Os Grammy Awards se configuram, até hoje, como a maior premiação da música – e, apesar das várias controvérsias ao longo dos anos, o gramofone dourado ainda é cobiçado por qualquer artista que se lance no cenário fonográfico.
Agora que estamos nos aproximando do aguardado anúncio dos indicados (que serão revelados amanhã, 08 de novembro), o CinePOP separou uma lista prevendo quem será nomeado nas principais categorias do Grammy: Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação.
Confira:
ÁLBUM DO ANO
FORTES CONCORRENTES
HIT ME HARD AND SOFT, Billie Eilish
Cowboy Carter, Beyoncé
The Tortured Poets Department, Taylor Swift
The Rise and Fall of a Midwest Princess, Chappell Roan
Short N’ Sweet, Sabrina Carpenter
Eternal Sunshine, Ariana Grande
Only God Was Above Us, Vampire Weekend
Deeper Well, Kacey Musgraves
POSSÍVEIS APARIÇÕES
BRAT, Charli XCX
Higher, Chris Stapleton
Scarlet, Doja Cat
Rockstar, Dolly Parton
Mais um ano chega – e nomes bastante conhecidos da indústria têm grandes chances de aparecer na lista de indicados a Álbum do Ano. Alguns nomes certeiros, obviamente, incluem Beyoncé, com o aclamado ‘Cowboy Carter’; Billie Eilish, com o ovacionado ‘HIT ME HARD AND SOFT’ (e com grande chances de levar sua segunda estatueta na categoria para casa); Taylor Swift, com ‘The Tortured Poets Department’, que quebrou recordes de vendas e de streamings ao redor do mundo; e Ariana Grande, com o elogiado ‘Eternal Sunshine’ (seu primeiro compilado de originais em quatro anos).
Acompanhando de perto essas três gigantes do cenário fonográfico, Sabrina Carpenter e Chappell Roan – que alcançaram níveis de fama estrondosos nos últimos meses -, também funcionam como apostas certeiras. Carpenter deve faturar uma nomeação por seu elogiado disco ‘Short N’ Sweet’, enquanto Roan tem chances sólidas de ser indicada por ‘The Rise and Fall of a Midwest Princess’.
Alguns nomes que mereciam aparecer na categoria, como Charli XCX e Chris Stapleton, talvez funcionem como os “azarões” da temporada. Charli já conquistou uma indicação a música do ano pela colaboração “Fancy”, ao lado de Iggy Azalea, mas voltou a dominar o cenário norte-americano com ‘BRAT’ (que, sem sombra de dúvida, tornou-se um evento entre os fãs e os apreciadores de boa música).
MÚSICA DO ANO
FORTES CONCORRENTES
Espresso, Sabrina Carpenter
Fortnight, Taylor Swift feat. Post Malone
Die With a Smile, Lady Gaga & Bruno Mars
Good Luck, Babe!, Chappell Roan
Texas Hold ‘Em, Beyoncé
Beautiful Things, Benson Boone
Birds of a Feather, Billie Eilish
We Can’t Be Friends (Wait for Your Love), Ariana Grande
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Not Like Us, Kendrick Lamar
Too Sweet, Hozier
Guess, Charli XCX feat. Billie Eilish
Mais uma vez, é bem provável que os artistas indicados a Álbum do Ano faturem indicações nas outras categorias principais – o que implica na aparição de Beyoncé com “Texas Hold ‘Em”, Taylor Swift com “Fortnight”, Ariana Grande com “We Can’t Be Friends (Wait for Your Love)” e Billie Eilish com “Birds of a Feather” para Música do Ano.
Considerando que a canção é premiada em virtude da composição lírica, Eilish deve ser, mais uma vez, a vencedora do gramofone dourado nessa categoria (tendo recentemente ganhado ano passado pela aclamada “What Was I Made For?”, do filme ‘Barbie’). Porém, ela enfrentará uma competição acirrada que emerge na figura de Sabrina Carpenter, cujo single “Espresso” se tornou uma das mais populares do ano.
Todavia, é notável a popularização da faixa “Die With a Smile” desde seu lançamento nos últimos meses – e Lady Gaga e Bruno Mars crescem dia após dia como os favoritos a conquistarem o prêmio pela aclamada balada soft-rock (que quebrou recordes de streamings e está próxima de chegar a 1 bilhão de reproduções no Spotify).
GRAVAÇÃO DO ANO
FORTES CONCORRENTES
Espresso, Sabrina Carpenter
Fortnight, Taylor Swift feat. Post Malone
Die With a Smile, Lady Gaga & Bruno Mars
Good Luck, Babe!, Chappell Roan
Texas Hold ‘Em, Beyoncé
Not Like Us, Kendrick Lamar
Birds of a Feather, Billie Eilish
We Can’t Be Friends (Wait for Your Love), Ariana Grande
POSSÍVEIS APARIÇÕES
Beautiful Things, Benson Boone
Too Sweet, Hozier
Guess, Charli XCX feat. Billie Eilish
Enquanto Música do Ano condecora as melhores composições, Gravação do Ano engloba o artista em si e a produção de determinada faixa – e é bem provável que os nomes que apareçam em uma categoria, também apareçam na outra.
Dessa maneira, a disputa novamente recairá sobre Beyoncé, Taylor Swift, Ariana Grande, Billie Eilish, Bruno Mars e Lady Gaga – veteranos enfrentando as estreantes Chappell Roan e Sabrina Carpenter. Porém, diferente de Música do Ano, é provável que o aclamado rapper Kendrick Lamar venha como surpresa e fature não apenas a indicação, como o gramofone de Gravação do Ano pela impecável “Not Like Us” – que carrega uma história por si só e que reiterou seu importante status no escopo fonográfico.
ARTISTA REVELAÇÃO
FORTES CONCORRENTES
Sabrina Carpenter
Chappell Roan
Shaboozey
Teddy Swims
The Last Dinner Party
Tommy Richman
Benson Boone
Megan Moroney
POSSÍVEIS APARIÇÕES
RAYE
Sexyy Red
A categoria de Artista Revelação sempre é uma das mais complicadas de se prever – afinal, novos talentos surgem a todo momento no cenário da música e podem fazer um sucesso crítico e comercial inesperado. Entretanto, neste último período de elegibilidade, duas artistas, de fato, dominaram o cenário mainstream.
A disputa parece certeira entre Sabrina Carpenter e Chappell Roan. Carpenter ascendeu a uma fama ainda maior do que já tinha, qualificando-se para disputar o prêmio na categoria em questão com o álbum ‘Short N’ Sweet’ e com inúmeros singles que fizeram enorme sucesso comercial e crítico – incluindo “Espresso”, “Please Please Please” e “Taste”. Roan, por sua vez, viu seu álbum ‘The Rise and Fall of a Midwest Princess’ cair no gosto do público e da crítica, conquistando um estrelato sólido que a tornou favorita da categoria na próxima edição.
Um outro nome, porém, que pode vir a abarcar o gramofone dourado, é o de Shaboozey: seguindo sua colaboração com Beyoncé em ‘Cowboy Carter’, o artista country aproveitou o momento para lançar “A Bar Song (Tipsy)” – que imediatamente sagrou-se um sucesso sem precedentes e já está há 16 semanas em primeiro lugar na Hot 100 (a música mais longeva do ano e da década e conquistar tal feito). Logo, não ficaríamos surpresos se Shaboozey fosse condecorado com o prêmio.
E você? Quem acha que será indicado?