Guillermo del Toro tornou-se um dos cineastas mais famosos da indústria cinematográfica, fosse por suas narrativas fantásticas, fosse por sua habilidade visual incrível – vistas em obras como ‘O Labirinto do Fauno’, ‘A Colina Escarlate’ e o recente ‘A Forma da Água’, que levou o Oscar de Melhor Filme para casa.
Entretanto, quando estava começando em Hollywood, o diretor recebeu diversas ofertas para comandar sequências de clássicas franquias – incluindo ‘O Filho de Chucky’ e a continuação de ‘A Mosca’. E, apesar de se sentir aliviado de não ter se envolvido com esses filmes, não descarta a possibilidade de dirigir criações de outras pessoas (como foi o caso da saga ‘Hellboy).
“Me ofereceram, desde a maior franquia de super-heróis até ‘O Filho de Chucky’“, ele disse, em entrevista ao IndieWire. “Vou contar sobre uma das piores reuniões que tive na vida. Foi sobre ‘A Mosca II’. Estava ainda começando minha carreira, era 1992 ou algo assim. Eu entro na sala, sento e eles dizem: ‘o que você acha sobre ‘A Mosca II’?’. E eu disse: ‘acho que vocês não deveriam fazer isso’. Eles perguntaram o porquê e eu respondi: ‘porque o primeiro foi ótimo’. E foi isso. E aí eles validaram meu ticket do estacionamento”.
Sobre a aclamada saga ‘Hellboy’, o ator Ron Perlman, que viveu o personagem titular, não poupou elogios sobre Del Toro e disse que tem esperança de que os dois se reúnam mais uma vez para o terceiro capítulo.
“Sempre existe uma pequena esperança, que vive dentro de mim, que diz que talvez um dia Guillermo acorde e diga: ‘Você sabe o que? Dane-se, precisamos terminar essa trilogia'”.
Perlman diz que ele sonha em reprisar seu papel como Big Red.
“Mas é onde estávamos, a um filme de terminar”, acrescenta. “Mas então, toda vez que vejo como Del Toro está ocupado e com o que está se envolvendo, não parece realista. Parece que nunca vai acontecer, mas isso não me impede de viver em esperança.”
O ator ainda contou que se recusou em participar do reboot.
“O reboot é algo que eu tive a oportunidade de participar, mas decidi que a única versão que me interessava era a do Guillermo [del Toro], então eu me afastei do projeto. Eu realmente dei as costas para o reboot e não ouvi muito sobre ele. Eu os desejei boa sorte, mas não era o meu destino [participar daquele filme].”
O reboot de ‘Hellboy‘, estrelado por David Harbour, foi um fracasso comercial e arrecadou apenas US$ 44,6 milhões pelo mundo, valor que não cobriu os custos de produção (US$ 50 milhões) – sem contar o orçamento gasto com marketing.
Recentemente, Harbour foi questionado sobre o que deu errado com o filme e culpou os fãs de Guillermo Del Toro, diretor dos filmes originais.
“Acho que o filme já estava destinado ao fracasso, porque os fãs de Guillermo del Toro e Ron Perlman [intérprete do Hellboy] não queriam que fizéssemos um remake. Por algum motivo, criticaram a ideia desde o anúncio. Na internet, todos diziam para não brincarmos com a imagem do personagem e do trabalho de del Toro. Foi um filme muito divertido e eu adorei, mas acho que não podemos enfrentar um público rancoroso.”
Obviamente, o astro confirmou que a Lionsgate não está planejando fazer uma continuação.
“Eu não acho que há interesse para uma sequência. Muitas pessoas me procuram para dizer que realmente adoraram o novo filme e ficaram felizes em rever o personagem nas telonas, mas eu sei que na cultura como um todo o filme não foi bem recebido”.
Apesar de tudo, Harbour recebeu elogios por sua versão do personagem, mas o longa foi massacrado e recebeu apenas 17% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Confira nossa crítica: