Recentemente, a série animada da Pixar, ‘Ganhar ou Perder’ (Win or Lose), anunciou que abandonaria a trama envolvendo uma personagem trans em um de seus episódios. Agora, o The Hollywood Reporter revelou que funcionários do estúdio estão lamentando a decisão da Disney.
“Isso mal me surpreendeu, mas me devastou”, disse Sarah Ligatich, ex-assistente de edição da Pixar que fez consultoria no episódio. “Por muito tempo, a Disney não esteve no ramo de criar ótimos conteúdos. Eles estão no ramo de gerar grandes lucros. Até dois anos atrás, quando eu estava na Pixar, tivemos uma reunião com [o então CEO] Bob Chapek, e eles foram claros conosco ao dizer que veem a animação como um meio conservador”.
A reportagem também compartilhou que vários funcionários estão desapontados com os rumos que o estúdio tem tomado.
Um deles comentou sobre a aparente ironia da declaração da Disney, dado que seus filmes animados são conhecidos por abordar temas adultos, como a morte de um pai (‘Bambi’, ‘O Rei Leão’) ou o uso de substâncias (‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Pinóquio’).
“O episódio, em sua versão final, estava tão bonito — e ilustrava maravilhosamente algumas das experiências de ser trans — e literalmente iria salvar vidas ao mostrar para aqueles que se sentem sozinhos e não amados que existem pessoas lá fora que os compreendem”, afirmou um ex-funcionário da Pixar.
Os informantes também observam que o episódio mudou significativamente em relação às gravações antigas que circularam nas redes sociais na semana passada, onde a personagem deliberava sobre qual banheiro usar. “Então é muito frustrante que a Disney tenha decidido gastar dinheiro para não salvar vidas”.
De fato, aqueles com laços com a Pixar estão preocupados que a mudança em ‘Ganhar ou Perder’ não seja uma situação isolada, no que diz respeito a projetos que estão recuando em suas mensagens.
Ligatich, que é trans, relembra a sensação de ser acolhida e valorizada durante seus dois anos e meio na Pixar, antes de ser demitida em maio.
“Não posso te dizer o quanto chorei ontem pensando naquela conversa que o David teve que ter com [Chanel]”, diz Ligatich. “Você não está pedindo apenas que alguém interprete alguém que não é, mas também pedindo para que essa pessoa entenda uma conversa política que vai além deles. Eles tinham essa história pronta há dois anos, então poderiam tê-la lançado durante o governo Biden, e escolheram não lançar”.
Ligatich acredita que há um mercado para essas histórias animadas em lugares como a Netflix, que pode não focar na criação de conteúdo LGBTQ+, mas fez algumas aquisições notáveis nesse espaço.
“A Netflix está mais do que feliz em hospedar conteúdo que conte histórias autênticas LGBTQ+”, diz Ligatich. “É assim que as coisas vão seguir daqui para frente, você verá muitos estúdios independentes surgindo para contar histórias”.
Na ocasião, de acordo com o The Hollywood Reporter, um porta-voz da Disney declarou: “Quando se trata de conteúdo animado para um público mais jovem, reconhecemos que muitos pais preferem discutir certos assuntos com seus filhos em seus próprios termos e cronograma”.
A decisão de alterar a trama foi tomada meses atrás, conforme a reportagem. A personagem em questão continuará na série, mas algumas falas que faziam referência à identidade de gênero serão retiradas.
A personagem ainda será dublada pela atriz trans Chanel Stewart, agora com 18 anos. Sobre a mudança na trama, ela afirmou: “Fiquei muito desanimada. Desde o momento em que recebi o roteiro, fiquei empolgada em compartilhar minha jornada para ajudar a empoderar outros jovens trans. Eu sabia que seria uma conversa muito importante. Histórias trans importam e merecem ser ouvidas”.
Lembrando que ela tinha 14 anos quando conseguiu o papel após responder a uma chamada de elenco para uma atriz trans.
Inicialmente prevista para estrear neste mês, ‘Ganhar ou Perder’ teve a data de lançamento alterada e agora estreará em 19 de fevereiro de 2025.
A série segue uma equipe mista de softball de uma escola média chamada “Pickles”, na semana que antecede o jogo do campeonato. Cada um dos oito episódios foca na vida fora de campo de um personagem e seu ponto de vista, seja de um jogador, um pai, um treinador ou um árbitro.
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