A 64ª edição do Grammy Awards ocorreu ontem, 03 de abril, para celebrar o melhor da música – e reunir os maiores artistas do planeta em uma comemoração incrível.
Além de Trevor Noah comandando a premiação, tivemos a ilustre presença de nomes como Lady Gaga, BTS, Billie Eilish, Olivia Rodrigo, H.E.R., Jon Batiste, Lil Nas X e muitos outros que incendiaram os palcos do evento com performances arrebatadoras – e que, de fato, ficarão marcadas em nossa memória.
Pensando nisso, resolvemos elencar as dez melhores apresentações da noite de ontem, focando essencialmente na presença de palco dos artistas e no conjunto da obra como um todo, bem como o nível do espetáculo que criaram.
Confira abaixo a nossa lista e conte para nós qual foi a sua favorita:
10. SILK SONIC
Música: 777
O duo Silk Sonic, formado por Bruno Mars e Anderson .Paak, conquistou inúmeros elogios desde sua estreia oficial no ano passado com o single “Leave the Door Open” (que inclusive levou duas das principais estatuetas para casa na noite de ontem) – e, como se não bastasse, os dois abriram a cerimônia do Grammy com uma explosiva performance de “777”, uma das canções promocionais do álbum ‘An Evening with Silk Sonic’, aquecendo o público e preparando terreno para outros incríveis atos que subiriam ao palco ao longo do evento.
9. JON BATISTE
Música: Freedom
É bem provável que o nome de Jon Batiste tenha ficado fora de seu radar mainstream, mas se você assistiu à animação ‘Soul’, já teve contato com a incrível habilidade desse artista. Conhecido por aglutinar R&B, jazz, blues e diversos outros elementos em um único lugar, Batiste se jogou de cabeça no afrofuturismo estético e na representação grafítica do Harlem e Brooklyn dos anos 1980/1990 com uma performance extremamente divertida, alto-astral e bizarra, recheada de cores vibrantes e dançarinos maravilhosos.
8. JOHN LEGEND
Música: Free
John Legend não é um EGOT por qualquer razão – e provou isso mais uma vez ao ser convidado a cantar na mais recente edição do Grammy. Legend debutou uma música original intitulada “Free”, em homenagem e apoio à guerra que a Ucrânia enfrenta contra a Rússia e aos refugiados e soldados que enfrentam uma ameaça nuclear. A tocante canção não foi encabeçada apenas por ele, mas também por duas convidadas incríveis: a musicista ucraniana Siuzanna Iglidan, acompanhada do instrumento conhecido como bandura; e a cantora também ucraniana Mika Newton, que cantou um dos versos em sua língua natal.
7. BTS
Música: Butter
A boy band mais adorada da atualidade não poderia ter ficado de fora do Grammy, é claro – e eles não apenas arrancaram gritos da plateia toda vez que eram mencionados, como concorreram pelo segundo ano seguido à estatueta de Melhor Performance Duo/Grupo Pop por “Butter”. Nos palcos da premiação, BTS construiu uma narrativa bastante interessante (que incluiu um breve flerte com Olivia Rodrigo) e nos levaram à loucura com a apresentação enérgica da faixa supracitada, mostrando seus passos de dança e sua dinâmica organicidade como grupo.
6. OLIVIA RODRIGO
Música: drivers license
Olivia Rodrigo dominou o ano passado como ninguém e, depois de ter estrelado a série baseada em ‘High School Musical’, se lançou no cenário fonográfico com hits mundiais e seu álbum de estreia, ‘SOUR’, saindo vitoriosa do Grammy com nada menos que três estatuetas (incluindo Artista Revelação). Mas esses não foram os únicos pontos altos da noite para ela, visto que Rodrigo fez uma performance avassaladora com seu single “drivers license”, mantendo a peculiar e íntima atmosfera da música em um cenário ressoante a suas próprias experiências e acompanhada de um jogo de luzes esplêndido que apenas ressaltou sua envolvente voz.
5. SEGMENTO “IN MEMORIAM”
Músicas: Not a Day Goes By, Send in the Clowns, Somewhere
Normalmente não conseguimos prestar muita atenção nas pessoas que honram os grandes nomes do entretenimento que faleceram, mas essa edição do Grammy reuniu um grupo de talento inenarrável para prestar tributo: na cerimônia, Rachel Zegler, Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr. e Ben Platt uniram forças para celebrar a memória daqueles que se foram e construíram, através de uma teatralidade de tirar o fôlego, um compilado de três das músicas mais conhecidas da lenda da Broadway Stephen Sondheim, que morreu em novembro do ano passado – incluindo “Not a Day Goes By”, “Send in the Clowns” e “Somewhere”.
4. BRANDI CARLILE
Música: Right on Time
Se você nunca ouviu falar de Brandi Carlile, está na hora de abrir seu Spotify para conhecer essa incrível cantora e compositora estadunidense. Começando sua carreira em 2004, Carlile iluminou os palcos do Grammy com singularidade aguçada e uma sutileza performática invejável, trazendo uma necessária representatividade ao Grammy e à televisão norte-americana. Munida de seu violão e de um sentimentalismo surpreendente, a artista de fato deixou sua marca na premiação de ontem e nos deixou boquiabertos com notas aplaudíveis e um carisma apaixonante.
3. LIL NAS X
Músicas: Dead Right Now, Montero (Call Me By Your Name), Industry Baby
Depois de ter dominado as paradas com a colaboração “Old Town Road”, que definitivamente colocou seu nome no centro dos holofotes, o rapper Lil Nas X voltou com força total com o lançamento do ovacionado ‘MONTERO’, que se tornou um dos favoritos tanto da crítica quanto do público. E é claro que, em meio a controvérsias destacadas pelos tradicionalistas e conservadores, o artista faria questão de destilar sarcasmo em sua grande apresentação no Grammy, fazendo um belíssimo medley de “Dead Right Now”, “Montero (Call Me By Your Name)” e “Industry Baby”.
2. LADY GAGA
Músicas: Love For Sale, Do I Love You
Lady Gaga é sinônimo de realeza musical – e é claro que ela não ficaria de fora da nossa lista. Depois de ter causado uma comoção nas redes sociais ao chegar ao tapete vermelho do Grammy, a lendária cantora, compositora e atriz se jogou nos palcos com uma performance emulando toda a pompa de sua residência Jazz & Piano em Las Vegas, entregando vocais irretocáveis com “Love For Sale”, cujo nome é emprestado ao título de seu mais recente álbum, e uma consagração a seu amigo Tony Bennett, diagnosticado com Alzheimer, com uma emocionante e cândida interpretação de “Do I Love You”.
1. BILLIE EILISH
Música: Happier Than Ever
Eilish entregou um dos melhores e mais aclamados álbuns do ano passado, ‘Happier Than Ever’, e, apesar de não ter levado nenhum prêmio para casa, certamente não passou despercebida nos olhos do público. Ao lado do irmão, o produtor FINNEAS, a cantora e compositora entregou uma obra-prima visual e vocal com a faixa titular do disco, divertindo-se em um palco regado a uma simulação de chuva, a acordes explosivos da guitarra e homenageando o saudosos Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters que faleceu recentemente aos cinquenta naos.