A pandemia do novo coronavírus COVID-19 freou o mundo inteiro de forma sem precedentes – e, dentre as esferas mais afetadas em virtude da doença, de fato a do entretenimento alcançou o primeiro lugar.
Conforme o vírus se espalhava pelo mundo e atingir os principais polos de produção audiovisual, diversas produções foram suspensas, levando os estúdios e as distribuidoras a encontrar alternativas para divulgar séries e longas-metragens – recorrendo, principalmente, aos serviços de streaming. E não apenas como forma de manter as pessoas em um burocrático e compulsório isolamento social, mas também de tentar fazer a economia girar e não se render a demissões em massas e cortes de gastos drásticos.
Enquanto a Netflix, a Amazon Prime e o Disney+ dominaram as águas internacionais, coube a Globoplay ganhar destaque em território nacional – tornando-se uma das plataformas mais rentáveis ao faturar quase R$150 milhões
Segundo o site NaTelinha, o serviço ganhou mais de 2,5 milhões de novos usuários em 2020 até o final do primeiro semestre, arrecadando R$148,5 milhões para o Grupo Globo de televisão. Esse crescimento, que representa um avanço de 62% no total de assinantes, é fruto da liberação das novelas mais famosas da emissora em seu extenso catálogo.
As informações também indicam que as produções mais procuradas pelos espectadores foram ‘Tieta’ (1989), em primeiro lugar, e ‘A Favorita’ (2008), em segundo- e a audiência inclusive vem superando a das que estão no ar atualmente.