O lendário cineasta George Lucas, criador da franquia ‘Star Wars’, se pronunciou sobre as críticas que apontam a falta de diversidade racial e de gênero nos filmes.
Segundo a Variety, o cineasta foi sincero em afirmar: “Eles diziam: ‘São todos homens brancos’. A maioria das pessoas são alienígenas! A ideia é que você deve aceitar as pessoas como elas são, seja elas grandes e peludas ou verdes ou qualquer coisa. A ideia é que todas as pessoas são iguais”.
Lucas ressalta que os únicos seres discriminados no universo de ‘Star Wars’ são os robôs. “Aquilo era uma forma de dizer, sabe, as pessoas sempre estão discriminando algo e mais cedo ou mais tarde, isso é o que vai acontecer. Quero dizer, já estamos começando com a IA, dizendo: ‘Bem, não podemos confiar nesses robôs'”.
Ao mencionar a falta de personagens negros nos filmes, Lucas destaca: “No primeiro filme, havia alguns tunisianos que eram negros, e no segundo eu tinha Billy Williams, e nos [prequels], que também estavam criticando, eu tinha Sam Jackson. Ele não era um canalha como Lando. Ele era um dos melhores jedi”.
O cineasta ainda responde às críticas sobre a representatividade feminina na saga exaltando o papel crucial mulheres em ‘Star Wars‘. “Quem você acha que são os heróis nessas histórias? O que você acha que a Princesa Leia era? Ela é a líder da rebelião. Ela é quem está levando esse jovem que não sabe de nada e esse cara cheio de si, que não pode fazer nada, e tentando salvar a rebelião com esses palhaços… E é a mesma coisa com a Rainha Amidala”.
E concluiu: “Você não pode simplesmente colocar uma mulher de calças e esperar que ela seja uma heroína. Elas podem usar vestidos, podem usar o que quiserem. É o cérebro delas e a capacidade de pensar e planejar e ser logística. Isso é o que faz um herói”.
Lembrando que ‘Star Wars: O Acólito’, nova produção da saga, chega ao catálogo da Disney+ em 04 de junho.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
In one month, the two-episode premiere of @OfficialAcolyte, a Star Wars Original series, arrives on @DisneyPlus. pic.twitter.com/Yj6D827jnU
— Star Wars (@starwars) May 4, 2024
Criada por Leslye Headland, “‘Star Wars: The Acolyte’ é um thriller de mistério que levará os espectadores a uma galáxia de segredos sombrios e poderes emergentes do lado sombrio nos dias finais da era da Alta República. Na trama, uma ex-Padawan se reúne com seu Mestre Jedi para investigar uma série de crimes, mas as forças que eles enfrentam são mais sinistras do que imaginavam”.
Anteriormente, o Sindicato dos Roteiristas anunciou os nomes que estarão por trás dos 8 episódios da aguardada série.
A distribuição dos episódios ficou assim:
Episódio 1: Leslye Headland (‘Boneca Russa’)
Episódio 2: Jason Micallef (‘Heathers’) e Charmaine DeGrate (‘A Casa do Dragão’)
Episódio 3: Jasmyne Flournoy (‘Falcão e o Soldado Invernal’) e Eileen Shim (‘A Casa do Dragão’)
Episódio 4: Claire Kiechel (‘Watchmen’) e Kor Adana (‘Mr. Robot’)
Episódio 5: Kor Adana e Cameron Squires (‘WandaVision’)
Episódio 6: Jason Micallef e Jocelyn Bioh (‘Boneca Russa’)
Episódio 7: Charmaine DeGrate, Jen Richards (‘Blindspotting’) e Jasmyne Flournoy
Episódio 8: Jason Micallef
A produção traz personagens como os mestres Sol (Lee Jung-jae) e Indara (Carrie-Anne Moss), a padawan Jecki Lon (Dafne Keen) e o Wookie Jedi Kelnacca (Joonas Suotamo).