Há pessoas que passam por nossas vidas que deixam marcas positivas e nos ajudam nas tomadas de decisões futuras a partir de seus ensinamentos. Com as Olimpíadas acontecendo, relembrarmos alguns filmes com treinadores inspiradores. Segue uma ótima lista abaixo:
Lançado 31 anos atrás, e buscando popularizar um esporte que não vemos muito por aqui no Brasil, o Hockey, chegou aos cinemas o emocionante e divertido filme Nós Somos os Campeões. A base da história, que veríamos mais desenrolares em outros dois filmes em sequência, gira em torno de um amargurado ex-atleta, agora advogado, que precisa cumprir serviço comunitário após um incidente, fato que o leva a seu o treinador de uma talentosa equipe juvenil de Hockey.
Na trama, acompanhamos um homem que após uma punição no passado é recrutado por um amigo de longa data para ser o novo treinador de basquete de um colégio situado em uma cidadezinha de Indiana, mudando a vida de todos e a própria através do esporte.
Coach Carter – Treino para a Vida
Lançado em 2005 e protagonizado por Samuel L. Jackson, Coach Carter – Treino para a Vida nos mostra a história de um homem que é convidado para ser o treinador da escola onde estudou na adolescência. O filme é baseado em fatos reais.
Um dos filmes mais tristes e que deixa o coração apertado na carreira de Clint Eastwood, Menina de Ouro, ganhador de inúmeros prêmios, inclusive quatro Oscars, conta a história de um veterano treinador de Boxe que aceita treinar uma esforçada jovem.
Karatê Kid
Nesse clássico da sessão da tarde, conhecemos a história de Daniel (Ralph Macchio), um jovem com desejo em praticar uma das principais artes marciais japonesas, o Karatê, que encontra no mestre Miyagi (Pat Morita) uma fortaleza de sabedoria aprendendo essa arte com disciplina.
Creed: Nascido para Lutar
Na trama, acompanhamos a história de Adonis Johnson (Michael B. Jordan), um homem marcado por uma infância conturbada e que nunca conheceu seu pai. Certo dia, anos depois de ser adotado pela ex-mulher de seu pai (o famoso pugilista Apollo Creed), Adonis resolveu investir na carreira de lutador e acaba se mudando para a Filadelfia, onde vai atrás de seu ‘Tio’, o famoso lutador Rocky Balboa (Sylvester Stallone). Assim, esses dois buscarão enfrentar cada um seu desafio, nessa etapa da vida.
Dirigido por Taika Waititi e protagonizado pelo ótimo ator alemão Michael Fassbender, Quem Fizer Ganha nos mostra a história de um treinador em declínio na carreira que vê uma nova oportunidade surgir na profissão ao aceitar treinar a equipe de futebol da Samoa Americana.
Dirigido pela cineasta neozelandesa Niki Caro e protagonizado por Kevin Costner, em McFarland dos EUA conhecemos a história de um treinador que chega numa nova escola na Califórnia e muda por completo a trajetória de alguns jovens.
Dirigido pelo cineasta Dexter Fletcher, lançado no ano de 2016, em Voando Alto conhecemos a curiosa história de um homem que busca uma vaga na equipe de saltos no jogos de inverno de 1988 e conta com a ajuda de um ex-atleta que estava longe dos esportes.
Na trama, conhecemos Diana Nyad (Annette Bening) uma esportista conhecida por toda a américa que algumas décadas atrás tentou uma façanha até então que outros também não conseguiram. O tempo passou, afastada das piscinas por muito tempo, virou comentarista de uma emissora de televisão. Certo dia, volta a buscar realizar o objetivo mencionado de décadas atrás, percorrer nadando mais de 160 quilômetros, entre Cuba e a Flórida, uma travessia repleta de perigos bem mais impossível do que possível. Ao lado da inseparável amiga e técnica Bonnie (Jodie Foster) e de uma equipe super gabaritada, Diana precisará treinar o corpo e combater os conflitos emocionais provocados por traumas do passado em busca desse incrível objetivo.