A atriz Emilia Clarke, eternizada como Daenerys Targaryen, relembrou recentemente seu trabalho em ‘Game of Thrones’, contando que se sentiu “machucada” e “muito irritada” ao ler um artigo em que o linguista da série criticava sua pronúncia em Dothraki.
De acordo com a Variety, Clarke recordou com tristeza as críticas de David J. Peterson, responsável pela criação do idioma fictício da série:
“Coloquei tanta energia em aprender Dothraki”, disse Clarke. “Mas o criador da língua, li em um artigo, disse que eu era péssima no Dothraki. Eu fiquei tipo: ‘O quê, mano?’ Não é real! Não é uma língua real! Eu não posso ser ruim nisso porque estou falando na TV, é assim que funciona… Honestamente, fiquei tão machucada. E depois, muito irritada”.
Emilia Clarke descarta retorno ao gênero fantasia após ‘Game of Thrones’
Após as declarações da atriz, Peterson se manifestou, explicando que ela havia entendido mal o que ele havia dito. Ele afirmou que, embora acreditasse que o Dothraki de Clarke estivesse um pouco instável na série, isso era exatamente o que a personagem Daenerys Targaryen precisava, já que ela não era nativa da língua.
“Eu acho que Emilia pode ter interpretado mal o que eu disse, porque nunca critiquei o Dothraki dela. Por que eu faria isso? A personagem dela nunca deveria falar como se fosse sua primeira língua, então ela nunca precisou ser perfeita”, explicou.
“Criticar qualquer imperfeição na performance dela seria como criticar Colin Firth por gaguejar em ‘O Discurso do Rei’. Seria perder totalmente o ponto. Na verdade, erros gramaticais e de pontuação foram incorporados em muitas das falas em Dothraki dela, e esses erros estavam nos arquivos de áudio que gravei para ela justamente com esse propósito… Emilia Clarke fez um trabalho excelente com o Dothraki, pois interpretava uma personagem que, diante de dificuldades enormes, era obrigada a aprender uma língua que nunca tinha ouvido antes e, eventualmente, se torna funcionalmente fluente, como uma falante não-nativa, e em um período relativamente curto”, concluiu.

Sansa Stark de volta? Sophie Turner comenta sobre possível retorno a ‘Game of Thrones’
‘Game of Thrones’ está disponvivel no HBO Max.
“Nove famílias nobres lutam pelo controle sobre as terras míticas de Westeros, enquanto um antigo inimigo retorna depois de estar adormecido por milhares de anos”, diz a sinopse.




