O fenômeno ‘Guerreiras do K-Pop’ (KPop Demon Hunters), sucesso mundial da Netflix, conquistou o público, mas não marcará presença no BAFTA Film Awards. Apesar de o longa ser elegível ao Oscar, a produção foi considerada inelegível pela Academia Britânica, após a negativa de um pedido de exceção feito pela própria Netflix.
De acordo com informações do Deadline, o motivo da exclusão está relacionado à falta de lançamento regular nos cinemas britânicos.
Nos Estados Unidos, o filme teve uma exibição limitada nos cinemas antes de chegar à Netflix, o que garantiu sua elegibilidade ao Oscar. Já no Reino Unido, o lançamento original ocorreu diretamente na plataforma, em 20 de junho, sem estreia prévia nas telonas.
‘Guerreiras do K-Pop’ NÃO vai funcionar como live-action, afirma criadora
Fontes ouvidas pelo site afirmam que a Netflix tentou obter uma isenção das regras do BAFTA, submetendo o filme após uma exibição especial em 264 cinemas britânicos nos dias 23 e 24 de agosto. Posteriormente, ‘Guerreiras do K-Pop‘ também foi exibido em 528 salas durante o final de semana de Halloween.
No entanto, segundo as regras oficiais da premiação, apenas filmes lançados exclusivamente nos cinemas são elegíveis. Em “circunstâncias excepcionais”, o Comitê de Cinema pode considerar produções exibidas em outros formatos, como o chamado event cinema (exibições especiais ou limitadas).
A Netflix chegou a apresentar um recurso formal, alegando que o filme cumpria os requisitos mínimos de exibição. Contudo, o Comitê do BAFTA rejeitou o pedido, justificando que o padrão de lançamento não atendia aos critérios de elegibilidade, que exigem ao menos 10 sessões comerciais no Reino Unido durante sete dias consecutivos.
‘Guerreiras do K-Pop 2’: Diretores sugerem que teorias de fãs podem influenciar a sequência

