O diretor de fotografia John Mathieson fez duras críticas à abordagem de Ridley Scott durante as filmagens de ‘Gladiator II’.
Em entrevista ao podcast DocFix, Mathieson, que trabalhou com Scott em seis filmes, descreveu a atitude do diretor como preguiçosa e destacou mudanças negativas em sua forma de trabalhar ao longo dos anos.
Mathieson apontou que Scott depende excessivamente de efeitos digitais para corrigir erros na imagem, como sombras de microfones ou câmeras, algo que considera um atalho criativo e “realmente preguiçoso”.
Ele também criticou o uso intensivo de várias câmeras durante as filmagens, o que, segundo ele, dificulta a iluminação de cenas e compromete a qualidade visual.
“Ter muitas câmeras não acho que tenha tornado os filmes melhores […] É um pouco apressado, apressado, apressado. Isso mudou nele. Mas é assim que ele quer fazer, e eu não gosto e não acho que muitas pessoas gostem, mas as pessoas amam seus filmes e ele é Ridley Scott e pode fazer o que quiser. As pessoas querem filmar com várias câmeras porque conseguem muitas performances e envolvem muitas pessoas. Mas não há o cuidado”, declarou John Mathieson.
Mathieson destacou que, em seus primeiros filmes, Scott era mais cuidadoso com a iluminação e a composição visual, algo que ele sente ter sido abandonado para acelerar o processo de produção.
“Ele só quer terminar tudo”, afirmou o diretor de fotografia.
Lembrando que ‘Gladiador II’ segue em exibição nos cinemas nacionais!
A sequência ‘Gladiador 2‘ conseguiu ultrapassar a marca dos US$ 220 milhões nas bilheterias mundiais.
Com 71% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, ‘Gladiador 2‘ recebeu uma nota B do público no CinemaScore. Para termos de comparação, a avaliação ficou abaixo do longa original, que havia recebido uma nota A dos espectadores.
Apesar disso, o filme mantém uma média de 85% de aprovação do público no RT.