de ‘Power Rangers’, sua adaptação americana.
A última temporada de ‘Power Rangers’ exibida foi ‘Power Rangers Cosmic Fury’ em 2023. A Netflix também exibiu um especial de 30º aniversário, intitulado ‘Mighty Morphin Power Rangers: Once & Always’, também em 2023.
Atualmente, os direitos de ‘Power Rangers’ deixaram a Netflix e agora pertencem à Disney que contratou a dupla showrunner de ‘Percy Jackson’, Jonathan E. Steinberg e Dan Shotz, para criar uma nova série para o Disney+.
Ainda não se sabe qual trama os novos showrunners da Disney adaptarão e como eles seguirão a produção agora, com o fim da fonte primária de material, que era a franquia ‘Super Sentai’.
Power Rangers: Clássico Ranger Azul, David Yost, deve voltar em nova temporada
A saga começou em 1975 com ‘Himitsu Sentai Gorenger’ (distribuída no exterior como Five Rangers), sendo a primeira série a apresentar cinco heróis identificados por cores, como vermelho, azul, amarelo e rosa.
Cada temporada de ‘Super Sentai’ acompanhava a jornada de um grupo de humanos que se transformava em rangers para salvar o mundo de ameaças monstruosas. Cada série apresentava um tema próprio, tanto para as transformações quanto para a história.
A partir da terceira temporada, ‘Battle Fever J’ (1979), a produção começou a incorporar robôs gigantes metálicos, os famosos Megazords, que se tornaram uma das marcas registradas do gênero tokusatsu. Novas versões da franquia foram lançadas anualmente desde então.

