Na noite da última terça-feira (14), o ator e dublador Guilherme Briggs anunciou em suas redes sociais que será a nova voz oficial do Scooby-Doo no Brasil. Por meio de uma carta aos fãs, ele explicou que foi indicado pelo próprio Reginaldo Primo – dublador que assumiu o personagem após Orlando Drummond se aposentar – para assumir o cachorro mais amado dos cinemas e da TV, já que o Reginaldo precisou deixar alguns de seus personagens para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, que o afastou da dublagem por algum tempo.
Briggs era amigo pessoal de Orlando Drummond, que faleceu em julho deste ano, aos 101 anos de idade. Segundo o dublador, seu trabalho à frente do Scooby-Doo será uma grande homenagem ao amigo e, para isso, manterá os bordões e o bom humor que marcaram o personagem ao longo de todos esses anos. O trabalho de Drummond, que dublou o Scooby de 1969 até 2013, foi reconhecido pelo Guinness Book. Ele foi eternizado no Livro dos Recordes como o dublador que ficou mais tempo trabalhando com um personagem. Foram mais de 40 anos que imortalizaram o Scooby-Doo no imaginário de várias gerações diferentes. Porém, quando foi reconhecido pelo Guinness, ele estava há pouco mais de 35 anos interpretando o cachorrinho.
Curiosamente, essa não será a primeira vez que Guilherme Briggs dará voz ao Scooby-Doo. Em 2020, no longa SCOOBY! O Filme – que pode ser conferido no HBO Max -, Reginaldo Primo já havia indicado Briggs para substituí-lo na dublagem do filme. De acordo com Briggs, esse trabalho foi pensado como uma homenagem a Drummond. A partir de agora, então, Briggs passará a interpretar o doguinho em todas as produções vindouras, sendo a primeira delas Straight Outta Nowhere: Scooby-Doo Meets Courage the Cowardly Dog, o crossover da Mistério S/A com os excêntricos personagens de Coragem, o Cão Covarde.
Confira a carta de Briggs na íntegra:
“Eu dublei o Scooby Doo no longa animado de cinema de 2020 a pedido do próprio amigo Reginaldo Primo e com a autorização da Warner. Com isso, essa dublagem se tornou uma homenagem ao meu velho amigo Orlando Drummond, juntamente com o Fernando Mendonça homenageando o Salsicha do nosso também agora saudoso Mário Monjardim. Pra mim e pro Nando foi já a realização de um sonho poder fazer isso para os nossos amigos e mestres em vida.
Passou um ano e infelizmente o Reginaldo foi diagnosticado com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e com isso teve que parar com suas atividades durante alguns meses. Ele agora está recuperado e totalmente de volta à dublagem, para nossa felicidade. Mas, durante o tratamento, alguns personagens ele teve que parar de gravar. Como foi o caso do Loki, na série da Marvel, sendo substituído pelo querido Wesley Santana, que se esforçou e se dedicou ao máximo.
Outro personagem que ele teve que parar de dublar durante o tratamento foi o Scooby Doo. Com isso, Reginaldo mais uma vez me indicou para assumir o Scooby daqui pra frente, o substituindo oficialmente.
O primeiro projeto como dublador oficial do Scooby será no crossover com o Coragem, o Cão Covarde.
Reginaldo, a você todo o meu carinho, respeito e admiração. Muito obrigado por ter cuidado do Scooby durante esses quase 10 anos e por ter feito a alegria dos nossos fãs, que amaram a sua versão. Muito obrigado por sua amizade e carinho comigo. Eu agora sigo com o Scooby, homenageando nosso amado mestre e amigo, Orlando Drummond. Vou cuidar dele com todo meu amor, relembrando na minha dublagem os bordões e frases clássicas, mantendo vivo o estilo e o humor maravilhoso que ele criou de uma forma tão gostosa e que conquistou o nosso público.
Tenho certeza que o Drummond nos abençoou e está muito feliz pela nossa dedicação e amor pelo Scooby, que a gente sabe que sempre será dele e de todo o Brasil.
Hoje e para sempre… SCOOBY DOOBY DRUUUUUUUU!! ❤