sábado, abril 27, 2024

Harrison Ford, Michael Keaton, Tom Cruise e os Atores que Retornaram a Seus Personagens Icônicos DÉCADAS Depois

Hoje vivemos numa era de nostalgia. Cada vez mais Hollywood aposta no fator sentimental de reconhecimento de uma marca na hora de vender seus novos produtos. Uma destas vertentes é a que aposta na memória afetiva do público, relembrando de filmes queridos do passado. Os mais velhos guardam com carinho estas produções inesquecíveis. E os mais novos certamente ouviram falar delas através de seus pais, tios e afins. Ou seja, se tornam reconhecíveis para todos. E a proposta tem dado muito certo.

A coisa funciona ainda melhor quando atrelado a um título nostálgico temos os mesmos atores originais que estrelaram nestas queridas produções – aumentando ainda mais o fator afetividade. Só no mês de Junho teremos o retorno de dois grandes ídolos a seus papeis mais marcantes da carreira, Harrison Ford veste a jaqueta e o chapéu de Indiana Jones pela quinta vez e Michael Keaton fará uso do capuz e capa do Morcego como Batman no filme ‘The Flash’. Pegando esse gancho decidimos relembrar com você alguns dos atores que voltaram a seus papeis emblemáticos décadas depois para sacudir as coisas novamente. Confira abaixo.

Harrison Ford como Indiana Jones

O arqueólogo Indiana Jones marcou a carreira de Harrison Ford como seu segundo grande personagem dentro de uma franquia de sucesso. Nos anos 80 só dava ele, protagonizando uma das trilogias mais bem-sucedidas da sétima arte, em 1981, 1984 e 1989. E por lá o herói ficou até ser “ressuscitado” em 2008 para a quarta aventura ‘O Reino da Caveira de Cristal’ 19 anos depois de sua última aparição em ‘A Última Cruzada’. Mas não parou por aí, já que este ano Indy estará de volta e em Junho lança ‘A Relíquia do Destino’, o quinto filme, retornando 15 anos depois de sua última aventura.

Michael Keaton como Batman

Os fãs estão extasiados. Esse é o momento para quem sempre achou Michael Keaton o melhor Batman do cinema. O ator já havia até estrelado um filme que é uma brincadeira em cima dessa sua personagem, com o prestigiado ‘Birdman’. Mas agora, 31 anos depois de sua última aparição como o Homem-Morcego em ‘Batman, o Retorno’, Keaton está de volta em toda a sua glória, disparando frases icônicas que usou nos filmes de 1989 e 1992, agora no blockbuster ‘The Flash’, que brinca com linhas temporais e universos paralelos. A estreia é agora em Junho também. Tem como ficar mais ansioso?

Tom Cruise como Maverick

Um dos maiores sucessos do ano passado no cinema foi a superprodução ‘Top Gun: Maverick’. O filme apostou firme na nostalgia e ultrapassou a barreira de US$1 bilhão nas bilheterias, se tornando assim um dos maiores sucessos da carreira do astro Tom Cruise, e um dos filmes mais rentáveis do “pós-pandemia”. Steven Spielberg chegou a dizer que ‘Top Gun: Maverick’ salvou a indústria do cinema – por ter levado o público de volta as salas de exibição. É claro que ‘Maverick’ é a continuação tardia do clássico oitentista ‘Top Gun: Ases Indomáveis’, trazendo Cruise de volta ao papel do intrépido piloto Maverick nada menos que 36 anos depois.

Elenco de ‘Cobra Kai’

Não deixe de assistir:

A série mais nostálgica do momento, ‘Cobra Kai’ continua as aventuras de ‘Karatê Kid’ muitas décadas depois, com os protagonistas já na meia idade. A trilogia ‘Karatê Kid’ (em especial o primeiro filme de 1984) é guardada com muito carinho nos corações e mentes dos fãs. Assim, quando em 2018 estreou a série que apostava firme nessa memória afetiva, o sucesso foi garantido e o programa já dura cinco temporadas – com a sexta e última prometida para este ano. Um dos que ficou mais tempo sem aparecer foi William Zabka e seu incorreto Johnny Lawrence, dando as caras 34 anos depois do original. Já Ralph Macchio, como participou dos três filmes, estava há 29 anos sem viver Daniel ‘San’ LaRusso, desde o terceiro filme de 1989.

Martin Kove (Kreese) também retornou 29 anos depois. Elisabeth Shue apareceu na terceira temporada em 2021 como Ali, 37 anos depois do filme oririginal. Yuji Okumoto (Chozen) e Tamlyn Tomita (Kumiko) também voltaram na terceira temporada em 2021, 35 anos depois do segundo filme. Thomas Ian Griffth voltou como Terry Silver na quarta temporada, em 2021, 32 anos depois do terceiro filme. E por fim, Sean Kanan (Mike Barnes) e Robyn Lively (Jessica Andrews) adentraram o universo de ‘Cobra Kai’ na quinta temporada em 2022, 33 anos depois do terceiro filme.

Elenco de ‘Pânico’

Outra franquia que foi atualizada com sucesso para os novos tempos é o slasher ‘Pânico’. Tudo começou ainda na década de 90, quando a protagonista Neve Campbell era uma menina de 23 aninhos. O segundo filme saiu logo na cola, no ano seguinte, mas o terceiro sofreria um pequeno embargo demorando 3 anos para estrear. O saudoso Wes Craven, ao lado do roteirista original Kevin Williamson, resolveram tirar do papel uma nova trilogia com ‘Pânico 4’, que viu os retornos de Neve Campbell como Sidney, Courteney Cox como Gale e David Arquette como Dewey 11 anos depois de sua última investida. O filme não atingiu o esperado, e foi só depois do falecimento de Craven, que ‘Pânico’ seria de fato ‘rebootada’ com sucesso no quinto filme, de 2022, mais 11 anos depois.

Tobey Maguire como Homem-Aranha

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa’ se tornou um dos maiores sucessos da Marvel e também uma peça importantíssima da retomada dos cinemas pós-pandemia. Sucessos absolutos como este terceiro ‘Homem-Aranha’ estrelado por Tom Holland foram os responsáveis por ainda termos salas de cinema como meio de entretenimento. Não bastasse a ameaça cada vez mais severa dos streamings, a pandemia quase jogou uma pá de cal. Mas blockbusters como ‘Homem-Aranha’ mostraram que espetáculos deste nível só podem ser experimentados em templos cinéfilos como os cinemas. É seguro dizer também que o filme apostou muito na nostalgia para se tornar o que foi. Em especial ao trazer de volta ao uniforme do herói aracnídeo dois outros atores que o consagraram: Tobey Maguire, 14 anos depois de sua última aparição, e Andrew Garfield, 7 anos depois.

Fora eles, também tivemos as voltas de Willem Dafoe como o Duende Verde (19 anos depois – e 14 depois de sua ponta no terceiro), Alfred Molina como Dr. Octopus (17 anos depois), Jamie Foxx como Electro (7 anos depois), Rhys Ifans como Lagarto (9 anos depois) e Thomas Haden Church como Homem-Areia (14 anos depois).

Bill Murray e o elenco de ‘Os Caça-Fantasmas’

Outro filme que é puro suco dos anos 80, ‘Os Caça-Fantasmas’ é uma franquia que vem imediatamente à cabeça quando falamos de obras quintessenciais da década. O filme de 1984 fez um tremendo sucesso, e quem viveu a época certamente guarda a continuação de 1989 com muito carinho também. Acontece que o segundo filme não atingiu o esperado e sofreu críticas duras na época, fazendo o protagonista Bill Murray se manter bem longe de qualquer possiblidade de um terceiro filme. Já Dan Aykroyd, que também é criador da franquia, tentava de todo jeito fazer o amigo embarcar para uma terceira aventura. Mas o projeto ficou estagnado por décadas, frustrando todo e qualquer fã.

Em 2016, 27 anos depois, uma nova ideia foi tentada, apresentando um time só com mulheres, que até trouxe o elenco original de volta, mas todos interpretando novos personagens (uma ideia bem idiota). Resultado, falhou miseravelmente. Seria somente em 2021, de 32 anos depois, com a ajuda do filho do diretor original, que um ‘Os Caça-Fantasmas 3’ finalmente sairia do papel nas formas de ‘Ghostbusters – Mais Além’, filme que passa o bastão para uma nova geração, e finalmente trouxe Murray, Aykroyd, Ernie Hudson, Sigourney Weaver, Annie Potts e até o saudoso Harold Ramis (em belíssima homenagem) de volta aos papeis de Peter Venkman, Ray Stantz, Winston Zeddemore, Dana Barrett, Janine Melnitz e Egon Spengler. Só faltou mesmo Rick Moranis como Louis Tully. Esse ano sai a sequência, que promete o retorno de William Atherton como Walter Peck, 39 anos depois do original.

Warwick Davis como Willow

Quando falamos nos anos 80, existem aqueles sucessos indiscutíveis que chegam até a ser “batidos” por serem constantemente mencionados pelos fãs, como ‘De Volta para o Futuro’, ‘Star Wars’, ‘Karatê Kid’, ‘Os Caça-Fantasmas’, ‘Top Gun’, entre outros. Mas existem também produções adoradas que são cult, sem que possuam o mesmo impacto daquelas incontestáveis e que nem todo mundo pensa quando lembra da década. Uma destas é ‘Willow – Na Terra da Magia’, aventura de fantasia capa e espada, que estreou em 1988. Com produção de George Lucas, ‘Willow’ deveria ter sido um sucesso do gênero, mas na época não atingiu o esperado, ganhando fãs quando saiu nas locadoras e depois de suas exibições na TV aberta – era um campeão da Sessão da Tarde.

A aventura era protagonizada pelo casal da vida real Val Kilmer e Joanne Whalley, sendo a grande aposta do ator após sua revelação em ‘Top Gun’. Depois que a Disney comprou a LucasFilm, resolveu colocar as propriedades adquiridas para fazer dinheiro. O carro-chefe, ‘Star Wars’, foi usado e abusado pelo estúdio, que lançou nada menos que cinco filmes desde 2015 e prepara o quinto programa de TV desde 2019 na Disney+. ‘Indiana Jones’, outra propriedade quentíssima ganha filme esse ano. ‘Willow’ também estava no pacote, e a Disney trabalhou em uma série baseada na história, que serve como continuação do longa, e trouxe Warwick Davis novamente como o personagem título, 34 anos depois. Além dele, Joanne Whalley também retorna como a agora Rainha Sorsha.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS