Durante a coletiva de ‘Megalopolis’ que aconteceu no Festival de Cannes e teve a participação do CinePOP, o diretor Francis Ford Coppola falou sobre ter financiado com seu próprio dinheiro os US$ 120 milhões do orçamento astronômico do filme.
Coppola começou a escrever o filme em 1983, e financiou o projeto com a venda de uma parte significativa de seu império vinícola, avaliada em mais de US$ 500 milhões em um acordo de 2021.
“Nunca me importei com dinheiro. Meus filhos, sem exceção, têm carreiras maravilhosas sem fortuna. Eles não precisam da fortuna.”
O maior arrependimento teria sido não ter feito o filme, disse o cineasta.
“Há tantas pessoas que quando morrem dizem: ‘Oh, eu gostaria de ter feito isso’. Mas quando eu morrer, direi: ‘Tenho que fazer isso, ver minha filha ganhar um Oscar, fazer vinho e fazer todos os filmes que quiser.’ Estarei tão ocupado pensando em todas as coisas que tenho que fazer que, quando morrer, não vou notar.”
O épico de Coppola fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes – e parece que se tornou um dos filmes mais divisivos do ano.
No Rotten Tomatoes, a produção amargou 48% de aprovação com base em 27 reviews até o momento. As avaliações variam entre elogios entusiasmados à “loucura genial” do filme até críticas que o definem como “caótico”, “desconcertante” e “a coisa mais louca já vista”.
Confira alguns comentários!
“É meio Batman, meio Gladiador, meio ‘Tomorrowland’, misturado com um amontoado de ideias e imagens, e o público de Cannes não sabia o que fazer com isso”, disse Sharon Waxman do The Wrap.
“Estou completamente sem palavras com Megalópole. Se Coppola está feliz com isso, então acho que é algo? Saí totalmente desconcertado e desnorteado com ele. Como um filme de 120 milhões pode parecer tão barato? Sinceramente, não sei como devo revisar esse filme, porque nem tenho certeza se poderia dizer qual é o enredo. Sinto que preciso de uma semana para digerir antes de tentar discutir isso. Diria que Audrey Plaza torna tudo mais suportável por causa de sua marca já incorporada de estranheza – estou completamente aqui pelos memes!”, disse Luke Hearfield.
I am lost for words with Megalopolis. If Coppola is happy with it then I guess that’s something? ♂️
I left it feeling totally discombobulated and bewildered by it. How does a 120M movie look this cheap?
I honestly don’t know how I’m supposed to review this film cause I’m not… pic.twitter.com/DhV1L9aGRo— Luke Hearfield @ Cannes (@LukeHearfield) May 16, 2024
“Megalópolis de Francis Ford Coppola é um sonho febril caótico e psicodélico que faz as histórias do set serem indiscutíveis. Adoro ver diretores seguindo uma ideia, mas o resultado, neste caso, é um filme tão além da compreensão que nem mesmo pode ser desvendado”, acrescentou Billie Melissa.
Francis Ford Coppola’s MEGALOPOLIS is a chaotic, psychedelic fever dream that makes the stories from set undoubtable. I love seeing directors run with an idea but the result in this instance is a film so beyond comprehension that it cannot even begin to be unpacked. #Cannes2034 pic.twitter.com/OaLdJUjwCs
— Billie Melissa (@billiemelissa_) May 16, 2024
“Megalópolis é a coisa mais louca que já vi”, declarou Bilge Ebiri.
MEGALOPOLIS is the craziest thing I’ve ever seen. https://t.co/GZorwBLMQ8
— Bilge Ebiri (@BilgeEbiri) May 16, 2024
“A primeira hora de Megalópolis foi um desastre, um desastre cativante, mas ainda podre. Então, a segunda hora chegou; eu realmente me envolvi. Muitas coisas não funcionam no projeto de paixão de Francis Ford Coppola, mas sua linguagem visual é afiada. E há uma cena envolvendo uma mistura que é incrível”, acrescentou Robert Daniels.
MEGALOPOLIS: first hour was a disaster, an endearing disaster but still poor. Then the second hour hit; I totally bought in. Much doesn’t work in Francis Ford Coppola’s passion project, but its visual language is sharp. And there’s one scene involving a mix that hits. #Cannes2024 pic.twitter.com/Fsidxa9YHJ
— Robert Daniels (@812filmreviews) May 16, 2024
“Megalópolis: a extravagância é uma característica, não um defeito! Um retrato grandioso, épico e completamente singular de 120 milhões de dólares, que também é uma fábula sobre a queda da antiga Roma e um apelo para salvar nossa civilização (e seu cinema) de si mesma. Sou grande fã”, disse David Ehrlich.
Megalopolis: the silliness is a feature, not a bug! a garish, epic, & utterly singular $120 million self-portrait that’s also a fable about the fall of ancient Rome & a plea to save our civilization (and its cinema) from itself. big fan.
my #cannes review https://t.co/fA6Wy3kiJN pic.twitter.com/VWEQCmNjh4
— david ehrlich (@davidehrlich) May 16, 2024
“Sempre é emocionante ver um cineasta operando em uma escala ambiciosa e arriscando tudo, mas não posso deixar de sentir que Megalópolis, ousado e bombástico como é, ficou um pouco aquém de sua promessa: um debate sobre nosso futuro e o do próprio meio”, declarou Leonardo Goi.
It’s always thrilling to watch a filmmaker operate on an impossibly ambitious scale and take all manner of risks, but I can’t help but think MEGALOPOLIS, daring and bombastic as it is, fell somewhat short of its promise: a debate on our future, and the medium’s own. #Cannes2024 pic.twitter.com/uvwcPVBPrZ
— Leonardo Goi (@LeonardoGoi) May 16, 2024
Assista ao teaser trailer:
O filme tem um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).