George R.R. Martin, autor de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, usou seu blog para compartilhar o que pensa sobre as recentes adaptações de livros aclamados, afirmando que no geral as adaptações são inferiores, com uma exceção: a série ‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’.
Martin argumenta que muitos roteiristas e produtores acreditam que podem “melhorar” histórias de livros, subestimando o trabalho dos autores originais. “Para onde quer que você olhe, há mais roteiristas e produtores ansiosos para pegar grandes histórias e ‘torná-las suas’. Não parece importar se o material de origem foi escrito por Stan Lee, Charles Dickens, Ian Fleming, Roald Dahl, Ursula K. Le Guin, J.R.R. Tolkien, Mark Twain, Raymond Chandler, Jane Austen, ou… bem, qualquer um. Por maior que seja um escritor, por melhor que seja o livro, sempre parece haver alguém à mão que acha que pode fazer melhor, ansioso para pegar a história e ‘melhorá-la’. ‘O livro é o livro, o filme é o filme’, dirão, como se estivessem dizendo algo profundo. Depois, fazem da história a sua”.
Ele continua: “Eles nunca a tornam melhor, no entanto. Novecentas e noventa e nove vezes em mil, pioram. Ocasionalmente, porém, temos uma adaptação muito boa de um livro ótimo e, quando isso acontece, merece aplausos”.
Em meio à sua crítica geral, Martin destaca uma exceção: a série ‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’, recente adaptação para TV do romance de James Clavell. Ele confessa ter ficado cético inicialmente, mas se impressionou com a qualidade da produção.
Eu posso me deparar com um desses casos recentemente, quando assisti à nova versão da série ‘Xógum: A Gloriosa Saga do Japão’ da FX. [..]. Mas não aceite a minha palavra para isso. Assista você mesmo”, conclui Martim.
Há algumas semanas, a HBO confirmou Peter Claffey (‘Wreck’) e Dexter Sol Ansell (‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’) como protagonistas de ‘Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight’, série derivada de ‘Game of Thrones’.
Infelizmente, não foram revelados maiores detalhes sobre o desenvolvimento.
Confira a sinopse:
“Um século antes dos eventos de ‘Game of Thrones’, dois improváveis heróis vagaram por Westeros: um cavaleiro jovem e ingênuo, mas corajoso, Sor Duncan, o Alto, e seu escudeiro baixinho, Egg. Em uma época em que a linhagem Targaryen ainda detinha o Trono de Ferro e a memória do último dragão ainda não havia se extinguido, grandes destinos, poderosos inimigos e perigosas aventuras aguardam esses improváveis e incomparáveis amigos.”
Official synopsis for #TheHedgeKnight ⚔️
“A century before the events of Game of Thrones, two unlikely heroes wandered Westeros… a young, naïve but courageous knight, Ser Duncan the Tall, and his diminutive squire, Egg. Set in an age when the Targaryen line still holds the… pic.twitter.com/8L20Y2CbOJ
— Culture Crave (@CultureCrave) April 5, 2024
George R.R. Martin e Ira Parker serão responsáveis pelo roteiro, além de servirem como produtores executivos do derivado.
A produção está programada para estrear no segundo semestre de 2025.
Vale lembrar que a 2ª temporada de ‘A Casa do Dragão‘ será lançada oficialmente no dia 16 de junho.
Confira os trailers: