Os indicados à 68ª edição do Grammy Awards foram revelados recentemente – dando destaque a incríveis artistas musicais que dominaram a música nos últimos doze meses, como Lady Gaga, Bad Bunny, Kendrick Lamar, Sabrina Carpenter e outros.
E, como é de costume, preparamos uma breve lista prevendo quem sairá vitorioso das quatro principais categorias da premiação: Álbum do Ano, Música do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação.
Confira:
ÁLBUM DO ANO

Quem vai ganhar: MAYHEM ou Debí Tirar Más Fotos
Quem merece ganhar: MAYHEM ou Debí Tirar Más Fotos
A categoria mais cobiçada do ano conta com nomes bastante conhecidos da indústria fonográfica e algumas aparições surpreendentes – para o bem ou para o mal. Porém, ainda que nomes como Sabrina Carpenter, Kendrick Lamar e Tyler, the Creator tenham encontrado espaço significativo para brilharem nestes últimos meses, a disputa da próxima edição está entre os titãs da música Lady Gaga e Bad Bunny – ambos tendo entregado projetos de extremo sucesso crítico e comercial e tornando a decisão dos membros da Academia bem complicada.
Gaga disputa pelo compilado ‘MAYHEM’, uma grande construção operística e teatral que mistura funk, soft-rock, electro-pop, synth, dance e electro-clash em um mesmo lugar e que a catapultou para os primórdios de sua carreira em uma irretocável declaração testamentária que arrancou o melhor da Mother Monster em um glorioso e merecido comeback – e que, considerando a predileção dos membros votantes por tais narrativas, tem grandes chances de favorecê-la na conquista do gramofone dourado. Bad Bunny, por sua vez, entrega um arauto celebratório e memorialístico que toma forma em ‘Debí Tirar Más Fotos’, abrindo espaço para que ele mergulhe na cultura porto-riquenha de maneira crítica e ácida, e sem deixar de lado sua incrível habilidade artística.
É notável como os dois artistas têm chances significativas de vencer, principalmente no que diz respeito à divisão de votos das bancadas e à presença da comunidade latina com peso maior do que nunca. E, independente do resultado, tanto Gaga quando Benito merecem levar o gramofone para casa por projetos tão sólidos e tão memoráveis.
MÚSICA DO ANO

Quem vai ganhar: DtMF ou Abracadabra
Quem merece ganhar: DtMF
Para aqueles que sempre se confundem com as tecnicalidades, a categoria de Música do Ano destina-se aos compositores de determinada peça fonográfica, com foco na narrativa lírica em vez da produção de uma canção. E, dentre os indicados, dois nomes nos chamam bastante a atenção: Lady Gaga e Bad Bunny.
É perceptível como ambos os artistas se tornaram emblemas de 2025 e são os favoritos para sair do Grammy Awards 2026 com alguns prêmios. Gaga encarnou uma de suas assinaturas clássicas com o single “Abracadabra”, navegando através de uma etérea e bombástica poesia romântica recheada de ótimas metáforas e comparações (com destaque ao icônico verso “como um poema declamado por uma dama de vermelho”); Bad Bunny, por sua vez, construiu uma divertida e um tanto quanto melancólica lembrança de um tempo que não mais irá voltar – dialogando com suas raízes latinas de maneira soberba.
Outros artistas têm chances consideráveis de surpreender os fãs e se tornarem azarões da temporada, como é o caso dos compositores por trás do fenômeno “Golden”, da animação ‘Guerreiras do K-Pop’; ou até mesmo do aplaudível esforço em conjunto da colaboração “Luther”, de Kendrick Lamar e SZA (e, considerando o histórico de Lamar com a Academia, não ficaria chocado se ele recebesse mais uma vez o gramofone nessa categoria).
GRAVAÇÃO DO ANO

Quem vai ganhar: Abracadabra
Quem merece ganhar: Abracadabra ou The Subway
Enquanto Música do Ano destina-se à composição de uma faixa, a categoria de Gravação do Ano engloba cada um dos nomes envolvidos na construção final de uma canção – incluindo o performer, os engenheiros, os mixers e/ou os produtores. E, dentre a ótima seleção que disputa pelo gramofone dourado, Lady Gaga é, de longe, a que mais tem chances de conquistar o prêmio.
Gaga já foi indicada várias vezes à categoria – e, caso as previsões se confirmem, 2026 marcará o primeiro ano em que sairá vitoriosa com o merecido prêmio. “Abracadabra” não apenas se tornou uma das incursões mais consumidas e elogiadas dos últimos doze meses, como fez parte da memorabília virtual do ano ao desfrutar de um impacto significativo e que reiterou a longevidade da nossa Mother Monster.
A artista, porém, pode enfrentar certa competição com Bad Bunny (“DtMF”) e Kendrick Lamar e SZA (“Luther”), assim como em Música do Ano. Entretanto, Chappell Roan pode surpreender a todos com uma vitória merecida por “The Subway”, lead single de seu próximo álbum de estúdio que fez um estrondo comercial e se sagrou como uma das canções mais incríveis de 2025.
ARTISTA REVELAÇÃO

Quem vai ganhar: Alex Warren ou Olivia Dean
Quem merece ganhar: Leon Thomas ou Olivia Dean
Alex Warren ganhou expressivo reconhecimento após lançar o single “Ordinary” no começo deste ano – e colocando-o no centro das apostas para faturar o gramofone dourado de Artista Revelação na próxima cerimônia da premiação. Entretanto, Warren, ainda que seja o favorito, não conquistou outras indicações ao Grammy 2026 e pode enfrentar uma grande concorrência que emerge em dois nomes.
O primeiro deles é Olivia Dean. A cantora e compositora britânica fez sua estreia oficial em 2023 com o álbum ‘Messy’, encontrando ainda mais sucesso com o compilado ‘The Art of Loving’ – que se tornou um dos favoritos da crítica e do público este ano. A artista, que inclusive conquistou uma pré-indicação ao Prêmio Mercury, vem angariando uma força considerável que pode alavancá-la na categoria.
O segundo deles destina-se a Leon Thomas, cuja carreira deu uma guinada no tempo em que separou sua popularidade na série ‘Brilhante Victoria’ e seu trabalho nos bastidores de diversas produções musicais elogiadas. Thomas, que conquistou o prêmio de Melhor Canção R&B por “Snooze”, performada por SZA, surpreendeu a todos com seis indicações – incluindo Álbum do Ano por ‘Mutt’ – e, caso seja condecorado com a estatueta de Artista Revelação, o feito será mais que merecido.
Lembrando que a 68ª edição do Grammy Awards ocorre no dia 1º de fevereiro de 2026.
