O astro Gary Oldman relembrou recentemente uma fase conturbada de sua carreira, após dar vida ao Dr. Zachary Smith em ‘Perdidos no Espaço’. Segundo o ator, o papel o marcou como o vilão, levando-o a ser chamado apenas para papéis desse tipo.
“Fiquei meio que estereotipado por um tempo”, disse Oldman. “Virei uma espécie de garoto-propaganda do ‘vilão de aluguel’. Era tipo: ‘Ah, precisamos de um vilão, chama o Gary.’ Não sei bem como isso aconteceu, mas aconteceu. E foi divertido por um tempo, mas eventualmente eu dei um basta. Começou a ficar repetitivo. Mas são papéis divertidos de fazer”.
Oldman comparou o personagem Dr. Zachary Smith com outro vilão icônico que interpretou: Jean-Baptiste Emanuel Zorg, de ‘O Quinto Elemento’.
“Esse personagem, assim como em O Quinto Elemento, é um vilão cômico”, explicou. “[Perdidos no Espaço] foi divertido, tinha um elenco ótimo. Achei que a história queria contar muita coisa — era muito filme para duas horas. Mas o Dr. Zachary Smith foi divertido de interpretar porque é um vilão com certo sarcasmo, ou um brilho de malícia no olhar”.
Uma das primeiras viradas de Oldman, de vilão para herói, aconteceu quando ele entrou na trilogia Batman, de Christopher Nolan, interpretando o Comissário Gordon.
O longa teve roteiro de Christopher Nolan e David S. Goyer.
‘Batman Begins’ está disponível no Max.