O vencedor do Oscar Jamie Foxx está apostando alto no cinema internacional. O astro acaba de se juntar, como produtor, ao longa-metragem ‘Happy Birthday‘, estreia na direção da cineasta egípcia Sarah Goher.
O filme será exibido nesta quinta-feira (05) no Festival de Tribeca, integrando a Competição Internacional de Narrativas — e já chama atenção por ser o único longa em língua árabe do evento. A novidade foi divulgada com exclusividade pelo Deadline.
A produção é assinada pela Foxxhole Productions, empresa de Foxx, em parceria com o produtor Datari Turner. “Estamos orgulhosos de apoiar este filme poderoso e seus criadores visionários”, declararam Foxx e Turner em nota conjunta. “Mal podemos esperar para que o público conheça essa história”.
Ambientado no Egito, ‘Happy Birthday‘ retrata, com sensibilidade e contundência, as desigualdades de classe no país. A trama gira em torno de Toha, uma jovem empregada doméstica que enfrenta uma série de obstáculos para realizar o sonho da melhor amiga, Nelly — a filha da família para quem trabalha — de ter uma festa de aniversário. Com a mãe de Nelly, Laila, emocionalmente distante e envolvida em um processo de divórcio, cabe a Toha encontrar forças para transformar o desejo da amiga em realidade.
O roteiro foi escrito por Goher em colaboração com seu marido e parceiro criativo Mohamed Diab, que também atua como produtor executivo. Juntos, eles assinam projetos internacionalmente reconhecidos, como ‘Cavaleiro da Lua‘, série da Marvel estrelada por Oscar Isaac, e o drama político ‘Clash‘, que abriu a mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2016. Em 2021, a dupla também lançou ‘Amira‘, ambientado na Palestina e premiado no Festival de Veneza.
Além de Jamie Foxx e Turner, o filme conta com produção de Ahmed El Desouky (SkyLimit), Ahmed Badawy (FilmSquare) e Ahmed Abbas (Immersive Studios). O elenco traz grandes nomes do cinema egípcio, como Nelly Karim (‘O Elefante Azul‘), Hanan Motawie e Hanan Youssef, além da jovem e promissora Doha Ramadan, no papel de Toha.