quinta-feira , 14 novembro , 2024

Guerra dos Streamings! Amazon passa a Netflix como plataforma mais popular nos EUA – Confira a lista

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É seguro dizer que os streamings substituíram a forma de transmissão de programas de TV. A maneira tradicional de se assistir televisão em casa, ou seja, com a transmissão de canais convencionais, está basicamente morta e enterrada.

Esse fenômeno moderno ocorreu em grande parte do mundo evoluído, deixando pouco espaço para a concorrência. Tanto que colossos como a rede Globo no Brasil, percebendo a mudança inevitável, resolveu investir em sua própria plataforma de streaming, a Globo Play, disponibilizando todo o seu acervo televisivo (ou grande parte dele), como programas jornalísticos, e até mesmo as famosas novelas, sejam antigas ou as novas. Além disso, investiu também em programação original para os assinantes da plataforma, como o recente sucesso de audiência ‘Os Outros’.

E se no Brasil está assim, no resto do mundo nem se fala. Nos EUA, com uma maior diversidade de opções de streamings, as grandes redes de TV se associaram aos maiores estúdios formando assim produtivas parcerias. Ou seja, cada vez mais estas plataformas agregam outros tipos de conteúdo, para além de filmes e séries (como também esportes, programas de auditório, documentários e jornalismo, por exemplo).



Esse é apenas o próximo passo do advento da internet, conteúdo para ser consumido no próprio tempo de cada espectador. E se os streamings já fazem frente ao cinema, o que dirá para a programação tradicional da TV.

O que presenciamos agora é uma guerra destas plataformas pelo número de assinantes, cada uma oferecendo mais vantagens do que a outra – medida principalmente por seu conteúdo exclusivo.



A Netflix foi a primeira e a que durante 10 anos dominou o mercado, mas agora estamos diante de uma grande mudança que simboliza uma troca de hierarquia. Isto é, ao menos nos EUA, onde a Amazon acaba de ultrapassar em popularidade a concorrente.

Através de uma matéria de pesquisa do veículo JustWatch, divulgada também pelo 9to5Mac, foi notada uma reviravolta nessa guerra. Confira abaixo os números das porcentagens das principais plataformas de streaming nesta segunda metade de 2023 nos EUA.

01) Amazon Prime Video – 21%

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No início de 2023, uma pesquisa realizada pelo mesmo veículo (JustWatch) havia revelado que a Amazon Prime Video se tornou a plataforma de streaming favorita dos americanos. Agora, para essa segunda metade do ano, a plataforma mantém sua posição, com exato 1% acima da ex-campeã Netflix. A Amazon atualmente domina a preferência em seu país de origem, com 21% do mercado.

Isso se deve pelo fato da loja virtual da Amazon, uma verdadeira gigante do mercado de e-commerce, estar atrelada à sua plataforma de streaming. Ou seja, os membros deste serviço nos EUA automaticamente possuem a assinatura da Prime Video e podem fazer bom uso dela – dona de um dos custos mais baratos do mercado. No catálogo da plataforma, grandes sucessos como a série ‘The Boys’ e filmes elogiados, recém-saídos dos cinemas, como ‘Creed III’, ‘Air – A História por Trás do Logo’, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ e ‘Triângulo da Tristeza’.

02) Netflix – 20%

A primeira plataforma de streaming a realmente dar certo e se tornar extremamente popular, a Netflix fez história. Do começo como serviço de entrega de filmes em mídia física (algo como uma locadora express), a Netflix se tornou um verdadeiro colosso do audiovisual, com a iniciativa também de produzir seu próprio conteúdo, primeiro com séries de TV e depois com filmes. A empresa fez o mundo do cinema se curvar perante ela.

A Netflix ainda domina o mercado pelo mundo, sendo o streaming mais popular – mesmo com decisões polêmicas, como o recente corte no compartilhamento de senhas para pessoas que não se encontram na mesma residência. Porém, em relação apenas aos EUA, o país de origem da companhia, a Netflix foi superada (em 1%) pela então vice-líder do mercado, a Amazon Prime Video. O que podemos dizer é que esta é uma disputa acirrada, cabeça a cabeça. Em seu acervo, o maior em programação original, o streaming disponibiliza sucessos como ‘Stranger Things’, ‘Black Mirror’, ‘Wandinha’, e no terreno dos filmes o recente e badalado ‘Resgate 2’.

03) HBO Max (ou Max) – 15%

Outra reviravolta ocorreu na hierarquia de poder das principais plataformas de streamings: a HBO Max, ou simplesmente Max (nos EUA, e em breve também no Brasil e no mundo) ultrapassou a Disney+ e se tornou a terceira em preferência para os americanos. Aqui, no entanto, presenciamos uma diferença de dois pontos percentuais, o que neste mercado competitivo se torna uma boa diferença.

A Max passa por um momento transitório, não apenas pela mudança de marca, mas também devido aos principais produtos cinematográficos da Warner Bros. (de onde sai sua maior receita). Falamos do universo DC, grande fonte de matéria para os maiores filmes da casa. Veremos um renascer a partir de 2025, o que deve trazer ainda mais popularidade para a plataforma. No entanto, os pontos adquiridos se devem pela parceria com a Sony e à qualidade de suas séries.

04) Disney+ – 13%

E se a Max se vê em um momento transitório, onde algumas de suas maiores produções se encontram em fase terminal, a Disney passa por crise similar, precisando reestruturar seus programas originais para o streaming. Ao que parece, a plataforma “despeja” os filmes que não são bons o suficiente para o cinema em seu acervo e igualmente vem recebendo duras críticas quanto a suas séries – em especial do universo Marvel – de onde ocorre o maior fluxo de audiência e monetário.

Esses fatores podem ter sido responsáveis por fazer a Disney+ cair para quarta posição na preferência do público norte-americano, um dos que mais consome o serviço. Os analistas se surpreenderam com essa segunda alteração no ranking, nessa que é a segunda maior rivalidade entre as plataformas de streaming (Amazon vs. Netflix e Max vs. Disney+). É claro que mesmo com a queda, a Disney+ ainda conta com algumas das maiores marcas da cultura pop mundial, como a Marvel, a LucasFilm (‘Star Wars’ e ‘Indiana Jones’), o acervo da extinta Fox (agora 20th Century Studios), a Pixar, além, é claro, do acervo do próprio estúdio Disney.

05) Hulu – 11%

Outro às na manga que a Disney possui é ser o único streaming que na verdade são dois. Ou seja, se formos contar os 13% da Disney+ somados aos 11% do Hulu, a Disney seria a líder de mercado com 24% do domínio. Tudo bem que precisamos levar em conta que são empresas diferentes, com outra administração e independentes, ou seja, você pode assinar uma e não a outra.

O Hulu é o streaming “adulto” da Disney, onde consta o acervo de produções de censura mais alta. No Brasil e algumas partes do mundo, a plataforma recebeu o nome de Star+. O streaming é focado também em esportes, e conta com grande parte do acervo da Fox, além de produções da Hollywood Pictures e da Touchstone Pictures, subsidiárias da Disney nos anos 80 e 90 justamente focadas em filmes de teor não recomendado para toda a família.

06) Paramount+ – 7%

Outra novidade no ranking foi o crescimento da Paramount+, o streaming do estúdio Paramount. Anteriormente havia sido reportado que a empresa estava encontrando dificuldade de penetração no mercado e que possivelmente iria começar a distribuir seu conteúdo para outras plataformas num esquema de “leilão” para quem oferecesse mais por suas produções. Porém, com essa mudança, mesmo que pequena (mas significativa), a Paramount+ aos poucos melhora seu status no ranking e agora se apresenta acima da Apple TV+, por exemplo.

Além das produções para o cinema do estúdio, como ‘Top Gun Maverick’ e as sagas ‘Missão Impossível’ e ‘Star Trek’, a Paramount+ tem como chamariz o universo em parceria com o roteirista Taylor Sheridan, onde se encaixam ‘Mayor of Kingstown’, ‘Tulsa King’ e a saga de ‘Yellowstone’ e seus derivados, vide ‘1883’, ‘1923’ e mais dois vindouros projetos. Fora isso, em breve irá estrear ‘Operação Lioness’, série de ação, suspense e espionagem protagonizada por Zoe Saldana, Nicole Kidman e Morgan Freeman.

07) Apple TV+ – 6%

Com a menor fatia do mercado dentre os principais streamings da atualidade, temos a Apple TV+. A plataforma foi ultrapassada recentemente pela Paramount+, mesmo com mais tempo de atividade. Segundo o porta-voz da empresa, a proposta é investir na qualidade das produções e não na quantidade, conquistando a fidelidade do público e crescendo a longo prazo. Tal prestígio vem sendo reconhecido já que o streaming conseguiu emplacar algumas produções no Oscar e possui em seu acervo algumas das séries mais queridas e elogiadas da atualidade, como ‘Ted Lasso’, ‘Ruptura’, ‘Falando a Real’, ‘Silo’ e ‘The Morning Show’. Fora isso, a Apple é uma das maiores empresas do mundo e possui todos os recursos para investir em um streaming de qualidade, estudando bastante o mercado, sem precisar apressar os resultados. O resto dos demais streamings somam 7% da preferência nos EUA.

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Esse fenômeno moderno ocorreu em grande parte do mundo evoluído, deixando pouco espaço para a concorrência. Tanto que colossos como a rede Globo no Brasil, percebendo a mudança inevitável, resolveu investir em sua própria plataforma de streaming, a Globo Play, disponibilizando todo o seu acervo televisivo (ou grande parte dele), como programas jornalísticos, e até mesmo as famosas novelas, sejam antigas ou as novas. Além disso, investiu também em programação original para os assinantes da plataforma, como o recente sucesso de audiência ‘Os Outros’.

E se no Brasil está assim, no resto do mundo nem se fala. Nos EUA, com uma maior diversidade de opções de streamings, as grandes redes de TV se associaram aos maiores estúdios formando assim produtivas parcerias. Ou seja, cada vez mais estas plataformas agregam outros tipos de conteúdo, para além de filmes e séries (como também esportes, programas de auditório, documentários e jornalismo, por exemplo).

Esse é apenas o próximo passo do advento da internet, conteúdo para ser consumido no próprio tempo de cada espectador. E se os streamings já fazem frente ao cinema, o que dirá para a programação tradicional da TV.

O que presenciamos agora é uma guerra destas plataformas pelo número de assinantes, cada uma oferecendo mais vantagens do que a outra – medida principalmente por seu conteúdo exclusivo.

A Netflix foi a primeira e a que durante 10 anos dominou o mercado, mas agora estamos diante de uma grande mudança que simboliza uma troca de hierarquia. Isto é, ao menos nos EUA, onde a Amazon acaba de ultrapassar em popularidade a concorrente.

Através de uma matéria de pesquisa do veículo JustWatch, divulgada também pelo 9to5Mac, foi notada uma reviravolta nessa guerra. Confira abaixo os números das porcentagens das principais plataformas de streaming nesta segunda metade de 2023 nos EUA.

01) Amazon Prime Video – 21%

No início de 2023, uma pesquisa realizada pelo mesmo veículo (JustWatch) havia revelado que a Amazon Prime Video se tornou a plataforma de streaming favorita dos americanos. Agora, para essa segunda metade do ano, a plataforma mantém sua posição, com exato 1% acima da ex-campeã Netflix. A Amazon atualmente domina a preferência em seu país de origem, com 21% do mercado.

Isso se deve pelo fato da loja virtual da Amazon, uma verdadeira gigante do mercado de e-commerce, estar atrelada à sua plataforma de streaming. Ou seja, os membros deste serviço nos EUA automaticamente possuem a assinatura da Prime Video e podem fazer bom uso dela – dona de um dos custos mais baratos do mercado. No catálogo da plataforma, grandes sucessos como a série ‘The Boys’ e filmes elogiados, recém-saídos dos cinemas, como ‘Creed III’, ‘Air – A História por Trás do Logo’, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ e ‘Triângulo da Tristeza’.

02) Netflix – 20%

A primeira plataforma de streaming a realmente dar certo e se tornar extremamente popular, a Netflix fez história. Do começo como serviço de entrega de filmes em mídia física (algo como uma locadora express), a Netflix se tornou um verdadeiro colosso do audiovisual, com a iniciativa também de produzir seu próprio conteúdo, primeiro com séries de TV e depois com filmes. A empresa fez o mundo do cinema se curvar perante ela.

A Netflix ainda domina o mercado pelo mundo, sendo o streaming mais popular – mesmo com decisões polêmicas, como o recente corte no compartilhamento de senhas para pessoas que não se encontram na mesma residência. Porém, em relação apenas aos EUA, o país de origem da companhia, a Netflix foi superada (em 1%) pela então vice-líder do mercado, a Amazon Prime Video. O que podemos dizer é que esta é uma disputa acirrada, cabeça a cabeça. Em seu acervo, o maior em programação original, o streaming disponibiliza sucessos como ‘Stranger Things’, ‘Black Mirror’, ‘Wandinha’, e no terreno dos filmes o recente e badalado ‘Resgate 2’.

03) HBO Max (ou Max) – 15%

Outra reviravolta ocorreu na hierarquia de poder das principais plataformas de streamings: a HBO Max, ou simplesmente Max (nos EUA, e em breve também no Brasil e no mundo) ultrapassou a Disney+ e se tornou a terceira em preferência para os americanos. Aqui, no entanto, presenciamos uma diferença de dois pontos percentuais, o que neste mercado competitivo se torna uma boa diferença.

A Max passa por um momento transitório, não apenas pela mudança de marca, mas também devido aos principais produtos cinematográficos da Warner Bros. (de onde sai sua maior receita). Falamos do universo DC, grande fonte de matéria para os maiores filmes da casa. Veremos um renascer a partir de 2025, o que deve trazer ainda mais popularidade para a plataforma. No entanto, os pontos adquiridos se devem pela parceria com a Sony e à qualidade de suas séries.

04) Disney+ – 13%

E se a Max se vê em um momento transitório, onde algumas de suas maiores produções se encontram em fase terminal, a Disney passa por crise similar, precisando reestruturar seus programas originais para o streaming. Ao que parece, a plataforma “despeja” os filmes que não são bons o suficiente para o cinema em seu acervo e igualmente vem recebendo duras críticas quanto a suas séries – em especial do universo Marvel – de onde ocorre o maior fluxo de audiência e monetário.

Esses fatores podem ter sido responsáveis por fazer a Disney+ cair para quarta posição na preferência do público norte-americano, um dos que mais consome o serviço. Os analistas se surpreenderam com essa segunda alteração no ranking, nessa que é a segunda maior rivalidade entre as plataformas de streaming (Amazon vs. Netflix e Max vs. Disney+). É claro que mesmo com a queda, a Disney+ ainda conta com algumas das maiores marcas da cultura pop mundial, como a Marvel, a LucasFilm (‘Star Wars’ e ‘Indiana Jones’), o acervo da extinta Fox (agora 20th Century Studios), a Pixar, além, é claro, do acervo do próprio estúdio Disney.

05) Hulu – 11%

Outro às na manga que a Disney possui é ser o único streaming que na verdade são dois. Ou seja, se formos contar os 13% da Disney+ somados aos 11% do Hulu, a Disney seria a líder de mercado com 24% do domínio. Tudo bem que precisamos levar em conta que são empresas diferentes, com outra administração e independentes, ou seja, você pode assinar uma e não a outra.

O Hulu é o streaming “adulto” da Disney, onde consta o acervo de produções de censura mais alta. No Brasil e algumas partes do mundo, a plataforma recebeu o nome de Star+. O streaming é focado também em esportes, e conta com grande parte do acervo da Fox, além de produções da Hollywood Pictures e da Touchstone Pictures, subsidiárias da Disney nos anos 80 e 90 justamente focadas em filmes de teor não recomendado para toda a família.

06) Paramount+ – 7%

Outra novidade no ranking foi o crescimento da Paramount+, o streaming do estúdio Paramount. Anteriormente havia sido reportado que a empresa estava encontrando dificuldade de penetração no mercado e que possivelmente iria começar a distribuir seu conteúdo para outras plataformas num esquema de “leilão” para quem oferecesse mais por suas produções. Porém, com essa mudança, mesmo que pequena (mas significativa), a Paramount+ aos poucos melhora seu status no ranking e agora se apresenta acima da Apple TV+, por exemplo.

Além das produções para o cinema do estúdio, como ‘Top Gun Maverick’ e as sagas ‘Missão Impossível’ e ‘Star Trek’, a Paramount+ tem como chamariz o universo em parceria com o roteirista Taylor Sheridan, onde se encaixam ‘Mayor of Kingstown’, ‘Tulsa King’ e a saga de ‘Yellowstone’ e seus derivados, vide ‘1883’, ‘1923’ e mais dois vindouros projetos. Fora isso, em breve irá estrear ‘Operação Lioness’, série de ação, suspense e espionagem protagonizada por Zoe Saldana, Nicole Kidman e Morgan Freeman.

07) Apple TV+ – 6%

Com a menor fatia do mercado dentre os principais streamings da atualidade, temos a Apple TV+. A plataforma foi ultrapassada recentemente pela Paramount+, mesmo com mais tempo de atividade. Segundo o porta-voz da empresa, a proposta é investir na qualidade das produções e não na quantidade, conquistando a fidelidade do público e crescendo a longo prazo. Tal prestígio vem sendo reconhecido já que o streaming conseguiu emplacar algumas produções no Oscar e possui em seu acervo algumas das séries mais queridas e elogiadas da atualidade, como ‘Ted Lasso’, ‘Ruptura’, ‘Falando a Real’, ‘Silo’ e ‘The Morning Show’. Fora isso, a Apple é uma das maiores empresas do mundo e possui todos os recursos para investir em um streaming de qualidade, estudando bastante o mercado, sem precisar apressar os resultados. O resto dos demais streamings somam 7% da preferência nos EUA.

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