A ex-roteirista de ‘Grey’s Anatomy’, Elisabeth Finch, está novamente no centro das atenções após mentir sobre um diagnóstico de câncer para obter vantagens profissionais.
A história será explorada na série documental ‘Anatomy of Lies’, que estreia no dia 15 de outubro no Peacock.
Baseado em uma investigação da jornalista Evgenia Peretz, publicada na ‘Vanity Fair’ em 2022, o documentário revela como Finch, que se juntou à equipe de roteiristas em 2014, utilizou uma alegação falsa de ter condrossarcoma, um tipo raro de câncer ósseo, para ganhar respeito e simpatia entre os colegas.
Durante esse período, seus colegas acreditavam que ela estava passando por tratamentos de câncer, pois frequentemente a viam doente e se mostravam solidários.
A situação começou a mudar quando Jen Beyer, esposa de Finch, notou inconsistências nas histórias da companheira, especialmente após verificar postagens nas redes sociais que contradiziam as alegações de Finch.
Beyer decidiu investigar mais e, ao se deparar com informações que evidenciavam que Finch nunca havia tido câncer, contatou a criadora de ‘Grey’s Anatomy’, Shonda Rhimes, denunciando as mentiras.
Após as denúncias, Elisabeth Finch deixou a série em março de 2022.
A pergunta que persiste é: por que Finch manteve essa mentira por tanto tempo? Segundo Peretz, a resposta pode ser uma busca incessante por atenção e apoio.
Em uma entrevista posterior ao ‘Ankler’, Finch admitiu que sua necessidade de atenção a levou a criar falsas narrativas desde uma cirurgia de joelho em 2007.
O documentário ‘Anatomy of Lies’ também explora o impacto devastador que as mentiras de Finch causaram, não apenas em sua própria vida, mas também nas vidas de seus colegas, que se sentiram enganados e traídos.
Além disso, o programa inclui depoimentos de pessoas próximas a Finch, que refletem sobre os sinais de alerta que ignoraram ao longo dos anos.