domingo, abril 28, 2024

Hans Christian Andersen | Conheça 5 produções baseadas nos trabalhos do icônico autor dinamarquês

Gosta de ‘A Pequena Sereia’‘Frozen – Uma Aventura Congelante’? Então, você pode agradecer a um famoso escritor dinamarquês conhecido como Hans Christian Andersen.

Além de romancista, Andersen trabalhou como poeta e criou peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e contos de fada que inspiraram diversas produções ao redor do mundo e que reiteram sua importância como um dos grandes nomes da literatura de todos os tempos.

No dia de hoje, 02 de abril de 2023, Andersen completaria 218 anos de idade – e, enquanto ele obviamente não viveu para contar, sua bibliografia inspirou diversas obras literárias e audiovisuais que encantam fãs até hoje. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco obras baseadas em seus escritos que você precisa conhecer.

Confira:

OS SAPATINHOS VERMELHOS (1948)

‘Os Sapatinhos Vermelhos’ pode não ser tão conhecido quanto outros escritos de Andersen, mas influenciou uma série de produções diretas ou amplamente baseadas no conto – como é o caso do longa-metragem homônimo lançado em 1948 e dirigido por Michael PowellEmeric Pressburger.

A narrativa de Andersen é centrada em Catarina, uma jovem camponesa que se torna vã e mimada depois da morte da mãe e de ter sido adotada por uma mulher rica. Ao ganhar um par de sapatinhos vermelhos, ela os usa em todo lugar e é condenada por um anjo a dançar até mesmo depois da morte. No filme, Catarina é transformada em Vicky Page, uma aspirante à bailarina dividida entre a dedicação à dança e a vontade de amar. Seu empresário exige dedicação exclusiva ao balé, mas Vicky se apaixona por Julian Craster e acaba tendo que escolher entre sua carreira e o romance.

A PEQUENA SEREIA (1989, 2023)

‘A Pequena Sereia’ foi eternizada pela Walt Disney Studios com uma aclamada animação em 1989 e um vindouro remake em live-action que, em breve, chega aos cinemas de todo o mundo. Porém, nem todos sabiam que a história de Ariel era inspirada no conto homônimo de Andersen, lançado em 1837 – com diferenças gritantes e uma narrativa recheada de reviravoltas e tragédias.

Não deixe de assistir:

Diferente da cândida história de Ariel, a trama construída pelo dinamarquês acompanha uma sereia melancólica pelo fato de não poder viver entre os humanos e que recorre a uma bruxa do mar para realizar seu sonho. Todavia, sua transformação em humana é extremamente dolorosa, como se uma espada a estivesse rasgando ao meio, enquanto ela sente que pisa sobre mil facas quando anda. No final, a sereia tem uma escolha difícil ao tomar – matar o príncipe para recuperar a cauda -, e acaba se jogando no mar e virando espuma do mar.

A POLEGARZINHA (1994)

A animação ‘A Polegarzinha’, baseado no conto homônimo de Andersen, foi lançada em 1994 e trouxe nomes como Jodi BensonGary ImhoffJohn Hurt no elenco – mas acabou sendo esquecida com o passar dos anos pelo fracasso de crítica e de bilheteria, além de ter sido lançada como uma produção independente em meio ao crescente império da Disney.

Na trama, Polegarzinha é uma menina pequena, do tamanho de um polegar, que deseja encontrar alguém com quem possa compartilhar sua vida. Seu desejo é atendido ao conhecer o Príncipe Cornelius, tão pequenino quanto ela. Mas, no dia em que resolvem se encontrar, Polegarzinha é raptada por uma família de sapos.

ONCE UPON A TIME (2011 – 2018)

A divertida série ‘Once Upon a Time’ não utiliza apenas o trabalho de Andersen para se construir, mas se apoia em seus trabalhos mais icônicos para ganhar vida e conquistar o público. Afinal, na produção da ABC, os personagens de contos de fada são reais e vivem em nosso mudam, sem memória de quem realmente são por estarem sob uma maldição poderosa lançada pela Rainha Má.

Dentre as várias referências ao trabalho do romancista, podemos citar a protagonista, Emma Swan, cujo sobrenome deriva do clássico ‘O Patinho Feio’; a presença de Ariel, que, como já comentado, deriva de ‘A Pequena Sereia’; e uma recontagem de ‘Frozen’, mas utilizando toda a backstory criada por Andersen, incluindo o Espelho Mágico e personagens que não apareceram na animação da Disney.

FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE (2013)

Diferente do que muitos acreditam, ‘Frozen – Uma Aventura Congelante’ é livremente baseado no conto ‘A Rainha do Gelo’, tomando para si apenas alguns elementos – como a construção da protagonista Elsa e seus poderes incríveis, bem como o fato de Anna ter se transformado em gelo quando o feitiço atinge seu coração.

Porém, a história é muito mais complexa que isso e envolve um duende vilanesco que constrói um espelho que aumenta as coisas ruins e feias e diminui o que é bonito e bondoso. Eventualmente, o espelho se quebra e um dos pedaços atinge um jovem garoto, que passa a tratar a irmã mal (enxergando-a de uma forma distorcida). Pouco depois, a Rainha de Gelo o toma sob seus cuidados e o mantém sob um feitiço poderoso que só pode ser quebrado com amor verdadeiro.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS