O Globo de Ouro é um dos principais termômetros para o Oscar e um dos eventos que abrem a temporada de premiações.
Visto que a próxima cerimônia está prestes a acontecer – com exibição agendada para este domingo, 05 de janeiro -, preparamos uma breve lista para que você conheça os longas-metragens indicados à categoria de Melhor Filme – Drama.
Confira:
O BRUTALISTA
Apostando fichas numa remodelação do monomito através de uma perspectiva única e épica, ‘O Brutalista’ é um impactante drama que se estende por mais de três horas e meia de duração. Dirigido por Brady Cobert e trazendo nomes como Adrien Brody, Felicity Jones e Guy Pearce no elenco, a trama acompanha o visionário arquiteto László Toth e sua esposa, Erzsébet, que fogem da Europa pós-guerra para reconstruírem seu legado e testemunham o nascimento da América moderna, suas vidas mudam para sempre por um cliente misterioso e rico. Essa história de amor nada convencional os leva para alturas monumentais e depressões devastadoras.
UM COMPLETO DESCONHECIDO
Trazendo Timothée Chalamet em um papel que pode lhe render uma indicação ao Oscar, ‘Um Completo Desconhecido’ traz às telonas a vida do icônico musicista Bob Dylan. A trama nos leva de volta para o Festival de Newport, em meados dos anos 1960, em que um jovem Dylan sacudiu o cenário da música folclórica ao se tornar elétrico e transformar o rock na voz de uma geração, definindo um dos momentos mais transformadores da música do século XX.
CONCLAVE
O suspense dramático ‘Conclave’ chamou a atenção dos críticos e do público desde o momento em que estava em gestação – caindo no gosto dos espectadores com aclame aplaudível e tornando-o o favorito para levar o Oscar de Melhor Filme para casa. Na trama, após a morte inesperada do atual pontífice, o Cardeal Lawrence é encarregado de conduzir processo confidencial de escolha de um novo Papa. Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção, cada um com suas próprias ambições. Lawrence se vê no centro de uma conspiração, desvendando segredos que ameaçam não apenas sua fé, mas também as fundações da Igreja.
DUNA: PARTE 2
Ambicioso, estupendo e majestoso são apenas alguns dos adjetivos que conseguem resumir, grosso modo, ‘Duna: Parte 2’. O longa mais recente de Denis Villeneuve dá continuidade à jornada de Paul Atreides e emerge como um deleite para os olhos, uma aula de como fazer cinema e, de forma imediata, posta-se como um dos melhores títulos não apenas da década, mas do século – contando com atuações incríveis, efeitos visuais de tirar o fôlego e um comprometimento artístico sem precedentes.
NICKEL BOYS
Conquistando fabulosos 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, ‘Nickel Boys’ ainda não chegou aos cinemas brasileiros – mas fez um barulho estrondoso lá fora. O drama histórico, baseado no romance homônimo de Colson Whitehead, nos leva para os anos 1960 e acompanha dois jovens afro-americanos chamados Elwood e Turner, que são mandados para um reformatório extremamente tóxicos e abusivo na Flórida. A trama é inspirada na Escola Dozier para Garotos, um antigo instituto que ganhou notoriedade pelo tratamento condenável que aplicava em seus alunos.
SETEMBRO 5
Ambientado durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique, a trama de ‘Setembro 5’ acompanha uma equipe americana de transmissão esportiva que precisou se adaptar para a cobertura ao vivo dos atletas israelenses feitos reféns. A produção oferece uma nova perspectiva sobre esse evento histórico visto globalmente por um número estimado de um bilhão de pessoas na época.