Está na hora de celebrar o girl power!
As mulheres não apenas dominam o mundo da música (assim como todos os outros), como também frequentemente se unem para se renderem a canções memoráveis, dançantes, envolventes e emocionantes. Desde a chocante entrega de Madonna e Britney Spears até a revolucionária performance de Lady Gaga e Beyoncé, são várias as produções colaborativas que nos tiraram o fôlego e que, até hoje, permanecem no imaginário popular.
Em celebração a essas sinérgicas músicas, separamos uma lista com grandes colaborações femininas que definiram o século (até agora, obviamente).
Confira nossas escolhas abaixo e conte para nós qual a sua favorita:
“LADY MARMALADE”, 2001
Artistas: Christina Aguilera, Mýa, Pink, Lil’ Kim
Sensual, impecável e sexualmente sugestivo, a regravação de “Lady Marmalade” para o filme ‘Moulin Rouge’ trouxe as poderosas vozes de Christina Aguilera, Mýa, Lil’ Kim e Pink em uma performance de tirar o fôlego. Como se não bastasse, o grupo foi guiado pela produção sempre irretocável da lendária Missy Elliott e alcançou o topo da Billboard por cinco semanas seguidas – além de ter ganhado um prêmio do Grammy e dois do VMA.
“ME AGAINST THE MUSIC”, 2003
Artistas: Britney Spears, Madonna
O que acontece quando a rainha e a princesa do pop se unem? Mágica. Em 2003, Britney Spears e Madonna uniram forças para dar vida ao dance-club “Me Against the Music”, single principal do álbum ‘In the Zone’. Apesar de não ter feito um estrondo comercial e crítico, é inegável dizer que as duas artistas demonstravam o auge de seu poder com a música – e com um videoclipe recheado de coreografias aplaudíveis.
“RICH GIRL”, 2004
Artistas: Gwen Stefani, Eve
Gwen Stefani e Eve também investiram em uma regravação com “Rich Girl”, faixa do álbum ‘Love. Angel. Music. Baby.’ que misturou estilos como reggae, R&B e pop. Falando sobre sonhos e ambições, o sucesso comercial da canção a colocou no Top 10 de diversas paradas mundiais, além de ter lhe conferido uma indicação de Melhor Colaboração Rap no Grammy.
“BEAUTIFUL LIAR”, 2007
Artistas: Beyoncé, Shakira
Beyoncé e Shakira imprimiram cada qual seus estilos próprios em uma exuberante e sensual canção que ficou conhecida como “Beautiful Liar”. Indicada ao Grammy na categoria de Melhor Colaboração e ao Grammy Latino de Música do Ano, a track fez parte do álbum ‘B’Day’ e foi um sucesso tanto de vendas quanto de crítica.
“TELEPHONE”, 2010
Artistas: Lady Gaga, Beyoncé
Os titãs da música Lady Gaga e Beyoncé pararam o mundo em 2010 quando lançaram a colaboração “Telephone”, uma das canções mais conhecidas e premiadas de todos os tempos que integrou o EP ‘The Fame Monster’. Com uma dançante construção sonora e um videoclipe recheado de referências, a canção foi nomeada ao Grammy e a três categorias do VMA (ganhando a estatueta de Melhor Colaboração).
“FANCY”, 2014
Artistas: Iggy Azalea, Charli XCX
Em 2014, a rapper australiana Iggy Azalea e o proeminente rosto da PC music Charli XCX não eram tão conhecidas mundialmente – mas, assim que se juntaram para a borbulhante e minimalista “Fancy”, logo ascenderam à fama de modo espetacular, faturando até mesmo uma indicação ao Grammy. Misturando as incursões mais viciantes do pop e do rap, a dupla protagonizou um videoclipe incrível que fez homenagem ao clássico ‘As Patricinhas de Beverly Hills’.
“BANG BANG”, 2014
Artistas: Jessie J, Ariana Grande, Nicki Minaj
Integrada a nada menos que dois álbuns (‘Sweet Talker’ e ‘My Everything’), é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido ou dançado “Bang Bang” em alguma balada. A parceria entre Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj foi um dos destaques de 2014, alcançado o terceiro lugar da Billboard e sendo indicada ao Grammy de Melhor Colaboração.
“CAN’T REMEMBER TO FORGET YOU”, 2014
Shakira e Rihanna mergulharam de cabeça no new wave e no pop-rock com o massivo sucesso “Can’t Remember to Forget You”. A música, acompanhada de um videoclipe marcado por visuais estonteantes e coreografias incríveis, fala sobre a necessidade de esquecer alguém que lhe fez mal, apesar de amá-lo. Apesar das críticas mistas, o dueto fez um barulho comercial considerável.
“GIRLS”, 2018
Artistas: Rita Ora, Cardi B, Bebe Rexha, Charli XCX
Este grupo, de fato, uniu-se em uma colaboração completamente fora da ortodoxia musical – ainda bem. Trazendo as tendências contemporâneas de quatro grandes artistas, “Girls” foi uma rendição pop com influências do hip hop que explorou temas da atração pelo mesmo sexo e causou certas controvérsias por membros da comunidade LGBTQ+. Rita Ora, eventualmente, falou que a canção fazia parte de sua própria experiência de vida e que representava sua vivência.
“RAIN ON ME”, 2020
Artistas: Lady Gaga, Ariana Grande
Uma das colaborações femininas mais icônicas do século veio em 2020: Lady Gaga e Ariana Grande fizeram história e quebraram vários recordes ao firmarem parceria para o house-pop de “Rain On Me”. Abrindo-se sobre traumas passados em uma lírica dançante e envolvente, a canção entrou para a lista das melhores do ano e levou para casa o Grammy de Melhor Performance Pop Duo/Grupo, tornando-se a primeira parceria feminina a conquistar o feito. Como se não bastasse, ela também foi a primeira colaboração entre mulheres a debutar em primeiro lugar na Billboard.
“WAP”
Artistas: Cardi B, Megan Thee Stallion
Cardi B e Megan Thee Stallion trouxeram toda a química e a sensualidade possíveis para a amálgama perfeita entre o dirty rap e o hip hop de “WAP”, uma das maiores colaborações do ano. Através de versos pungentes e bastante explícitos, a canção ganha os nossos corações (e as nossas playlists) principalmente por suas mensagens em acordo com o movimento sexo-positivo e a exaltação do corpo feminino.
“KISS ME MORE”
Doja Cat provou ser uma powerhouse completa com sua estreia no mundo da música, bem como sua participação na trilha sonora de ‘Aves de Rapina’ – e, com o lançamento do disco ‘Planet Her’, mostrou que não tem medo de se arriscar. O lead single “Kiss Me More” resume toda a estética promovida pela artista e, performando ao lado de SZA, gerou uma canção nostálgica, original e guiada pelos melhores elementos do R&B, do pop e do dance-pop (além de prestar homenagem à lendária Olivia Newton-John).