
A adaptação cinematográfica do clássico infantil ‘Harold e o Lápis Mágico’ (Harold and the Purple Crayon), dirigida por Carlos Saldanha e estrelada por Zachary Levi, está dividindo opiniões.
Enquanto a crítica especializada foi severa, com apenas 30% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseado em 30 análises, o público parece ter se conectado com a história, concedendo 90% de aprovação.
Os críticos em geral criticaram severamente o longa, alegando que sua história foi mal desenvolvida. No entanto, alguns ainda ressaltam aspectos positivos do filme.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
“O filme avança de maneira desajeitada, tentando extrair o pouco de charme que resta dos elementos originais”, disse Glenn Kenny do New York Times.
“Um filme familiar refrescantemente direto, que adota o conceito da história de Johnson sem recorrer ao sentimentalismo excessivo ou a subtramas românticas que poderiam distrair”, disse Damon Wise ao Deadline.
“‘Harold e o Lápis Mágico’ está excessivamente atrelado a fórmulas que não eram necessárias para despertar sua nostalgia”, disse Owen Gleiberman da Variety.

“É difícil não torcer para que, no futuro, Harold permaneça no universo dos desenhos animados, onde ele realmente se encaixa”, disse Frank Scheck do The Hollywood Reporter.
“É bem-intencionado e consegue passar algumas mensagens bem ponderadas no final, mas as expressões exageradas de Harold e as travessuras de seus animais de estimação não são tão encantadoras quanto o filme pensa”, disse Helen O’Hara da Empire Magazine.
“Harold possui vários pontos positivos, como o elenco bem escolhido, conceitos meta divertidos e a habilidade de encontrar humor no caos. No entanto, o filme peca tanto em conceitos quanto em narrativa e temas, apresentando quase tantos erros quanto acertos”, disse Jeff Ewing da Collider.
“Saldanha e sua equipe de roteiristas tinham um universo inteiro à disposição, mas acabaram não conseguindo entregar um resultado significativo”, disse David Ehrlich do IndieWire.
“Há muitos elementos que soam familiares, mas estão combinados de forma carinhosa e bem elaborada, resultando em um filme que entretém sem se prolongar além da conta e transmite suas mensagens de maneira direta, sem exagerar na sentimentalidade”, disse Matt Maytum da Total Film.
O filme estreia 22 de agosto de 2024 nos cinemas nacionais.
David Guion e Michael Handelman assim o roteiro da adaptação, que é baseada no romance homônimo de Crockett Johnson.
Dentro de seu livro, o aventureiro Harold (Levi) pode dar vida a qualquer coisa simplesmente ao desenhá-la. Depois de crescer e sair das páginas do livro e entrar no mundo físico, Harold descobre que tem muito a aprender sobre a vida real – e que seu confiável giz de cera roxo pode desencadear brincadeiras mais hilariantes do que ele pensava ser possível. Quando o poder da imaginação ilimitada cai em mãos erradas, será necessária toda a criatividade de Harold e de seus amigos para salvar o mundo real e o seu próprio.
Lil Rel Howey, Zooey Deschanel, Jemaine Clement e outros também estrelam.
Saldanha é conhecido por seu trabalho nas famosas franquias animadas ‘Rio’ e ‘A Era do Gelo’, fazendo sua estreia no circuito live-action com ‘Harold e o Lápis Mágico’.
