quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioMatériasGrammy Awards 2023 | Quem sairá vitorioso da maior premiação da música?

    Grammy Awards 2023 | Quem sairá vitorioso da maior premiação da música?

    A 65ª edição do Grammy Awards acontece hoje, 05 de fevereiro – e não poderíamos estar mais animados para ver quem sairá vitorioso da premiação.

    Sem nenhuma surpresa, Beyoncé foi a mais relembrada nas categorias, principalmente por seu aclamado álbum ‘Renaissance’. Ela compete pelas estatuetas de Álbum do Ano, Música do AnoGravação do Ano (estas últimas duas pelo lead single “Break My Soul”), além de empatar o recorde de artista mais indicada da história com 88 nomeações ao lado do marido, Jay-Z.

    Beyoncé disputa Álbum do Ano com Kendrick Lamar, que recebeu 8 indicações; Adele Brandi Carlile, ambas na luta em sete categorias; e ABBABad BunnyColdplayLizzo, Harry StylesMary J. Blidge.

    Além disso, Anitta tornou-se a quarta artista brasileira a ser indicada na categoria de Artista Revelação, precedida por Astrud GilbertoEumir DeodatoTom Jobim.

    Lembrando que os vencedores serão revelados no dia 05 de fevereiro de 2023.

    Confira nossas previsões abaixo:

    ÁLBUM DO ANO

    INDICADOS
    ABBA – Voyage
    Adele – 30
    Bad Bunny – Un Verano Sin Ti
    Beyoncé – Renaissance
    Mary J. Blige – Good Morning Gorgeous (Deluxe)
    Brandi Carlile – In These Silent Days
    Coldplay – Music of the Spheres
    Kendrick Lamar – Mr. Morale & the Big Steppers
    Lizzo – Special
    Harry Styles – Harry’s House

    Quem vai ganhar? Renaissance, Beyoncé ou 30, Adele
    Quem merece ganhar? Renaissance, Beyoncé

    Novamente, temos Adele e Beyoncé disputando nas principais categorias da premiação e, apesar dos fãs da Queen B não quererem ver o mesmo resultado de 2017, em que ’25’ venceu o prêmio de Álbum do Ano contra ‘Lemonade’, há a possibilidade de que isso aconteça. As duas artistas são as principais cotadas para a maior estatueta da noite – e ’30’, recente produção de Adele, foi muito bem recebida pela crítica em virtude de sua construção minimalista e pessoal, além de ter feito um estrondo de vendas.

    Entretanto, já faz muito tempo desde que Bey merece o prêmio – mais precisamente, desde o lançamento de seu álbum homônimo. Com ‘Renaissance’, a artista voltou a cair nas graças do público e da crítica, além de estrear em primeiro lugar na Billboard 200 e gerar o hit “Break My Soul”. Considerando o extenso e contínuo impacto de Bey no cenário fonográfico, dar o prêmio a ela é apenas mais um modo de celebrá-la.

    GRAVAÇÃO DO ANO

    INDICADOS
    ABBA – “Don’t Shut Me Down”
    Adele – “Easy On Me”
    Beyoncé – “Break My Soul”
    Mary J. Blige – “Good Morning Gorgeous”
    Brandi Carlile feat. Lucius – “You and Me on the Rock”
    Doja Cat – “Woman”
    Steve Lacy – “Bad Habit”
    Kendrick Lamar – “The Heart Part 5”
    Lizzo – “About Damn Time”
    Harry Styles – “As It Was”

    Quem vai ganhar? Easy On Me”, Adele ou “Break My Soul”, Beyoncé
    Quem merece ganhar? “Woman”, Doja Cat

    Como já mencionado, Adele e Beyoncé são as principais cotadas nas maiores categorias do Grammy 2023 – e, assim como em Álbum do Ano, ambas disputam em Gravação do Ano. De um lado, “Easy On Me”, do álbum ’30’, arranca vocais gloriosos de um dos grandes nomes da atualidade, mergulhados em uma melancólica e apaixonante rendição; de outro, “Break My Soul”, de ‘Renaissance’, é uma nostálgica ode ao house e ao dance, recheada de referências clássicas aos gênero em questão e um contagiante convite às pistas de dança.

    Mas, dentre os indicados, é Doja Cat quem merece mais atenção e pode até mesmo surpreender a todos ao faturar o gramofone dourado. Com “Woman”, um dos vários singles do elogiado álbum ‘Planet Her’, Doja constrói uma narrativa absurdamente fantástica que migra do afrobeats ao reggae e ao hip hop, erguendo uma celebração bastante sensual e que dominou as playlists deste ano.

    MÚSICA DO ANO

    INDICADOS
    Gayle – “abcdefu”
    Lizzo – “About Damn Time”
    Taylor Swift – “All Too Well”
    Harry Styles – “As It Was”
    Steve Lacy – “Bad Habit”
    Beyoncé – “Break My Soul”
    Adele – “Easy On Me”
    Kendrick Lamar – “The Heart Part 5”
    Bonnie Raitt – “Just Like That”

    Quem vai ganhar? Easy On Me”, Adele ou “All Too Well”, Taylor Swift
    Quem merece ganhar? “Easy On Me”, Adele

    A categoria de Música do Ano visa celebrar, essencialmente, a composição de determinada faixa – o que coloca Adele e Taylor Swift digladiando pela estatueta. Ambas já foram indicadas ao prêmio em edições passadas e, agora, retornam com canções amadurecidas e que fizeram sucesso ao redor do mundo. Adele compete pelo lead single “Easy On Me”, enquanto Swift concorre pela versão de dez minutos de “All Too Well” (uma tarefa difícil para os membros da Academia, considerando que as duas canções foram muito bem recebidas tanto pela crítica quanto pelo público).

    Eventualmente, Adele pode e merece repetir o feito em edições anteriores do Grammy, visto que, com a música supracitada, ela se lança a um belíssimo amadurecimento que levou mais de meia década para acontecer. Adele reconhece o processo de renascimento pelo que precisava passar, endereçando a turbulência que passou com seu último relacionamento com emocionantes versos.

    ARTISTA REVELAÇÃO

    INDICADOS
    Anitta
    Omar Apollo
    Domi & JD Beck
    Muni Long
    Samara Joy
    Latto
    Måneskin
    Tobe Nwigwe
    Molly Tuttle
    Wet Leg

    Quem vai ganhar? Anitta ou Måneskin
    Quem merece ganhar? Anitta ou Måneskin

    A categoria de Artista Revelação é uma das mais aguardadas da noite e configura o Big 4 junto às mencionadas acima. E qual foi nossa surpresa quando as apostas se concretizaram e Anitta conquistou uma merecida indicação. O motivo de relembrá-la, mesmo não sendo nenhuma estreante no cenário fonográfico, é bem simples: ela se tornou a primeira artista latina a alcançar o topo do Spotify mundial com o hit “Envolver”, calcando uma carreira de sucesso invejável para além do território nacional – e é uma das favoritas a levar o prêmio para casa.

    Entretanto, Anitta enfrenta competição considerável, principalmente por parte da banda de hard rock italiana Måneskin, que também vem fazendo forte barulho tanto nos Estados Unidos quanto no restante do planeta. Dominando as plataformas de streaming com mais de 4 bilhões de reproduções e inúmeros prêmios, a vitória do grupo no Grammy 2023 será recebida com muita animação pelos fãs.

    Últimas Notícias