A atriz e escritora brasileira Fernanda Torres é a integrante do júri principal da 82ª edição do Festival de Cinema de Veneza, um dos mais prestigiados do mundo. Ela se junta a nomes de peso do cinema internacional sob a presidência do diretor americano Alexander Payne (Os Descendentes, Nebraska).
Os grande veículos norte-americanos aproveitaram o buzz que a atriz gera nas redes sociais e postaram vídeos e fotos da brasileira no Festival.
Confira:
Fernanda Torres arrives to the #VeniceFilmFestival, where she is serving on the competition jury. pic.twitter.com/meHMe9l9bW
— Variety (@Variety) August 27, 2025
Fernanda Torres no Festival de Cinema de Veneza:
Em 2024, como protagonista de ‘Ainda Estou Aqui’ e concorrendo à Copa Volpi de Melhor Atriz.
Em 2025, como membro do júri do evento. pic.twitter.com/V5gk65dkbF
— Fernanda Torres Fãs (@nandatorresfas) August 27, 2025
Fernanda Torres at the #VeniceFilmFestival jury press conference. pic.twitter.com/8ZjLvcWjcy
— Variety (@Variety) August 27, 2025
#VeniceFilmFestival jury member Fernanda Torres stands up and waves as she’s presented at the jury press conference pic.twitter.com/EAqgGl1Kz3
— Deadline (@DEADLINE) August 27, 2025
Fernanda Torres stuns at the 82nd Venice International Film Festival. pic.twitter.com/BnfhiyHHXY
— Film Crave (@_filmcrave) August 27, 2025
Fernanda, vencedora do Globo de Ouro 2025, indicada ao Emmy e vencedora do prêmio de melhor atriz em Cannes por ‘Eu Sei Que Vou Te Amar ‘(1986), é reconhecida não apenas por sua trajetória como atriz, mas também por sua contribuição como cronista e autora premiada. Sua seleção reforça a presença do Brasil nos grandes festivais internacionais e valoriza a diversidade de olhares no júri.
Além de Fernanda, o júri da competição oficial inclui Mohammad Rasoulof, cineasta iraniano recentemente exilado, conhecido por ‘O Mal Não Existe‘; Cristian Mungiu, diretor romeno vencedor da Palma de Ouro por ‘4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias‘; Stéphane Brizé, diretor francês de Em Guerra; Maura Delpero, diretora italiana de ‘Maternal‘; Zhao Tao, atriz e produtora chinesa, colaboradora de longa data de Jia Zhangke.
O grupo será responsável por atribuir os principais prêmios do festival, como o Leão de Ouro de melhor filme, o Leão de Prata de melhor direção, as Coppa Volpi de atuação, entre outros.
O júri da mostra paralela Horizons será presidido pela diretora francesa Julia Ducournau (Titane) e terá entre seus membros a diretora australiana Shannon Murphy (Babyteeth) e o artista norte-americano RaMell Ross.
Já o júri do prêmio Luigi de Laurentiis, voltado a primeiras obras, será liderado pela escocesa Charlotte Wells (Aftersun), acompanhada por Erige Sehiri (França-Tunísia) e Silvio Soldini (Itália).
O Festival de Veneza 2025 acontece entre hoje e 6 de setembro.
