Os Grammy Awards se configuram, até hoje, como a maior premiação da música – e, apesar das várias controvérsias ao longo dos anos, o gramofone dourado ainda é cobiçado por qualquer artista que se lance no cenário fonográfico.
Agora que estamos nos aproximando do fim do período de elegibilidade, que vai até o dia 31 de agosto, é apenas normal que pensemos quem deve ser indicado às categorias mais disputadas do evento – e são vários os nomes que devem e merecem aparecer, incluindo Beyoncé, Adele e Kendrick Lamar.
Pensando nisso, o CinePOP separou uma lista prevendo quem será nomeado nas principais categorias do Grammy: Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação.
Confira:
ÁLBUM DO ANO
FORTES CONCORRENTES
Renaissance, Beyoncé
30, Adele
Leave the Door Open, Silk Sonic
Harry’s House, Harry Styles
Mr. Morale & the Big Steppers, Kendrick Lamar
MOTOMAMI, ROSALÍA
Un Verano sin Ti, Bad Bunny
In These Silent Days, Brandi Carlisle
=, Ed Sheeran
Encanto, Vários Artistas
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Dawn FM, The Weeknd
Red (Taylor’s Version), Taylor Swift
Traumazine, Megan Thee Stallion
Dance Fever, Florence + the Machine
Honestly, Nevermind, Drake
Special, Lizzo
Beyoncé é um dos atos mais longevos da indústria da música contemporânea – e já deveria ter levado a principal estatueta do Grammy para casa já em 2013. Entretanto, Queen B nunca conseguiu o feito, mas pode estar perto de conquistar o Álbum do Ano com o irretocável ‘Renaissance’, que se tornou um sucesso crítico e comercial (e este prêmio só iria ajudar a cimentar sua importante representatividade no mainstream).
Mesmo assim, outros atos devem ser considerados na lista, tendo grandes chances de levar. Temos Adele com seu também ovacionado comeback ’30’; Kendrick Lamar com o incrível ‘Mr. Morales & The Big Steppers’, que poderia vingar sua inexplicável perda na premiação de 2016; ROSALÍA tem altas chances de ser indicada pela primeira vez a Álbum do Ano com ‘MOTOMAMI’, assim como Bruno Mars pode ser condecorado com mais uma estatueta na categoria com ‘Leave the Door Open’, performado ao lado de Anderson Paak. com o ato Silk Sonic (o que não seria surpresa, visto que este ano foram premiados com Gravação do Ano e Música do Ano pela música titular).
A maior dúvida, entretanto, reside sobre The Weeknd. Para aqueles que não se recordam, o artista foi esnobado no Grammy 2021 e não foi relembrado em nenhuma das categorias – o que causou comoção generalizada no público e o levou a dizer que não iria mais submeter nenhuma produção para o evento (mesmo que ‘Dawn FM’ seja merecedor não apenas das indicações, mas dos prêmios). Além dele, Taylor Swift pode conseguir sua sexta nomeação na categoria com ‘Red (Taylor’s Version)’, enquanto a trilha sonora de ‘Encanto’ pode ser tornar o primeiro álbum de um filme animado a abarcar uma aparição na lista.
MÚSICA DO ANO
FORTES CONCORRENTES
N95, Kendrick Lamar
Easy on Me, Adele
Break My Soul, Beyoncé
About Damn Time, Lizzo
As It Was, Harry Styles
First Class, Jack Harlow
We Don’t Talk About Bruno, Encanto (OST)
Moscow Mule, Bad Bunny
Smokin’ Out the Window, Silk Sonic
All Too Well (10 Minute Version), Taylor Swift
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Hold My Hand, Lady Gaga
Boyfriend, Dove Cameron
Saoko, ROSALÍA
Mais uma vez, é bem provável que os artistas indicados a Álbum do Ano faturem indicações nas outras categorias principais – o que implica em “Break My Soul”, de Beyoncé, “Easy On Me”, de Adele, e “As It Was”, de Harry Styles, como os favoritos para serem relembrados em Música do Ano. As três canções alcançaram o topo da Billboard Hot 100 e ganharam aclame por parte da crítica – e isso dificulta o trabalho para saber quem poderá ganhar a estatueta.
“N95”, de Kendrick Lamar, “Moscow Mule”, de Bad Bunny, e “We Don’t Talk About Bruno”, da trilha sonora de ‘Encanto’ (e que, nesse caso, contemplaria Lin-Manuel Miranda) também têm grandes chances de serem nomeadas. Já nas possíveis aparições, não podemos descartar aparições de ROSALÍA com o aclamado single de ‘MOTOMAMI’, “Saoko”; Lady Gaga com a impecável arena-rock de “Hold My Hand”, do filme ‘Top Gun: Maverick’; e Taylor Swift com o relançamento de dez minutos de “All Too Well”, de ‘Red (Taylor’s Version).
GRAVAÇÃO DO ANO
FORTES CONCORRENTES
Hold My Hand, Lady Gaga
Break My Soul, Beyoncé
All Too Well (10 Minute Version), Taylor Swift
Easy On Me, Adele
Boyfriend, Dove Cameron
N95, Kendrick Lamar
As It Was, Harry Styles
About Damn Time, Lizzo
First Class, Jack Harlow
We Don’t Talk About Bruno, Encanto (OST)
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Woman, Doja Cat
Saoko, ROSALÍA
Smokin’ Out the Window, Silk Sonic
Sweetest Pie, Megan Thee Stallion & Dua Lipa
Enquanto Música do Ano condecora as melhores composições, Gravação do Ano engloba o artista em si e a produção de determinada faixa. Por essa razão, inúmeros artistas têm chance igual de levar a estatueta para casa – e, nesse quesito, Beyoncé volta a se posar como uma das favoritas para conquistar uma indicação e, possivelmente, ganhar o prêmio com “Break My Soul”. Novamente, Adele também mostra-se como forte concorrente com “Easy On Me”, enquanto Taylor Swift pode abocanhar sua quinta indicação na categoria por “All Too Well (10 Minute Version)”.
Lady Gaga também pode dar as caras na categoria com “Hold My Hand”, cuja estrutura arena-rock oitentista foi bastante elogiada pelos críticos, reunindo-a com Benjamin Rice e BloodPop na produção da faixa. E, por incrível, Dove Cameron, ex-estrela do Disney Channel, também tem chance de faturar uma indicação com o lançamento de “Boyfriend”, que inclusive entrou para a nossa lista de melhores canções de 2022 até agora.
ARTISTA REVELAÇÃO
FORTES CONCORRENTES
Em Beihold
GAYLE
Dove Cameron
The Linda Lindas
Mitski
Morgan Wade
Bailey Zimmerman
Zach Bryan
Latto
Omar Apollo
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Wet Leg
Muni Long
Lauren Spencer-Smith
A categoria de Artista Revelação sempre é uma das mais complicadas de se prever – afinal, novos talentos surgem a todo momento no cenário da música e podem fazer um sucesso crítico e comercial inesperado. Dentro da lista que separamos, GAYLE é uma das que mais tem chance de ser relembrada – afinal, ela fez um barulho tremendo com “abcdefu”, alcançando o terceiro lugar na Hot 100; Dove Cameron, que vem ganhando expressivo espaço na indústria, também pode aparecer (apesar de não ser considerada uma artista nova, visto que já fez outras incursões).
Latto também tem chances de ser indicado, visto que ganhou o mesmo prêmio no BET Awards em junho deste ano – e sua canção, “Big Energy”, ocupou o terceiro lugar da Hot 100. E o grupo conhecido como The Linda Lindas causou grande impacto com o lançamento de “Racist, Sexist Boy”, que levou para casa a condecoração de Melhor Gravação Punk no Libera Awards, também em junho.
Quem você acha que será indicado ao Grammy 2023?